No gerenciador de transições é possível customizar o seu fluxo de trabalho.
Por exemplo: Você pode definir para que uma ordem de serviço 'Em Aberto', lance estoque dos produtos e contas automaticamente, ao mudar para a situação 'Finalizada'.
As situações já cadastradas (padrões) no seu sistema, são:
Em Aberto | Estado inicial da ordem criada manualmente |
Orçada | A ordem foi orçada, e já possui um valor total |
Serviço Concluído | Os serviços foram executados |
Finalizada | Indicar que a tarefa que deveria ser realizada na ordem, foi finalizada |
Não Aprovada | Significa que o cliente não aprovou a ordem |
Aprovada | Cliente aprovou a ordem, e será possível iniciar. |
Em Andamento | O serviço está sendo feito |
Aguardando Componentes | É necessário aguardar as peças para iniciar o serviço |
Finalizada sem Concerto | Indica que a tarefa foi finalizada, sem nenhum serviço executado |
Neste artigo, veja como:
- Configurar transições
- Criar uma nova situação personalizada
- Desativar uma situação
- Excluir situações
Configurar transições
Para utilizar o gerenciador de transições, posicione o mouse sobre o ícone de engrenagem , clique em Todas as Configurações > Sistema > Gerenciador de Transições.
No canto esquerdo da tela, clique em 'Ordem de Serviço'.
No Estado de Origem, você poderá escolher uma Situação de Destino e as ações que o sistema deve realizar ao trocar de situação.
No exemplo acima, ao mudar uma ordem de serviço de 'Em Aberto' (estado de origem) para 'Finalizada' (situação de destino), o estoque e as contas serão lançados.
Criar uma nova situação personalizada
Se precisar criar uma situação que ainda não tem no sistema para completar o fluxo da sua empresa, posicione o mouse sobre o ícone de engrenagem > Todas as Configurações > Sistema > Gerenciador de Transições.
No canto esquerdo da tela clique em 'Ordem de Serviço', e clique em 'Criar nova situação'
- Escolha a situação modelo a nova situação será baseada
- Defina um nome para ela
- Escolha a cor com a qual ela será sinalizada
- Clique em 'Salvar'
Após salvar, você deverá incluir as Situações de Destino, ou seja, as situações que a ordem de serviço poderá ter após passar por ela.
Por exemplo: Se você criar um Estado de origem de nome Aguardando Retorno, você poderá alterá-la para a situação de destino Orçada.
Ao entrar no módulo de Serviços > Ordem de Serviço, será possível selecionar a nova situação criada. Para isso, na mesma linha da ordem clique nos três pontos e altere a situação.
Caso a situação criada não apareceu, saia e entre no sistema para carregar a configuração.
Desativar uma situação
Para desativar uma transição, abra a janela de edição e desative o campo 'Status da Transição'.
Excluir situações (Situação de Destino)
Para excluir uma transição, abra o Estado de Origem.
Marque para quais destinos deseja excluir e clique em 'Excluir Selecionados' no menu do lado direito da tela.
Estado de Origem
Para excluir um Estado de Origem, clique sobre o símbolo da lixeira à frente da situação e confirme a exclusão.
EXCEÇÕES
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Palavras-chave: transição, situação, nova situação