Causa
Este erro ocorre quando é emitida uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com o 'Código do Regime Tributário' do Emitente diferente do cadastrado na SEFAZ do seu estado.
Os códigos de regime tributário são:
- Simples Nacional
- Simples Nacional - excesso de sublimite de Receita Bruta
- Regime Normal
ATENÇÃOAntes de corrigir as informações da nota, verifique se não há lançamentos de Contas e Estoque. |
Como resolver
Será preciso verificar qual Regime Tributário sua empresa está enquadrada no cadastro na Sefaz (isso pode ser consultado pelo Sintegra ou com o auxílio do seu contador), e também quais tributações serão utilizadas para sua empresa, após a mudança.
Em seguida, verifique o campo 'Código de Regime Tributário' no seu cadastro no Bling.
Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Empresa > Alterar Dados da Empresa.
Ajuste a informação do 'Regime Tributário' e salve.
Feito isso, altere a informação deste campo nas naturezas de operação também.
Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Notas fiscais > Natureza de Operação:
- Clique em cada uma das naturezas e altere o campo de 'Código do Regime Tributário'
- Antes de salvar, configure as novas tributações que sua empresa terá, clicando nas regras de tributações abaixo
Temos um tutorial explicando como configurar as regras de tributação
Após salvar a alteração na natureza de operação, não é possível recuperar as configurações anteriores.
Após alterar todas as naturezas, entre na nota fiscal com a rejeição, apague parte do nome da natureza de operação, selecione ela novamente, para recarregar as alterações feitas.
Para finalizar, salve a nota e emita novamente.