A nota de devolução anula, total ou parcialmente, uma operação de saída.
Por exemplo, quando a venda do produto não é efetivada, ou quando há necessidade de anular uma nota fiscal que já passou do prazo de cancelamento.
A Devolução de venda é considerada uma entrada de mercadoria, é emitida uma nota para o cliente e ele devolve o produto.
Se você possui a nota da venda registrada no sistema, veja como gerar devolução a partir da venda
Caso a nota da venda não esteja inserida no sistema, o procedimento pode ser feito de forma manual.
Para isso, acesse o menu, Suprimentos > Nota de Entrada > Incluir Nota Fiscal.
Preencha os dados da nota da seguinte forma:
- Coloque 'Emissão Própria' no campo 'Tipo de Entrada'
- Em 'Natureza de Operação' inclua a Natureza de Operação de devolução
- No campo 'Finalidade', selecione a opção 'Devolução de mercadoria'
Ao selecionar a finalidade Devolução de Mercadoria, abrirá os campos de Documento referenciado:
- Adicione o tipo de nota: NF-e ou NFC-e (modelos 55 e 65)
- Preencha com os números de Chave de Acesso da Nota Fiscal (Código de barras)
Insira o destinatário da nota e os itens que serão devolvidos.
Ao finalizar o preenchimento do formulário, clique em 'Salvar'.
Para emitir a nota, abra o menu à frente da nota e clique em 'Enviar Nota Fiscal'.