A nota de devolução anula, total ou parcialmente, uma operação de compra de mercadoria.
Por exemplo, quando a compra do produto não é efetivada, ou quando há necessidade de anular uma nota fiscal de entrada que já passou do prazo de cancelamento.
Para simplificar o processo é possível gerar a nota de devolução através da nota de compra.
Se você possui a nota de compra do produto salva no sistema, siga os seguintes passos:
1. Cadastre a Natureza de Devolução de compra
É necessário definir uma natureza de operação Padrão para sua finalidade.
Para isso, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Notas Fiscais > Natureza de Operação.
- Na mesma linha da natureza, clique nos 'três pontos'
- Em seguida, clique em 'Padrão devolução (saída)'
2. Localize a nota original
Para localizar a nota original de saída, acesse o menu, Suprimentos > Notas de Entrada.
- Na mesma linha da nota, clique nos três pontos
- Em seguida, clique em 'Gerar nota de devolução'
3. Confira os produtos que estão sendo devolvidos
Se for o caso, selecione a opção de 'Devolução parcial' para devolver parte dos produtos na nota.
Em seguida, clique em 'Continuar'.
A chave de acesso será preenchida automaticamente no grupo de documento referenciado.
Confira os dados do formulário e salve.
Para emitir a nota:
- Na mesma linha clique nos três pontos
- Em seguida, clique em 'Enviar Nota Fiscal'
Essa operação só será possível se a nota de entrada (compra) estiver cadastrada no sistema e a natureza estiver como Padrão devolução (saída).
Caso não possua a nota de compra salva, você pode inserir a nota de saída manualmente.
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Palavras-chave: devolver compra, gerar devolução para o fornecedor