No Bling, você pode realizar diferentes ações ao emitir uma nota fiscal. Mas é ainda mais fácil se essas ações acontecerem automaticamente, não é mesmo?
Você pode configurar para que o sistema, ao emitir uma NF-e, faça:
- O lançamento de contas a receber ou pagar da nota
- O lançamento de estoque
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O envio da NF-e para seu cliente, via e-mail
Veja neste artigo:
Como habilitar manualmente as opções ao emitir a nota
No menu Vendas > Notas fiscais ou em Suprimentos > Notas de entrada, você pode emitir a nota ao selecioná-la e clicar em 'Enviar NF-es selecionadas', ou ao clicar nos três pontos e utilizar a opção 'Enviar nota fiscal'.
Em ambos os cenários, você verá as seguintes opções:
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Enviar nota fiscal por e-mail: Selecione essa opção para enviar o XML e PDF da nota emitida para o e-mail do seu destinatário.
O envio por e-mail apenas ocorrerá se na nota estiver preenchido o e-mail do destinatário, ou se você preencher o e-mail manualmente ao ativar esse campo.
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Lançar estoque: Com essa opção habilitada, o Bling fará a movimentação dos produtos no estoque selecionado, conforme a quantidade de itens inseridos na nota.
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Lançar contas: Caso você tenha informado parcelas na nota, ao ativar essa opção, o sistema irá registrar os lançamentos financeiros conforme a data, valor e forma de pagamento que você preencheu.
Se você não inseriu parcelas na nota, o lançamento financeiro não será registrado.
Como automatizar ações ao emitir a nota
Para automatizar os lançamentos de estoque e contas, ou enviar a nota por e-mail ao cliente, acesse o ícone de engrenagem e clique em 'Todas as configurações > Notas fiscais > Configurações de NF-e'.
Em seguida, na seção 'Configurações gerais', habilite as opções desejadas:
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Lançar estoque ao emitir ou cancelar nota: Mantenha ativado se deseja que o Bling lance automaticamente a movimentação de estoque em suas notas. Além disso, ao cancelar uma nota já emitida, o lançamento do estoque será removido automaticamente (desde que o lançamento original tenha sido efetuado pela nota).
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Lançar contas ao emitir ou cancelar nota: Ative essa opção se deseja que o Bling registre movimentações financeiras, conforme as parcelas inseridas na nota. Se a nota for cancelada, os lançamentos financeiros serão removidos automaticamente.
- Marcar envio de e-mail ao emitir nota manualmente: Habilite essa opção para o Bling enviar o XML e PDF da nota emitida para o e-mail do seu cliente.
- O Bling fará o lançamento automático conforme o tipo da nota. Ou seja, se for uma nota de saída (como NF-e de Venda), será registrada a movimentação de 'saída' no depósito padrão da loja. Mas se você emitir uma nota de entrada (como Nota de Compra ou de Devolução de Venda), o sistema irá incluir o lançamento de 'entrada' no depósito padrão da loja.
- Ao cancelar uma nota, o lançamento de estoque ou contas só será estornado caso o lançamento foi realizado pela nota. Se o lançamento ocorreu no pedido de venda, não será estornado. Sendo necessário estornar diretamente na venda.
- O envio por e-mail apenas ocorrerá de forma automática se na nota estiver preenchido o e-mail do destinatário.
Por fim, salve no final da tela.
Não! Quando você acessar o sistema e iniciar a primeira emissão da nota, os campos estarão habilitadas conforme as opções definidos na configuração da sua conta.
Se desejar, você pode alterar manualmente durante a emissão, mas isso não irá modificar as configurações padrões que definiu no Bling.
Ao iniciar a segunda emissão da nota, as opções serão habilitadas de acordo com a escolha realizada na última emissão.
No entanto, essas opções ficarão armazenadas apenas na sessão do seu usuário. Ou seja, serão respeitadas até o momento que você sair do sistema (logout). Ao realizar um novo acesso da sua conta (login), as opções serão marcadas conforme está definido nas configurações do seu sistema.