Após tentar emitir a uma nota, ela pode ficar com a situação Enviada - Aguardando recibo ou Enviada - Aguardando Protocolo.
Isso acontece quando a SEFAZ do estado passa por instabilidade no sistema e não envia a informação se a nota foi, ou não, autorizada.
Nestes casos, aguarde alguns minutos após o envio da nota, clique no menu à frente e na opção 'Consultar recibo'.
Assim, se a Sefaz recebeu e autorizou a nota, a situação da nota mudará para Autorizada, caso contrário, a nota voltará para a situação Pendente e será necessário efetuar uma nova tentativa de emissão da mesma.
Você pode automatizar o processo de consulta de recibo, ativando a opção 'Consultar Automaticamente notas em situação de consulta recibo/protocolo'.
Para isso, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Notas Fiscais > Configurações de NF-e > Configurações Gerais.
Essa automação só é possível se o certificado for A1 e estiver configurado em nosso servidor.
Com a opção ativa, salve. Sempre que uma nota ficar com a situação Aguardando recibo/protocolo o próprio sistema consultará o recibo, se a Sefaz continuar instável a situação permanecerá a mesma e uma nova consulta será feita após 1 hora.
Se o sistema da Sefaz voltar a operar, a situação ficará como Pendente e você poderá fazer a emissão da nota.