A nota de devolução anula, total ou parcialmente, uma operação de saída de mercadoria, sendo assim, é gerada uma nota com operação de entrada.
Por exemplo:
Quando o produto vendido é devolvido, ou quando há necessidade de anular uma nota fiscal de saída que já passou do prazo de cancelamento.
Se você possui a nota de venda do produto salva no sistema, siga os seguintes passos:
Passo 1) Cadastre a Natureza de Devolução de venda.
É necessário definir essa natureza de operação Padrão para sua finalidade.
Para isso, no menu Preferências () > Notas Fiscais > Natureza de Operação
Determine a operação salva como Padrão devolução (entrada).
Passo 2) Localize a nota original de saída no menu Vendas > Notas Fiscais
ou Vendas > NFC-e - para devolução de Nota Fiscal de Consumidor.
Clique no menu à frente da nota original e selecione Gerar nota de devolução.
Passo 3) Confira os produtos que estão sendo devolvidos.
Se for o caso, selecione a opção de "Devolução parcial" para devolver parte dos produtos na nota.
Clique em Continuar.
Passo 4) Confira os dados do cliente, se estiver correto, já pode emitir a nota clicando em Emitir NF.
Se precisar alterar alguma outra informação da nota como Forma de Pagamento, Transportadora, Informações Adicionais, clique em Salvar e Editar.
Essa operação só será possível se a nota de saída (venda) estiver cadastrada no sistema e a Natureza estiver como "Padrão devolução (entrada)" e se o Certificado Digital estiver configurado.
Caso não possua a nota de venda registrada no sistema,
veja como inserir uma devolução de venda manualmente
Temos um vídeo que detalha as duas operações:
Palavras-chave: devolver venda, gerar devolução