Veja neste artigo:
- Atualização do status de rastreamento em lote
-
Lista de lojas que trocam a situação de rastreio de forma automática
O que é o Rastreamento de Objetos?
O Rastreamento de Objetos permite o acompanhamento da situação de entrega das mercadorias.
Como funciona?
Diariamente, o Bling recebe ou busca trocas de situação das entregas e envia um e-mail notificando o destinatário (se a permissão estiver configurada na configuração da integração logística).
Mas para isso, você precisa ter uma integração logística configurada no Bling e realizar os passos descritos no artigo da integração para gerar o rastreamento.
Veja a lista de logística que temos integração
Por exemplo, dentro do artigo da sua integradora logística, é necessário seguir o fluxo conforme as imagens, para poder gerar o código de rastreio (o número de passos varia conforme a logística).
No exemplo do gif abaixo, é necessário seguir a seguinte ordem:
- Configuração
- Pedido
- Cotação
- Remessa
- Etiqueta
- Rastreio
Você pode clicar nas imagens do fluxo para ser direcionado ao passo a passo.
Como visualizar o código no Bling?
As informações de rastreamento podem ser visualizadas em 3 módulos:
Vendas > Pedidos de venda
Vendas > Notas Ficais
Vendas > Integrações Logísticas
Ao clicar no ícone de rastreamento é possível visualizar as seguintes informações:
- Situação e Última Sincronização: Data da última sincronização de rastros efetuada e situação atual do objeto conforme a integração logística.
- Localização e Data Alteração: localização atual do objeto conforme a integração logística e última data de alteração da situação do objeto na integração logística.
- Histórico na logística: Histórico do envio na plataforma de logística.
- Sincronizar: Atualiza a sincronização e busca pelas informações mais recentes da situação do objeto, conforme a logística.
- Enviar e-mail: Envia um e-mail para o cliente, informando a situação logística atual do objeto.
|
Atualização do status de rastreamento em lote
Para isso, acesse Vendas > Integrações Logísticas:
- Selecione os objetos que deseja sincronizar
- Clique em 'Sincronizar rastreamento em lote'
É possível sincronizar o status do rastreamento de até 10 objetos por vez.
Com isso, os rastreamentos serão atualizados conforme a situação atual do envio na logística.
A troca de situação de rastreio é enviada para a loja?
No Bling, há uma configuração que realiza o envio do 'código de rastreio' e 'atualizações da situação de envio', para as lojas virtuais automaticamente.
Para que esse envio ocorra, é preciso que a logística disponibilize essas informações para o Bling e a loja virtual esteja integrada no sistema.
Com isso, sempre que houver uma atualização no objeto de postagem, o Bling repassará para a loja virtual.
Para ativar essa opção, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Todas as configurações > Integrações > Configurações de Lojas Virtuais'.
Ative a opção 'Sincronizar rastreamento automaticamente', e em seguida, clique em 'Salvar'.
Porém, a troca automática de situação dos pedidos para entregue, ocorre apenas para as plataformas a seguir:
- Carrefour
- Dafiti WS
- EzCommerce
- IntegraCommerce
- Kanui WS
- Loja Integrada
- LojaModular
- Magento 2
- Netshoes
- PerasLoja
- PlataformaNeo
- Prestashop
- SkyHub via B2W
- Starter D
- Tray
- Tricae WS
- VendasExternas
- Via Marketplace
- Wake Commerce
- WooCommerce Webhook
- Z3
- Zattini
- GPA
- Madeira Madeira