No gerenciador de transições é possível customizar o seu fluxo de trabalho, cadastrando situações de venda usadas pela sua loja e automatizar processo, como lançamento de estoque e contas automático.
Por exemplo: Você pode definir para que uma venda 'Em Aberto' só pode ser alterada para 'Em Separação' e quando for para alterada, lance o estoque dos produtos automaticamente.
As situações já cadastradas (padrões) no seu sistema para pedidos de venda, são:
Em Aberto | Estado inicial do pedido criado manualmente ou importado, que não tenha sido gerada nota ou mudado status manualmente. |
Atendido | O pedido é alterado para atendido automaticamente ao gerar nota fiscal. |
Cancelado | Deve ser alterado manualmente, caso a venda seja cancelada, ou através da integração com a loja virtual, se possuir essa funcionalidade. |
Em Andamento | Para o pedido que já está fechado, mas ainda não foi entregue. |
Venda Agenciada | Venda em consignação. |
Em Digitação | Quando o vendedor fez o pedido, mas ele ainda não foi finalizado. Nesse caso, podem ser inseridos novos itens. |
Verificado | É uma função exclusiva do checkout de pedido, quando fizer a conferência usando o checkout, o pedido fica com a situação de verificado. |
Neste artigo, veja como:
Configurar transições
Para utilizar o gerenciador de transições, acesse o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Sistema > Gerenciador de Transições'.
Ao clicar em um Estado de Origem, você poderá escolher uma Situação de Destino e as ações que o sistema deve realizar ao trocar de situação.
No exemplo da imagem, ao mudar um pedido de venda de 'Em Aberto' (estado de origem) para 'Atendido' (situação de destino), o estoque e as contas serão lançados.
Neste segundo exemplo, ao mudar um pedido de venda de 'Em Digitação' (estado de origem) para 'Atendido' (situação de destino), o estoque as contas serão lançados.
Pedidos de venda realizados por usuários de vendedores, serão criados com a situação 'Em Digitação'.
É necessário realizar esta configuração para ocorrer a baixa no estoque, e lançamento de contas nos pedidos criados por vendedores.
DICAAlém das ações de lançar contas e lançar estoque, o sistema possui outras ações que podem ser utilizadas:
|
Criar uma nova situação personalizada
Se precisar criar uma situação que ainda não tem no sistema para completar o fluxo da sua empresa, acesse o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Sistema > Gerenciador de Transições'.
Clique em 'Criar Nova Situação':
- Escolha a situação modelo em que a nova situação será baseada e defina um nome para ela
- Escolha a cor com a qual ela será sinalizada
- Clique em 'Salvar'
Após salvar, você deverá incluir as Situações de Destino, ou seja, as situações que o pedido de venda poderá ter após passar por ela.
Por exemplo: Se você criar um estado de origem 'Em Separação' após a venda ser separada, você poderá alterá-la para a situação de destino 'Verificado'.
Ao entrar no módulo de Vendas > Pedidos de Venda, será possível selecionar a nova situação criada para venda. Para isso, na mesma linha do pedido, clique nos três pontos e altere a situação.
Caso a situação criada ainda não aparecer em pedidos de venda, saia e entre no sistema para carregar a configuração.
Desativar uma situação
Para desativar uma transição, abra a janela de edição e desative o campo 'Status da Transição'.
Excluir situações (Situação de Destino)
Para excluir uma transição:
- Abra o Estado de Origem
- Marque para quais destinos deseja excluir
- Clique em 'Excluir Selecionados' no menu do lado direito da tela
- Confirme clicando em 'Sim'
Estado de Origem
Para excluir um Estado de Origem, clique sobre o símbolo da lixeira à frente da situação e confirme a exclusão.
EXCEÇÕESSe existir uma venda vinculada à situação que você deseja excluir, você deverá acessar o pedido de venda que possui essa situação e seguir dois passos:
|
Palavras-chave: transição, situação, situação do pedido