Causa
Essa rejeição ocorre quando você tenta emitir uma nota fiscal com uma numeração que já foi utilizada anteriormente pela sua empresa.
A Sefaz não permite que duas notas fiscais diferentes da mesma empresa tenham o mesmo número, cada nota precisa ter uma numeração única e sequencial.
|
Como resolver
Para corrigir essa rejeição, você precisa identificar qual foi o último número de nota fiscal emitido pela sua empresa e, a partir dele, definir o próximo número sequencial.
Por exemplo:
- Se a última nota emitida foi a número 15, a próxima deverá ser a 16
- Você não pode reutilizar o número 15, pois ele já está registrado na Sefaz
Dessa forma, entre em contato com sua contabilidade ou consulte na Secretaria da Fazenda do seu estado qual foi o último número de nota fiscal emitido.
Após isso, abra sua nota rejeitada no Bling e ajuste o campo 'Número', informando o próximo número sequencial, conforme a orientação da sua contabilidade.
Por fim, salve a nota e realize o envio novamente.
Se quiser que esse novo número fique salvo como base para as próximas notas, veja o artigo: Como alterar o próximo número da nota fiscal?
- Se você não tiver contador, consulte o sistema anterior onde as notas eram emitidas para verificar a última numeração usada.
- O Bling não tem acesso às notas fiscais emitidas em outros sistemas, então essa informação precisa ser obtida fora dele.
- Se você for MEI e não tiver mais acesso ao emissor antigo, entre em contato com o SEBRAE ou com a Secretaria da Fazenda do seu estado para consultar essa informação.