Ao lançar contas de um pedido de compra ou nota de entrada com uma forma de pagamento destinada ao Conta a Receber/Pagar, ela ficará registrada no módulo de Contas a Pagar.
Dependendo da data definida na condição de pagamento, ela pode estar registrada como:
- Atrasada
- Em aberto
- Paga
Abaixo, você vai ver:
- Como dar baixa total em uma conta a pagar
- Como dar baixa parcial em uma conta a pagar
- Como dar baixa em conta a pagar de forma agrupada
Baixa total em uma conta a pagar
Para dar baixa total em uma conta que está Em aberto ou Atrasada, acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar:
- Localize a conta do fornecedor, e na mesma linha da conta, clique nos três pontos
- Em seguida, clique em 'Baixa total do pagamento'
- Confirme o destino da conta, a data e o valor
- Clicando em 'Mais Opções' é possível editar o pagamento
- Após, clique em 'Baixar pagamento'
Baixa parcial em uma conta a pagar
Para dar baixa parcial em uma conta que está Em aberto ou Atrasada, acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar:
- Localize a conta do fornecedor, e na mesma linha da conta, clique nos três pontos
- Em seguida, clique em 'Baixa parcial do pagamento'
- Confirme o destino da conta, a data e o valor
- Digite o valor que realizará a baixa no campo 'Valor pago'
- Após, clique em 'Ok'
Baixa em conta a pagar de forma agrupada
Você ainda pode baixar mais de uma parcela de forma agrupada.
Para realizar este procedimento, acesse o menu Financeiro > Contas a pagar.
Localize as contas que possuem o valor total do registro no extrato, e verifique se as datas correspondem à data do extrato.
Após localizar as contas, realize o seguinte procedimento:
-
Selecione as contas
- Clique em 'Baixar selecionados'
- A data de recebimento deve ser igual à data do extrato
- Deixe ativada a opção 'Recebimento agrupado'
- Em seguida, clique em 'Baixar pagamentos'
Desta forma, a conta será registrada como 'Paga', e o valor poderá ser localizado em Financeiro > Caixas e Bancos.
Veja também:
Como dar baixa parcial em uma conta