O Bling integra os sistemas de Fulfillment da Americanas Marketplace, para automatizar procedimentos e fornecer mais praticidade em seu processo logístico. A integração permite o envio automático do XML da nota fiscal.
Ao utilizar o serviço Fulfillment da Americanas Marketplace, toda a operação logística fica sob a responsabilidade da Americanas, incluindo o recebimento das mercadorias, armazenagem, separação do pedido, embalagem e expedição do produto.
O que é necessário
Para utilizar o serviço é necessário:
- Ter cadastro na Americanas Marketplace
- Ter as suas lojas Americanas integradas à SkyHub
- Não ter nenhuma outra plataforma consumindo os pedidos, além do Bling
- Ter a sua integração da Americanas Marketplace ativa no Bling
Configuração no Bling
Passo 1 (opcional)
Neste passo iremos criar um depósito no Bling, para representar o estoque no centro de distribuição Fulfillment da Americanas Marketplace.
ATENÇÃOO controle de estoque do Fulfillment passa a ser realizado totalmente pela Americanas, por este motivo, este passo é opcional. Realize este passo caso queira ter a relação histórica de saídas do Fulfillment da Americanas Marketplace. Porém, lembramos que os lançamentos neste depósito são apenas informativos e a indisponibilidade de estoque neste depósito não impede novos pedidos para o Fulfillment. Caso não realize este passo, posteriormente não faça o lançamento de estoque dos pedidos do Fulfillment da Americanas Marketplace. |
Para isso, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Todas as Configurações > Suprimentos > Depósitos de estoque':
- Clique no botão 'Incluir um depósito', no canto superior direito da tela
- Digite a descrição do seu depósito Fulfillment
-
Desconsiderar saldo deste depósito
Marque esta opção para que a quantidade de estoque deste depósito não seja enviada para a SkyHub. Este configuração é importante, pois a Americanas já atualiza o estoque do Fulfillment na SkyHub.
- Clique em 'Salvar'
Passo 2
Neste passo, vamos configurar uma unidade de negócio Fulfillment.
Para isso, você irá precisa da sua loja virtual Americanas configurada.
Caso ainda não tenha configurado, siga os passos deste Manual de Integração com a Americanas Marketplace
Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Configurações de Integrações':
Abra configuração de sua loja Americanas já habilitada, clique na seção 'Filial', do lado esquerdo da tela e clique em 'Incluir filial'.
Preencha todos os dados da unidade de negócio, com as mesmas informações de sua empresa, inclusive o CNPJ.
Após preencher os dados, salve a configuração da loja e acesse a seção 'Filial' novamente:
- Abra a edição da unidade de negócio criada anteriormente clicando no ícone do lápis
- No campo 'Tipo da Unidade', selecione 'Fulfillment'
- No campo 'Código Externo' selecione o seu 'Centro de Distribuição da Americanas Fulfillment'
Atualmente estão disponíveis no bling os seguintes Centros de Distribuição:
Código | CNPJ | Cidade / Estado |
BFF1444 |
00.776.574/1959-09 |
Itapevi/SP |
BFF1436 |
00.776.574/1948-48 |
Seropédica/RJ |
BFF1430 |
00.776.574/1951-43 |
Recife/PE |
BFF1442 |
00.776.574/1960-34 |
Cajamar/SP |
BFF1452 |
00.776.574/1954-96 |
Gravataí/RS |
BFF1453 |
00.776.574/1949-29 |
Contagem/MG |
BFF1455 |
00.776.574/1955-77 |
São José dos Pinhais/PR |
ATENÇÃO
|
Clique em 'Salvar'.
Na coluna Depósito da unidade, escolha o depósito Fulfillment (criado no Passo 1).
Caso não tiver realizado o passo 1, selecione o depósito 'Geral'.
-
Se a Matriz estiver selecionada, o pedido será atendido com o estoque próprio.
- Se a Filial Fulfillment estiver selecionada, o pedido será enviado para o Fulfillment da Americanas Marketplace.
Salve as configurações da integração.
Passo 3 (opcional)
Caso não tenha realizado o passo 1, pule este passo também.
Neste passo iremos atualizar o estoque do depósito criado no Bling, com as quantidades presentes no centro de distribuição do Fulfillment da Americanas Marketplace.
Para isso iremos importar os seus produtos da SkyHub, caso já tenha importado anteriormente eles serão atualizados.
ATENÇÃOO controle de estoque do Fulfillment é realizado totalmente pela Americanas, por este motivo, este passo é opcional. |
Acesse Cadastros > Produtos:
- Clique na opção 'Importar Produtos Multiloja', no menu de ações, localizado no canto direito da tela
- Na janela aberta, selecione a sua loja Americanas / SkyHub
- Habilite a opção 'Importar informações de estoque', serão listadas as unidades de negócio pertencentes à loja
- Na listagem selecione a 'Unidade de Negócio Fulfillment', que estará marcada com o ícone
- Clique no botão 'Importar Produtos'
Passo 4
Configuraremos uma integração logística do tipo Americanas Entrega, necessária para a operação Fulfillment. Caso você já tenha uma integração logística Americanas Entrega configurada, poderá ignorar este passo.
Para isso, clique no ícone da Central de Extensões , e clique 'Minhas instalações'.
Nesta tela, pesquise pela logística e clique sobre ela para adicionar.
A logística do Fulfillment da Americanas Marketplace possui as seguintes configurações: Caso você já tenha uma integração do Fulfillment da Americanas Marketplace salva, algumas abas disponíveis no canto esquerdo da tela poderão diferir da explicação deste artigo. Se isso ocorrer, recomendamos que não as configure. |
1. Autenticação
Preencha os campos solicitados:
-
Nome da integração: Crie um nome para a integração
- Loja Americanas: Selecione a integração com a Americanas Marketplace
Clique em 'Testar' para validar os campos preenchidos.
Caso uma mensagem de erro seja informada, verifique o erro e ajuste as suas configurações da loja SkyHub selecionada nas Configurações de integração com Lojas Virtuais e Marketplaces
2. Rastreamento
No canto esquerdo da tela, clique em 'Rastreamento':
-
Você também pode Personalizar URL de Rastreamento, se precisar.
Por padrão, a URL será enviada para o cliente com o código de rastreio do pedido, mas você pode utilizar outras variáveis para utilizar neste link, como o número do pedido, da remessa ou de algum outro dado (dependendo da necessidade da logística utilizada)
Saiba mais -
Você pode escolher se deseja enviar um e-mail pelo Bling para o cliente, sempre que a situação da entrega for atualizada
-
Neste caso, você também pode configurar uma mensagem de rastreamento. Esta mensagem será enviada quando o código de rastreio for enviado por e-mail para o seu cliente, ela pode ser editada
Veja como editar
3. Serviço de Entrega
Nesse menu:
- Ative todos os serviços dessa logística de forma massiva
- Ou, ative manualmente os serviços oferecidos aos clientes na loja virtual
- Clicando em 'Ver detalhes' você pode adicionar uma transportadora, prazo adicional e configurar os IDs Logísticos
Veja todos os detalhes logo abaixo
Detalhes do serviço de entregaAqui, você pode verificar todos os detalhes do serviço de entrega:
|
Depois, clique em 'Salvar' para gravar as suas configurações.
Modos de operação (fulfillment ou estoque próprio)
Existem situações em que os lojistas, além do Fulfillment, utilizam o estoque próprio para atender os pedidos. É possível operar com ambos os modos.
Os pedido Fulfillment importados da SkyHub para o Bling, já chegam identificados. A Americanas utiliza o seguinte critério: caso houver estoque do item no Fulfillment e no depósito próprio do lojista, a prioridade do envio será sempre através do Fulfillment.
No Bling, o que diferencia se o pedido é Fulfillment é a unidade de negócio vinculada à ele. Cadastramos a unidade de negócio Fulfillment no passo 2 desta configuração, todos os pedidos Fulfillment estarão vinculados à ela, os demais ficarão vinculados à unidade de negócio 'Matriz.
ATENÇÃOSe você envia somente pelo Fulfillment, pode definir a unidade de negócio Fulfillment como padrão da loja. |
Alterando o modo de operação
Caso houver algum imprevisto e você precisar alterar o modo de operação, basta alterar a unidade de negócio no pedido de venda ou na nota fiscal. Para isso, deve-se acessar o cadastro do pedido de venda ou nota fiscal e alterar a unidade de negócio através do seletor ilustrado abaixo.
Essa alteração só pode ser realizada antes de emitir a nota fiscal e antes de efetuar lançamentos de estoque e contas.
Modo de operação Fulfillment da Americanas Marketplace
Ao utilizar o Fulfillment da Americanas Marketplace não é necessário fazer o agrupamento de PLP's e imprimir as etiquetas de envio. Todo o processo de separação e despacho é realizada pela Americanas.
Após as configurações iniciais, os passos básicos consistem em:
- Importar um pedido de venda da SkyHub - recomenda-se a importação dos pedidos na situação Aprovado
- Gerar a nota fiscal
- Autorizar a nota fiscal no Sefaz
Alguns desses passos podem ser automatizados no Bling:Mas é importante esclarecer que ao ativar as automatizações , a criação e autorização das NFs começarão a ser feitas automaticamente para todos os pedidos de todas as lojas. Para que as NFs sejam geradas (passo 2) automaticamente: |
Ao autorizar a nota fiscal de um pedido Fulfillment, o Bling faz uma consulta externa ao estoque do Fulfillment da Americanas Marketplace, caso houver estoque suficiente, aprovará o seu pedido na SkyHub e enviará o XML da nota para a Americanas, de forma automática.
Dados enviados
- XML da nota fiscal
Com informação do xPed (Número do pedido de compra)
- Chave de acesso da NF
- Troca de status do pedido
(Pagamento Faturado)
O Fulfillment da Americanas Marketplace requer que o XML da nota fiscal contenha a informação do xPed, referente ao número da entrega na Americanas. Essa informação é inserida automaticamente pelo Bling nos pedidos importados da SkyHub.
POSSÍVEIS ERROS:
MENSAGEM DE ERRO |
COMO PROCEDER? |
Quantidade no estoque Fulfillment da Americanas Marketplace não é suficiente. |
Verificar seu estoque no centro de distribuição Fulfillment da Americanas. |
O XML já foi enviado. |
Verificar a situação do pedido e acompanhar as próximas etapas no Fulfillment da Americanas Marketplace. |
Item não encontrado no depósito Fulfillment da Americanas Marketplace. |
Verificar a situação de cada item do pedido no Fulfillment da Americanas Marketplace, com a SkyHub. |
A NFe não está autorizada pelo Sefaz. |
Verificar se a nota foi autorizada corretamente no Sefaz. |
Ocorreu um erro inesperado. |
O motivo desta mensagem genérica de erro deve ser verificado com o suporte do Bling, registrando um ticket na nossa Central de Ajuda > Registrar um Ticket. |
Nova tentativa de envio do XML
Caso ocorra algum dos problemas acima durante o envio automático, você será notificado.
É possível então, efetuar uma tentativa manual de envio do XML.
A notificação aparecerá no símbolo de alertas na barra superior do sistema
A tentativa pode ser realizada tanto nos pedidos de venda (Vendas > Pedido de Venda) quanto nas notas fiscais (Vendas > Notas Fiscais):
- Acesse o módulo desejado (pedidos de venda ou notas fiscais)
- Selecione os pedidos/notas desejados
- No menu lateral direito clique em 'Enviar dados loja virtual'
- Selecione a loja da Americanas Marketplace
- No seletor Enviar Dados NFe, selecione 'Sim'
- Clique em 'Enviar', para iniciar o envio do XML
O resultado do envio será exibido após alguns instantes.
IMPORTANTEPara efetuar o envio do XML da nota fiscal para o Fulfillment da Americanas Marketplace, a unidade de negócio dos pedidos deve ser do tipo fulfillment. Caso a unidade não for fulfillment, apenas será enviada a chave de acesso da NF e a troca de status do pedido para faturado. |
Controle de estoque
OBSERVAÇÃOA partir do dia 13/11/2019 e dia 20/11/2019 (demais clientes), o controle de estoque do Fulfillment passa a ser realizado totalmente pela Americanas. Por este motivo, o controle de estoque no Bling se torna opcional. |
Caso não tenha realizado os passos 1 e 3 da configuração, não efetue o lançamento de estoque ao atender os pedidos Fulfillment.
O depósito criado em sua conta, no Passo 1 da configuração, irá refletir as saídas de estoque do Fulfillment, ele serve apenas para fins de consultas e relatórios.
A importação de produtos, no Passo 3 da configuração, irá gerar balanços no seu depósito para que a quantidade em estoque fique de acordo com o CD Fulfillment. Este passo não é obrigatório.
Se desejar manter o estoque no Bling íntegro em relação ao Fulfillment da Americanas Marketplace, ao longo da operação, todas as notas fiscais destinadas ao Fulfillment (entrada, saída ou transferência) devem ter o estoque lançado neste depósito específico. Se outra plataforma estiver interagindo com o estoque do Fulfillment, os lançamentos deverão ser realizados manualmente no Bling.