Imagens interativas
Após realizar a sua integração com a Shopee, é possível importar os pedidos para o sistema, para a nota fiscal ser gerada e emitida.
Devido à variação da inserção do endereço na plataforma Shopee por seus usuários, pedimos que validem a integridade dele, antes de efetuar o envio da mercadoria, a fim de evitar possíveis transtornos como 'Endereço Não Encontrado'.
Importação manual de pedidos por data (ou mais filtros)
Se você já possui vendas na sua loja virtual, poderá importar os pedidos anteriores à integração manualmente.
Para isso acesse o menu 'Vendas > Importar pedidos manualmente'.
- Escolha a loja virtual que deseja importar os pedidos
- Clique em 'Visualizar'
Na tela com os pedidos, você encontrará:
- O menu de Filtros
Caso queira pesquisar um pedido específico, digite o Número do pedido com o número exato do pedido. Se houver letras, elas devem ser incluídas com a informação exata do painel. Por exemplo, para pedidos que tenha letras maiúsculas, elas devem ser pesquisadas como letra maiúscula neste campo também.
- A opção para importar o pedido para Vendas, individualmente
- Importar pedidos em lote, selecionando os pedidos que deseja importar
Os pedidos podem não aparecer por alguma seleção do filtro. Verifique se as opções do filtro incluem o período de suas vendas na loja e clique em 'Filtrar' para exibir a listagem de pedidos.
Após importar, os pedidos estarão no módulo de pedidos de vendas.
Você poderá conferir e gerar a nota fiscal.
Para o produto ser reconhecido no pedido de venda, é necessário que ele tenha o mesmo SKU no Bling e na plataforma.
Além disso, recomendamos que a opção 'Na importação através da API, buscar produtos por código ou descrição', esteja selecionado como 'Código'.
Para verificar a opção clique no menu 'Meu perfil' e em seguida em 'Todas as configurações > Integrações > Configurações de lojas virtuais'.
Importação automática (para pedidos novos)
Depois que a compra for efetuada na loja, o pedido pode aparecer automaticamente no Bling, no menu de ‘Vendas > Pedidos de venda’.
Assim, você poder gerar a nota e imprimir as etiquetas em poucos cliques.
Para ativar a importação automática, clique no ícone da Central de Extensões .
Em seguida, entre na aba 'Minhas instalações' e clique sobre a sua integração ativa da Shopee.
No canto esquerdo da tela, clique em 'Integração automática de pedidos':
-
Ative a opção 'Situação da importação automática de pedidos'
-
Em ‘Mapeamento dos status entre as plataformas’, a coluna ‘Canal de venda’ representa as situações da Shopee, e na coluna ‘Bling’ é possível visualizar as situações de pedidos do sistema.
Nesse local, você pode configurar qual a situação que o pedido deve ser importado e atualizado no Bling, conforme a situação da loja. E para que isso ocorra corretamente, recomendamos que configure da seguinte forma:
Aguardando Pagamento › Em aberto
Pronto para Envio › Em andamentoATENÇÃO
Quando o pedido do seu cliente for 'Pago', o status do pedido mudará na Shopee para 'Pronto para Envio', assim, os dados do cliente serão carregados aqui no Bling.
Se você ativou a opção ‘Automatizar emissão de nota fiscal’, o sistema irá configurar automaticamente
essa situação para atualizar no Bling como 'Atendido'. Por conta disso, o sistema não permite alterar a situação da coluna 'Bling', pois assim que o pedido for importado, é gerado e emitido a nota fiscal.
Cancelado › Cancelado
Configure o sistema para estornar o estoque, assim que o pedido for cancelado na loja
Enviado › Atendido
Cancelando › Cancelado
Configure o sistema para estornar o estoque, assim que o pedido for cancelado na loja
Processado › Atendido
Completado › Atendido
E para evitar futuros erros, recomendamos que configure o mapeamento conforme as instruções acima.
Assim que o cliente realizar a compra na Shopee, o pedido será criado na situação 'Aguardando pagamento'. No exemplo acima, configuramos para que esse pedido seja importado para o Bling na situação 'Em aberto'.
E assim que o seu cliente realizar o pagamento, na Shopee o pedido passará a ser 'Pronto para envio', e o pedido no Bling mudará automaticamente para a situação 'Em andamento', conforme configurado na imagem acima.
Outra situação importante é a de 'Cancelado'. Assim que o pedido da Shopee for alterado para a situação 'Cancelado' ou 'Cancelando', configuramos para que o pedido do Bling mude automaticamente para 'Cancelado' também.
A funcionalidade de importação automática de pedidos facilita o seu a dia a dia, mas é importante configurar da forma correta.
Por isso, recomendamos que configure o mapeamento conforme a imagem acima.