Ao utilizar o Bling, você pode cadastrar seus contatos previamente para agilizar a geração de vendas e emissão de notas.
Nesse artigo, você vai aprender a:
Ao realizar um cadastro, você pode definir algumas informações importantes sobre o contato, como:
- Tipo de pessoa: Nacional (jurídica/física) ou estrangeiro
- Endereço
- Tipo de contato: Cliente, fornecedor, transportador ou técnico
- Dados adicionais: Inscrição SUFRAMA (clientes de Manaus) e outros
Como cadastrar um contato
Para incluir um contato, você deve acessar 'Cadastros > Clientes e Fornecedores' e clicar em 'Incluir Cadastro'.
Complete as informações solicitadas, conforme a necessidade.
Tipo de Pessoa
Jurídica: Se tiver IE Isenta, clique na informação IE Isento, contida ao lado do campo Inscrição Estadual
Física: Será exibido o campo RG
Estrangeiro: Será exibido o campo país
Informe no campo Contribuinte a modalidade do seu cliente:
1 - Contribuinte ICMS: Pessoas jurídicas e físicas que possuem Inscrição estadual normalmente se enquadram nesse caso.
2 - Contribuinte isento de Inscrição no Cadastro de Contribuintes: Contribuintes isentos de Inscrição Estadual se encaixam nesse caso. Não confundir com ausência de Inscrição Estadual.
9 - Não contribuinte: Que pode ou não possuir Inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes. Normalmente pessoas físicas e estrangeiros se encaixam nesse caso.
Endereço
Ao informar o CEP e clicar na lupa, o sistema verifica os principais campos do endereço do cliente, bastará adicionar o número e o complemento, se houver.
No Contato você poderá inserir um cliente que já esteja cadastrado, para vincular com esse contato.
Por exemplo, se esse cadastro for no nome de uma empresa, para a emissão da nota, posso vincular uma pessoa cadastrada. Assim, se houver algum problema na mercadoria, sei com quem posso falar nesta empresa.
Posicione o mouse sobre o ícone para verificar as informações dos campos.
Tipo de contato
Neste momento, você pode definir se o cadastro é referente a algum cliente, fornecedor, transportador, técnico, etc.
Pode ser definido mais de um tipo para o mesmo contato, exemplo: Cliente, Fornecedor
Definindo o Tipo ficará mais fácil de encontrar o contato e buscá-lo nos filtros e campos de pesquisa.
Veja como encontrar o contato através dos filtros
Dados adicionais
Abaixo, você poderá vincular um vendedor para esse cliente, assim esse cadastro não aparecerá para os outros clientes, apenas para o vendedor que o cadastrou e o usuário administrador.
Essa e outras configurações podem ser alteradas no menu de Configurações de clientes e fornecedores
Nos dados adicionais, ainda é possível inserir uma Natureza de Operação Padrão.
Por exemplo: Se estou cadastrando um fornecedor estrangeiro e dele, faço apenas notas de importação.
Posso inserir a natureza de operação Importação de mercadorias como padrão para ele e sempre que selecionar esse cliente na nota, essa natureza será selecionada automaticamente.
Para finalizar, você ainda pode adicionar informações financeiras, como:
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Limite de crédito
- Se o crédito for ilimitado, habilite a opção 'Ilimitado'
- Se o limite for zero, habilite a opção 'Limite zero'.
- Se deseja preencher um limite, mantenha as duas opções desabilitadas e preencha logo abaixo.
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Condição de pagamento fixa ou padrão para esse cliente
- Inseri-lo em uma categoria financeira.
ATENÇÃO
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Ao finalizar, clique em 'Salvar'.
ATENÇÃOPara ser possível salvar o cadastro, apenas o Nome é obrigatório. Mas para conseguir autorizar uma nota fiscal para o cliente, é preciso ter os dados cadastrais e informações de endereço completos. Informações como Contato, Dados Adicionais, Financeiro e Observações são opcionais. |
Cliente SUFRAMA
Caso o seu cliente seja do estado de Manaus, você pode inserir a inscrição da SUFRAMA em seu cadastro.
A SUFRAMA (sigla para Superintendência da Zona Franca de Manaus) é uma autarquia do governo federal que tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico da região da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio nos estados da Região Norte do Brasil.
Ao vender um produto para uma empresa localizada na região da Zona Franca de Manaus ou em uma Área de Livre Comércio, poderá ser necessário aplicar benefícios tributários como isenção de ICMS ou suspensão de IPI, e poderá ser necessário informar a Inscrição SUFRAMA do destinatário para gerar a NF-e.
Basta abrir o cadastro do cliente desejado ou criar um novo cliente e inserir a informação no campo Inscrição Suframa, localizado nos Dados Adicionais do cadastro.
Saiba maisA Zona Franca de Manaus compreende os municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. Já as Áreas de Livre Comércio compreendem os municípios de:
As empresas que querem se instalar nas regiões incentivadas devem apresentar seu projeto e solicitar autorização da SUFRAMA. Após a autorização da SUFRAMA, a empresa que se instala nessas regiões recebe uma Inscrição SUFRAMA e pode obter benefícios tributários como:
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Como encontrar o contato cadastrado
Ainda no menu de 'Cadastros > Clientes e Fornecedores', você pode localizar seus contatos através do campo de pesquisa.
Aqui, você pode pesquisar pelo nome do contato, nome fantasia, e-mail, CPF ou CNPJ.
Ou, você pode localizar através dos filtros que o sistema disponibiliza:
- No filtro disponível no topo da tela, você pode filtrar pelo Tipo de contato
Por exemplo, se você deseja apenas uma lista de contatos dos seus clientes, clique sobre a opção 'Cliente'.
- Clicando sobre o ícone você pode localizar os contatos, que estão agendados para a próxima visita, ou filtrar contatos sem compras em um determinado período
Ao lado, clicando no ícone :
- Você pode filtrar pela situação do contato
Para retornar os contatos, clique em 'Filtrar'.
- Aqui, você pode filtrar pelo vendedor vinculado a este contato
Para retornar o contato, clique em 'Filtrar'.
- Você pode buscar o seu contato pelo número de telefone
Para retornar o contato, clique em 'Filtrar'.
- Localize o contato através do Estado ou Município
Para retornar o contato, clique em 'Filtrar'.
Veja também:
Cadastrar clientes em massa - exportar e importar planilha