A nota de devolução anula, total ou parcialmente, uma operação de saída de mercadoria, sendo assim, é gerada uma nota com operação de entrada.
Por exemplo:
Quando o produto vendido é devolvido, ou quando há necessidade de anular uma nota fiscal de saída que já passou do prazo de cancelamento.
Se você possui a nota de venda do produto salva no sistema, siga os seguintes passos:
1. Cadastre a Natureza de Devolução de venda
É necessário definir essa natureza de operação Padrão para sua finalidade.
Para isso, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Notas Fiscais > Natureza de Operação.
- Na mesma linha da natureza, clique nos três pontos
- Em seguida, clique na opção 'Padrão devolução (entrada)'
2. Localize a nota original de saída
Você pode localizar no menu Vendas > Notas Fiscais.
Ou Vendas > NFC-e (para devolução de Nota Fiscal de Consumidor):
- Na mesma linha da nota original, clique nos três pontos
- Em seguida, clique em 'Gerar Devolução'
3. Confira os produtos que estão sendo devolvidos
Se for o caso, selecione a opção de 'Devolução parcial' para devolver parte dos produtos na nota.
Em seguida, clique em 'Continuar'.
4. Confira os dados do cliente
Se os dados estivem corretos, você já pode emitir a nota clicando em 'Emitir NF'.
Se precisar alterar alguma outra informação da nota como forma de Pagamento, transportadora, informações adicionais, clique em 'Salvar e Editar'.
Essa operação só será possível se a nota de saída (venda) estiver cadastrada no sistema e a natureza estiver como 'Padrão devolução (entrada)', e se o Certificado Digital
estiver configurado.
Caso não possua a nota de venda registrada no sistema, veja:
Como inserir uma devolução de venda manualmente
Palavras-chave: devolver venda, gerar devolução