A nota de devolução anula, total ou parcialmente, uma operação de saída de mercadoria, sendo assim, é gerada uma nota com operação de entrada.
Por exemplo:
Quando o produto vendido é devolvido, ou quando há necessidade de anular uma nota fiscal de saída que já passou do prazo de cancelamento.
Se você possui a nota de venda do produto salva no sistema, siga os seguintes passos:
1. Cadastre a Natureza de Devolução de venda
É necessário definir essa natureza de operação Padrão para sua finalidade.
Para isso, no menu Preferências > Todas as Configurações > Notas Fiscais > Natureza de Operação, determine a operação salva como Padrão devolução (entrada).
2. Localize a nota original de saída
Você pode localizar no menu Vendas > Notas Fiscais ou Vendas > NFC-e (para devolução de Nota Fiscal de Consumidor).
Na mesma linha da nota original, clique nos três pontos , e clique em Gerar nota de devolução.
3. Confira os produtos que estão sendo devolvidos.
Se for o caso, selecione a opção de Devolução parcial para devolver parte dos produtos na nota.
Em seguida, clique em Continuar.
4. Confira os dados do cliente
Se os dados estivem corretos, você já pode emitir a nota clicando em Emitir NF.
Se precisar alterar alguma outra informação da nota como Forma de Pagamento, Transportadora, Informações Adicionais, clique em Salvar e Editar.
Essa operação só será possível se a nota de saída (venda) estiver cadastrada no sistema e a natureza estiver como Padrão devolução (entrada), e se o Certificado Digital
estiver configurado.
Temos um vídeo que detalha às duas operações:
Caso não possua a nota de venda registrada no sistema, veja como inserir uma devolução de venda manualmente
Palavras-chave: devolver venda, gerar devolução