Para realizar as configurações de envio de e-mail com as informações do rastreamento, posicione o mouse sobre o ícone de engrenagem > Todas as Configurações > Logística > Configurações de Logística, e no canto esquerdo da tela clique em Envio por E-mail de Rastreamento.
Envio por E-mail de Rastreamento
Nas opções do e-mail você pode definir se deseja:
- Utilizar o email do contato para envio da NFe no envio do rastreamento
Com essa opção desativada, o sistema enviará a mensagem para o acompanhamento do rastreio para o e-mail preenchido no campo E-mail do cadastro do cliente, e se estiver ativa, o sistema enviará para o e-mail preenchido nos campos E-mail para envio da NF-e. - Assunto padrão
Adicionar um assunto (título) do e-mail que irá para o cliente. - E-mail padrão de cópia
Você pode adicionar um e-mail para receber todos os e-mails de acompanhamento enviados sempre que a situação de rastreamento de um pedido for modificada na integração logística. - Nome padrão do remetente
Você pode definir um nome de remetente padrão ao realizar o envio de e-mail de rastreamento/acompanhamento. - Email padrão de resposta
O e-mail irá para o cliente como enviado por do-not-reply@bling.com.br, mas caso ele o responda, você pode adicionar um e-mail para receber a resposta do cliente.
Modelos de Mensagens para Rastreamento
No canto esquerdo da tela, clicando em Modelos de Mensagens para Rastreamento, é possível configurar uma mensagem de rastreamento.
- Integração Logística
Você poderá escolher entre definir uma mensagem padrão para todas as logísticas, ou se deseja enviar uma para cada logística habilitada. - Mensagem para rastreio de pedido
Você poderá configurar uma mensagem que será utilizada para enviar ao cliente somente o código de rastreamento, essa mensagem é utilizada na funcionalidade de Enviar Rastreio por e-mail que você encontra dentro da configuração de algumas integrações logísticas. - Mensagem para acompanhamento de pedido
Você poderá configurar uma mensagem que será utilizada para enviar o acompanhamento do pedido, ou seja, envia as informações da situação atual da entrega na integração logística.
Ao escolher a opção Modelo de mensagem Padrão, o sistema apresentará um modelo que você pode editar como quiser.
Veja os detalhes do corpo do e-mail abaixo da imagem.
- Logo da empresa
Esse campo do corpo do e-mail será preenchido com a logo da empresa, definida em Preferências> Todas as Configurações > Empresa >Alterar Dados da Empresa.
- Na primeira frase, a variável [NOME_DESTINATÁRIO] será substituída pelo nome do cliente conforme preenchido no pedido de venda.
- O sistema substituirá a variável [CÓDIGO DE RASTREAMENTO] pelo código de rastreio do pedido do cliente, conforme disponibilizado pela logística.
- Em [MENSAGEM_EMPRESA], você poderá definir uma mensagem ao enviar o email para o cliente através do pedido, nota ou objeto de postagem.
- Logo abaixo é definido a mensagem final, com o nome da empresa.
Role o mouse para baixo para verificar.
Você poderá editar as mensagens propostas e as variáveis como quiser. - Clicando em Restaurar Configurações, a mensagem voltará para o modelo sugerido.
- Em Visualizar layout, você consegue verificar como essa mensagem será enviada para o cliente.
- Ao clicar em Ver Variáveis, as variáveis disponíveis serão listadas para você copiar e colar as que deseja que constem como um dado no e-mail.
Lembrando que as variáveis são códigos que serão substituídos pelos dados referentes ao pedido ou nota e não podem ser modificadas (devem ser escritas exatamente como mostrado na lista).
Veja um exemplo de e-mail enviado com as configurações definidas acima:
Clique aqui para verificar como enviar o e-mail com o código de rastreio para o cliente.