O pedido de venda tem o objetivo de registrar a intenção do cliente de adquirir uma mercadoria da sua loja. Diferente da nota fiscal, o pedido de venda pode ser registrado sem tributações, apenas com os dados do cliente e os produtos selecionados.
Para inserir um pedido de venda, acesse Vendas > Pedidos de Venda e clique em Incluir pedido.
Nos campos do Cliente, Vendedor e Item, se esses dados já tiverem sido cadastrados, basta buscá-los escrevendo parte do nome.
Dados da venda
Cliente
Se o cliente ainda não está cadastrado, clique no ao lado do nome do cliente e abrirá as informações referente ao seu cadastro que poderão ser completadas.
Caso precise editar os dados do cliente, basta clicar no desenho do lápis à frente do seu nome, e alterar as informações na janela que será aberta.
Ao editar os dados na venda, eles também serão alterados no cadastro do cliente.
Após inserir um cliente, você pode acessar:
Se há pessoas de contato (para quando se trata de empresas).
Pesquisar informações sobre o contato.
Informações referente às "Últimas registros de vendas" do contato.
Será mostrado o histórico das vendas por produtos e histórico financeiro deste cliente.
Se preferir, pode completar os dados inserindo o vendedor e loja nos campos à frente do cliente.
Produto
Procure os itens (produtos ou serviços) cadastrados e insira a quantidade de itens vendidos de cada produto.
Se for um produto com estrutura (kits), você poderá adicionar outros componentes.
Clicando no ícone , abrirá os dados referente aos componentes que formam o produto.
Ou insira um produto novo incluindo o nome e a unidade, ao salvar a venda ele será incluído no cadastro de produtos, onde você pode completar os dados dele e inserir estoque.
Para produtos simples, você encontrará:
1- Informações do item: Traz as últimas vendas deste item para este cliente.
2- Todos os depósitos: Estoque deste produto em todos os depósitos (quando há mais de um depósito cadastrado).
3- Depósito da Loja: Estoque deste produto no depósito da loja selecionada: Estoque verde o produto está dentro do estoque mínimo definido para ele.
Amarelo o estoque do produto estará abaixo do mínimo ao salvar a venda.
Você define o estoque mínimo no cadastro do produto. Vermelho o estoque do produto está negativo.
4- Lixeira: Excluir o produto desta venda.
5- Adicionar outro item: Para incluir outro item na venda.
É possível adicionar até 1500 itens no pedido.
Detalhes da venda
Nos detalhes da venda poderá informar data prevista de faturamento e número da ordem de compra, se houver.
O número de pedido de venda segue a sequência de suas vendas registradas.
Caso queira alterar a sequência, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Vendas > Vendas. Na opção 'Próximo Número', clique no símbolo do lápis
para editar.
Para deixar o número do pedido de venda sempre editável, nessa mesma tela, mais abaixo, ative a opção 'Editar número do pedido de venda' e salve no final da página.
Pagamento
Para informações de pagamentos, você encontrará:
- Condições de pagamento
- Gerar as parcelas inseridas na condição
- Categoria (possibilitará a visão no relatório DRE)
- Formas de pagamento de cada parcela
- Informações complementares e opção de excluir uma parcela
Na Condição de pagamento preencha:
- À vista preencha com "0".
- Para parcelas com um mês de diferença digite "5x", o sistema irá gerar 5 parcelas com 30 dias de diferença entre elas.
- Para parcelas com menos dias, pode-se usar a configuração: "15 30 60...".
Após preencher as condições de pagamento, clique em GERAR PARCELAS.
Você pode definir formas de pagamento diferentes para cada parcela.
Preenchendo a forma de pagamento, você poderá lançar contas depois que salvar a venda, assim garante um relatório completo de suas finanças.
Transportador
Preencha as informações do transportador, se houver.
Se já tiver o cadastro dele no sistema, você poderá usar a busca digitando os primeiros caracteres.
Inclua as outras informações, como: por quem será pago, a quantidade de volumes e o peso em Kg, entre outros.
Se possuir uma logística e serviços cadastrados, você poderá inseri-los no campo Logística
Se o endereço de envio diferir do endereço da nota, clique nesta informação e abrirá os campos para preencher os dados do endereço.
Dados adicionais
É possível inserir informações da venda, como:
- Observações: As informações inseridas nesse campo serão impressas na veda, na fatura e transferida para as observações da nota (se for gerada a nota a partir desta venda).
- Observações internas: Informações internas do pedido que não serão impressas.
Salve a venda após finalizar o preenchimento.
Veja também:
Como gerar a nota fiscal a partir da venda
Como alterar a situação do pedido de venda
Como enviar um pedido de venda para o cliente por e-mail ou Whatsapp