Imagens interativas
Após adicionar os serviços da Mandaê e os IDs Logísticos, conforme mostrado no passo anterior, os pedidos importados das lojas terão o serviço de entrega automaticamente vinculados à venda.
Caso tenha o ícone da sua logística na mesma linha do pedido, siga para o próximo passo
Mas se esse vínculo automático não foi sido realizado, é necessário verificar os IDs Logísticos configurados para os serviços e inserir manualmente.
Esse vínculo manual pode ser realizado em dois locais:
Em qual menu realizar o processo?
Nota fiscal
Se o pedido de venda já possui nota fiscal gerada, será necessário realizar o processo a partir da nota. Para identificar se a nota já foi gerada, acesse Vendas > Pedidos de Venda, clique em 'Limpar' para remover todos os filtros. Note se há o ícone na mesma linha do pedido.
Apenas é possível editar as informações caso a nota esteja na situação 'Pendente'. Se já foi autorizada, deve cancelar a NF-e e clonar o pedido de venda.
Pedido de Venda
Caso a nota ainda não tenha sido gerada, realize o processo a partir do pedido de venda.
Como informar a logística no pedido de venda
Para informar a logística no pedido de venda, acesse em Vendas > Pedidos de Venda e clique no pedido de venda que deseja inserir a logística:
- Na seção Transportador, no campo 'Logística', informe a Mandaê
- Em 'Objetos de Postagem', selecione o serviço logístico e salve a venda
Como informar a logística na nota fiscal
Para informar a logística na nota fiscal, acesse em Vendas > Notas fiscais e clique na nota fiscal que deseja inserir a logística:
- Na seção Transportador/Volumes, localize o campo Transporte e informe a opção 'Transporte com logística cadastrada'
- No campo Logística, informe a Mandaê
- Em 'Objetos de Postagem', selecione o serviço logístico e salve a nota
Cada linha (ou objeto de postagem) adicionado ao pedido, representa um volume. E os códigos de rastreamento são gerados logo após salvar o pedido, de forma automática para cada volume.
Se o campo 'Logística' estiver bloqueado, retorne em Vendas > Pedidos de Venda ou Vendas > Notas fiscais, clique nos três pontos e em 'Estornar Contas' e 'Estornar Estoque'.
É possível identificar os lançamentos a partir dos ícones à frente das vendas:
Estoque lançado
Contas lançado
É importante ressaltar, que o vínculo automático do serviço de entrega, através dos IDs Logísticos, gera apenas 1 código de rastreamento.
Quando for necessário enviar o pedido em múltiplos volumes, é necessário inserir manualmente os volumes adicionais. Veja mais detalhes abaixo!
Múltiplos Volumes
Quando houver múltiplos volumes, com o mesmo serviço de entrega, o início dos códigos de rastreamento serão iguais, apenas o final do código diferencia o número do volume.
Por exemplo: V1 para volume 1, V2 para volume 2, e assim por diante.
Nesse caso, a Mandaê entregará os múltiplos volumes juntos.
No entanto, se forem adicionados vários volumes no mesmo pedido ou nota fiscal, mas com serviços de entrega diferentes, cada volume terá um código de rastreamento diferente, e serão entregues separadamente.
ATENÇÃO Os volumes com mesmo serviço de entrega serão agrupados para gerar etiquetas no formato de múltiplos volumes. Quando esse fluxo não for seguido, a mensagem a seguir será exibida: “Alguns trackings não foram gerados." "Motivo: A venda/nota já possui etiquetas vinculadas. Para criar etiquetas com múltiplos volumes, apague as etiquetas atuais e adicione novamente.” É possível inserir novos volumes, apenas em vendas sem rastreamentos. Nesse caso, para adicionar mais volumes, é preciso:
|