A seção de transportador da nota é opcional, mas pode ser utilizada para inserir os dados da transportadora responsável pela entrega do item.
Existe também a possibilidade de inserir um serviço de uma integração logística, para geração de etiqueta e rastreamento.
Na seção de 'Transportador/Volumes' é possível escolher entre as opções:
-
Não haverá transporte
- Transporte com logística cadastrada
- Inserir transportadora manualmente
Transporte com logística cadastrada
-
Esta opção é selecionada quando há uma logística integrada com o Bling.
A logística deve estar cadastrada no menu de Integrações Logísticas.
Se selecionada, abrirá os campos do Serviço da logística, que também devem estar previamente configurados.
- Frete por conta (obrigatório): É preciso escolher entre as modalidades:
› 0 - Contratação do Frete por Conta do Remetente (CIF): O fornecedor é o responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, e os custos são diluídos no valor da mercadoria. O manuseio e entrega são de responsabilidade da empresa contratante. Sendo assim, a mercadoria só será considerada Entregue quando está em posse do cliente.
É comum ser utilizado para empresas que vendem diretamente ao consumidor final.
› 1 - Contratação do Frete por Conta do Destinatário (FOB): O comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria. O cliente se responsabiliza pelo transporte e manuseio, inclusive pelo seguro e pelo pagamento do frete. Porém, isso só é feito após a entrega da carga no destino. Essa modalidade é muito utilizada em negociações de empresa para empresa (B2B), os dois possuem conhecimento sobre transporte e costumam ter parcerias com transportadoras, o que facilita e agiliza o processo.
› 2 - Contratação de Frete por conta de Terceiros: utilizado quando o frete não é por conta do Emitente nem do Destinatário, e sim de uma terceira empresa.
› 3 - Transporte Próprio por conta do Remetente: neste caso, o vendedor se responsabiliza por entregar o produto por veículo próprio ou da empresa.
› 4 - Transporte Próprio por conta do Destinatário: o comprador busca o produto com veículo próprio, sem contratação de empresa terceirizada para o transporte. - Logo abaixo, é necessário preencher os dados da transportadora.
Caso tenha uma transportadora inserida na configuração do serviço selecionado, os dados serão preenchidos automaticamente.
Caso queira inserir a transportadora na configuração, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem, e clique em ‘Configurações de Integrações’. Abra a logística, remova os serviços, e adicione novamente, informando uma transportadora no campo ‘Transportadora’.
Inserir transportadora manualmente
Caso você opte por selecionar a opção de 'Inserir transportadora manualmente', você poderá preencher os dados manualmente.
Se o contato do transportador já estiver cadastrado no menu de Cadastro > Clientes e Fornecedores, busque apenas pelo nome.
-
Nome: Informe o nome da transportadora
-
Placa do Veículo: Número da placa do veículo que irá transportar a carga
-
UF veículo: Estado que consta na placa do veículo
-
RNTC: Registro Nacional de Transportador de Carga (ANTT)
-
CNPJ/CPF: CNPJ ou CPF do transportador, se for informado o CNPJ
-
Inscrição Estadual: Se necessário, preencher o campo de inscrição estadual
- Estado
- Município
- Endereço da transportadora
Dados do volume
-
Quantidade: Quantidade de volumes que será transportado
-
Peso Bruto: Peso bruto dos produtos em kg
Essa informação deve estar preenchida no cadastro do produto.
-
Peso Líquido: Peso líquido dos produtos em kg
Essa informação deve estar preenchida no cadastro do produto.
- Numeração do volume
-
Espécie: Tipo de carga, como: Volume(s), Unidade(s), Caixa(s), Pacote(s), Envelope(s), Pallet(s), Saco(s) e Outros
-
Marca: Marca, identificação ou marcação do volume
- Endereço de entrega diferente da cobrança: Se selecionada, abrirá os campos de endereço de entrega do cliente, para quando difere do endereço de cobrança
Palavras-chave: CIF, FOB, transportador na nfe,