O Frente de Caixa é utilizado para realizar as vendas físicas de sua loja.
A partir dele você consegue gerar a Nota Fiscal de Consumidor (NFC-e) e comprovantes.
DICAPara organizar as vendas no Frente de Caixa, recomendamos que o 'Controle de Caixa' esteja habilitado.
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Para utilizar o Frente de Caixa, veja como:
- Passo 1 - Abrir o caixa
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Passo 2 - Realizar venda
› Inserir o produto
› Inserir um cliente
› Inserir a forma de pagamento
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Passo 3 - Fechar a venda
› Localizar ou editar a venda finalizada
- Atalhos
Veja o vídeo com o passo a passo rápido e os detalhes no artigo abaixo:
Passo 1 - Abrir o caixa
Para acessar o módulo entre no menu Vendas > Frente de Caixa
A abertura de caixa só pode ser feita pelo usuário administrador, usuário secundário com as permissões habilitadas ou vendedor autorizado em suas permissões.
ATENÇÃOCaso o Frente de Caixa esteja com os campos bloqueados, veja se o caixa está aberto. Ao abrir o caixa, os campos serão liberados. |
Certificado digital
O Certificado Digital será verificado.
Caso a configuração não esteja correta e você for emitir Notas Fiscais de Consumidor, clique em 'Sincronizar' para verificar a configuração do certificado.
Se não você não for emitir NFC-es, feche a janela de sincronização.
Mas, se o certificado já foi configurado, essa janela não será mostrada.
- Selecione a loja
Criada anteriormente, conforme os requisitos
- Selecione a unidade de negócio
- Informe o 'Troco'
- Depois, clique em 'Ok'
Passo 2 - Realizar vendas
Inserir o produto
Na aba 'Produto':
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Procure pelo item que irá vender.
Você pode digitar parte do nome, SKU ou código de barras do produto, ou utilizar o leitor de código de barras ativando a opção em cima da barra de pesquisa.
- Determine a quantidade de itens vendidos
- Insira o item na venda, clicando em 'Inserir'
Detalhes da tela
Outra alternativa para selecionar o produto no frente de caixa, é buscar pelos produtos favoritados.
Após selecionar o produto:
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Inserir o cliente
Na aba 'Cliente', você pode fazer a venda como Consumidor Final.
Dessa forma não é necessário inserir os dados ou com os dados do cliente.
Se preferir preencher com os dados do seu cliente, busque pelo seu nome ou cadastre-o nesta tela, preenchendo inclusive os dados das 'Opções avançadas'.
Inserir a forma de pagamento
Na aba de 'Pagamento', preencha com a forma de pagamento que o seu cliente irá efetuar a compra.
Como cadastrar uma forma de pagamento?
Detalhes da telaNa aba de pagamento, além do subtotal baseado no valor dos itens inseridos, você poderá:
Para o troco ser calculado, você deve informar o 'Total recebido' e inserir a forma de pagamento 'Dinheiro', logo abaixo:
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Finalizar a venda
Na hora de fechar a venda, você pode escolher entre:
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Gerar NFC-e
Para gerar Nota Fiscal de Consumidor é necessário ter o Certificado Digital configurado.
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Imprimir comprovante não fiscal
Imprime um comprovante de venda sem valor fiscal.
Editar a venda
As vendas não finalizadas são listadas na lateral direita da tela.
Mas atenção! Serão listadas vendas dos últimos 30 dias para aquela loja.
Basta clicar sobre a venda para editar e/ou finalizar.
Caso seja necessário editar uma venda finalizada, abra o menu Vendas > Pedidos de Venda
Se a venda não tiver sido finalizada, ela estará na lista das vendas 'Em aberto'.
Se a venda foi finalizada, limpe os filtros, localize-a na listagem da venda e clique sobre ela.
Veja também:
Como lançar estoque das vendas feitas no Frente de Caixa
Como cadastrar vendedores para utilizar o Frente de Caixa
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