Causa
A rejeição ocorre quando a nota fiscal é emitida para um cliente que possui Inscrição Estadual (IE), porém ela não está informada na nota.
ATENÇÃOAntes de corrigir as informações da nota, verifique se não há lançamentos de Contas e Estoque. |
Como resolver
Será preciso verificar se há Inscrição Estadual vinculada ao CNPJ do Destinatário desta NF-e.
Para isso, consulte o CNPJ do Destinatário no Sintegra
Se existir uma Inscrição Estadual vinculada a este CNPJ, será necessário adicioná-la no formulário da nota.
Para isso, acesse o menu de notas fiscais:
- Abra a nota rejeitada
- Na mesma linha do nome do contato, clique no 'ícone do lápis'
- Na seção de 'Dados', no campo de 'Contribuinte' informe a opção '1 - Contribuinte ICMS'
- Em seguida, no campo 'Inscrição Estadual' informe a IE do seu cliente
- Clique em 'Ok'
Após corrigir e salvar o formulário, emita esta nota novamente.
Se o cliente não tiver Inscrição Estadual mencionada no Sintegra, pode ser que a empresa dele tenha sido criada há pouco tempo e ainda não foi concluída a habilitação na Secretaria da Fazenda.
Nesse caso, é necessário aguardar até que a situação do cliente se regularize para emissão de nota.