A sua relação de contatos (clientes, fornecedores, transportadores, etc.) podem ser exportados com todos os dados para uma planilha.
Essa planilha pode ser editada e inserida no sistema novamente por importação, com as alterações salvas.
Essa operação pode ser feita apenas pelo usuário administrador do sistema.
Veja como:
Exportar os contatos
Você pode exportar sua relação de Clientes e Fornecedores cadastrados pelo menu Cadastros > Clientes e Fornecedores:
- Clique em 'Exportar para a planilha' do lado direito da tela
Ao clicar em 'Exportar para a planilha', todos os contatos são exportados, mas você também pode selecionar apenas os contatos que deseja exportar antes de clicar nesta opção. - Clique em 'Download' para baixar a planilha
Você deve salvar essa planilha no seu computador, e em seguida, poderá atualizar dados ou cadastrar mais contatos na planilha, e importá-la novamente para o sistema.
A planilha pode conter no máximo 500 contatos para ser importada.
Caso possua mais de 500 contatos, sugerimos que divida a planilha e importe de 500 em 500.
Se você ainda não possui contatos cadastrados, poderá exportar uma planilha modelo para inserir seus novos contatos e importá-los, como mostrado a seguir:
Importar a planilha de contatos
Para importar, posicione o mouse sobre a engrenagem e clique em 'Todas as Configurações > Importações de dados > Importar e atualizar contatos'.
- Clique em 'Procurar arquivo'
- Selecione a planilha atualizada salva em seu computador
- Clique em 'Validar'
- Confira os dados:
› Linhas em Vermelho: São apresentadas para registros que estão com algum problema de formatação ou pela falta de algum dado obrigatório e por este motivo a planilha não poderá ser importada.
Nesse caso, é necessário corrigir o campo destacado na planilha, salvar e importá-la novamente.
› Linhas em Amarelo: São apenas informativas, mostram que existem informações faltantes, porém elas não são obrigatórias para a importação.
Neste caso, a planilha poderá ser importada sem essa informação.
› Linhas em Branco: Não possuem problemas e serão importadas normalmente - Clique em 'Importar', e confirme clicando em 'Sim'
Ao final da importação, será exibida a mensagem de Importação concluída!
Você poderá conferir os contatos importados no menu Cadastros > Clientes e Fornecedores.