No gerenciador de transições é possível customizar o seu fluxo de trabalho, cadastrando situações de venda usadas pela sua loja e automatizar processo, como lançamento de estoque e contas automático.
Por exemplo: Você pode definir para que uma venda Em Aberto só pode ser alterada para Em Separação e quando for para alterada, lance o estoque dos produtos automaticamente.
As situações já cadastradas (padrões) no seu sistema para pedidos de venda, são:
Em Aberto: Estado inicial do pedido criado manualmente ou importado, que não tenha sido gerada nota ou mudado status manualmente.
Atendido: O pedido é alterado para atendido automaticamente ao gerar nota fiscal.
Cancelado: Deve ser alterado manualmente, caso a venda seja cancelada, ou através da integração com a loja virtual, se possuir essa funcionalidade.
Em Andamento: Para o pedido que já está fechado, mas ainda não foi entregue.
Venda Agenciada: Venda em consignação.
Em Digitação: Quando o vendedor fez o pedido, mas ele ainda não foi finalizado. Nesse caso, podem ser inseridos novos itens.
Verificado: É uma função exclusiva do checkout de pedido, quando fizer a conferência usando o checkout, o pedido fica com a situação de verificado.
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Neste artigo, veja como:
Configurar transições
Para utilizar o gerenciador de transições, posicione o mouse sobre o ícone de engrenagem , clique em Todas as Configurações > Sistema > Gerenciador de Transições.
Ao clicar em uma Situação de Origem, você poderá escolher uma Situação de Destino e as ações que o sistema deve realizar ao trocar de situação.
No exemplo da imagem, ao mudar um pedido de venda de Em Aberto (situação de origem) para Atendido (situação de destino), o estoque e as contas serão lançados.
Neste segundo exemplo, ao mudar um pedido de venda de Em Digitação (situação de origem) para Atendido (situação de destino), o estoque as contas serão lançados.
Pedidos de venda realizados por usuários de vendedores, serão criados com a situação Em Digitação.
É necessário realizar esta configuração para que ocorra a baixa no estoque, e lançamento de contas nos pedidos criados por vendedores.
Além das ações de lançar contas e lançar estoque, o sistema possui outras ações que podem ser utilizadas:
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Criar uma nova situação personalizada
Se precisar criar uma situação que ainda não tem no sistema para completar o fluxo da sua empresa, posicione o mouse sobre o ícone de engrenagem , clique em Todas as Configurações > Sistema > Gerenciador de Transições e clique em CRIAR NOVA SITUAÇÃO.
- Escolha a situação modelo em que a nova situação será baseada e defina um nome para ela
- Escolha a cor com a qual ela será sinalizada
- Clique em Salvar
Após salvar, você deverá incluir as Situações de Destino, ou seja, as situações que o pedido de venda poderá ter após passar por ela.
Por exemplo: Se você criar uma situação de origem Em Separação após a venda ser separada, você poderá alterá-la para a situação de destino Verificado.
Ao entrar no módulo de Vendas > Pedidos de Venda, será possível selecionar a nova situação criada para venda. Para isso, na mesma linha do pedido, clique nos três pontos e altere a situação.
Caso a situação criada ainda não aparecer em pedidos de venda, saia e entre no sistema para carregar a configuração.
Desativar uma situação
Para desativar uma transição, abra a janela de edição e desative o campo Status da Transição.
Excluir situações
Situação de Destino
Para excluir uma transição, abra a Situação de Origem, marque para quais destinos deseja excluir e clique em Excluir Selecionados no menu do lado direito da tela.
Situação de Origem
Para excluir uma Situação de Origem, clique sobre o símbolo da lixeira à frente da situação e confirme a exclusão.
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Palavras-chave: transição, situação, situação do pedido