No seu painel de pedidos de venda, você pode controlar suas vendas determinando situações para cada tipo de operação.
As situações já cadastradas no seu sistema, são:
Em Aberto: Estado inicial do pedido criado manualmente ou importado, que não tenha sido gerada nota ou mudado status manualmente.
Em Digitação: Quando o vendedor fez o pedido, mas ele ainda não foi finalizado. Nesse caso, podem ser inseridos novos itens.
Venda Agenciada: Venda em consignação.
Em Andamento: Para o pedido que já está fechado, mas ainda não foi entregue.
Cancelado: Deve ser alterado manualmente, caso a venda seja cancelada, ou através da integração com a loja virtual, se possuir essa funcionalidade.
Atendido: O pedido é alterado para atendido automaticamente ao gerar nota fiscal.
Verificado: É uma função exclusiva do checkout de pedido, quando fizer a conferência usando o checkout, o pedido fica com a situação de verificado.
Veja como alterar as situações dos pedidos de duas formas
Individual
Para realizar essa operação de forma individual acesse Vendas > Pedidos de Venda:
- Na mesma linha do pedido, clique nos três pontos
- Clique na situação que deseja alterar
- Verifique as informações e clique em OK
Em lote
Para realizar essa operação em lote (mudar vários pedidos para uma mesma situação):
- Selecione os pedidos que deseja alterar
- Em seguida, clique na opção Mudar situação dos pedidos selecionados
- Selecione a situação, uma descrição (caso queira)
- Em seguida, clique em OK
Veja também:
Como criar novas situações