Causa
Esta rejeição ocorre na tentativa de cancelar uma nota ou emitir uma carta de correção para uma NF-e inexistente no banco de dados da SEFAZ nacional.
A Nota Fiscal pode constar inexistente na SEFAZ Nacional em algumas situações:
- NF-e emitida em contingência
- Falha no processamento da SEFAZ
- NF-e aguardando autorização/em processamento na SEFAZ
- NF-e emitida em ambiente de homologação sendo referenciada em ambiente de produção
Como resolver
Primeiramente, verifique a situação da Nota Fiscal no Bling.
- Acesse o menu 'Vendas > Notas Fiscais'
- Em seguida, localize a nota que apresentou o erro
- Confira a situação da nota fiscal na coluna 'Situação'
Nas situações 'Pendente' ou 'Rejeitada' você pode abrir a nota e editar a informação incorreta e enviar a nota (em caso de correção) ou inutilizar a numeração (em caso de cancelamento).
ATENÇÃOAs situações 'Consultar situação' ou 'Consultar recibo' indicam que ocorreu uma demora no processamento da nota, neste caso, é necessário consultar a situação. |
Se a nota estiver com as situações 'Autorizada' ou 'Emitida DANFE' recomendamos que verifique a situação da Nota Fiscal utilizando a chave de acesso no portal da SEFAZ.
Verificar situação da Nota Fiscal na SEFAZ
Para verificar, primeiramente, obtenha a chave de acesso da NF-e no Bling.
- Acesse 'Vendas > Notas Fiscais'
- Na mesma linha da NF-e, clique no 'menu de 3 pontos' e selecione 'Outras opções de NF-e'
- Em seguida, ao lado do campo 'Chave de acesso' clique em 'Copiar'
Com a chave copiada, acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica para realizar a consulta.
- No portal, clique em 'Consultar NF-e'
- Em seguida, cole a chave de acesso no campo 'Chave de Acesso da NF-e'
- Clique em 'Sou Humano' e logo após em 'Continuar'
Em seguida, a SEFAZ retornará o resultado da consulta, que podem ser os seguintes:
Retorno: 'NF-e INEXISTENTE na base nacional, favor consultar esta NF-e no site da SEFAZ de origem'
Este retorno significa que a chave de acesso não consta no servidor da SEFAZ nacional, neste caso, realize algumas verificações.
- Disponibilidade dos serviços da SEFAZ no seu estado, nesta lista
Caso esteja com instabilidade ou servidor de contingência ativado aguarde a normalização. - Consulte a chave de acesso no portal da SEFAZ do seu estado
Caso a NF-e não seja localizada, verifique se a situação da NF-e no Bling.
Retorno: 'Situação Atual: Autorizada (Ambiente de autorização: produção)
Este retorno significa que a Nota Fiscal possui chave de acesso válida no servidor da SEFAZ nacional, neste caso, aguarde alguns minutos e repita o processo desejado (cancelar NF-e ou emitir carta de correção).
Retorno: 'Situação Atual: Autorizada (Ambiente de autorização: homologação)
Este retorno significa que a Nota Fiscal foi emitida no ambiente de homologação da SEFAZ nacional.
Caso seu sistema esteja no ambiente de produção é necessário alterar o ambiente antes de realizar qualquer processo nesta nota.