A Shopee passou por uma atualização nas suas categorias relacionadas a autopeças, o que requer que alguns usuários vinculem novamente as categorias dos seus produtos desse segmento no Bling com as novas categorias da plataforma Shopee.
Isso é necessário para garantir que seus produtos sejam corretamente exportados para a Shopee e atualizados no painel de vendas.
Veja neste artigo:
- Prazo para atualização
- Onde verificar se é necessário atualizar as Categorias
- Como criar e vincular as Categorias no Bling
-
Como exportar o produto com a Categoria atualizada para a Shopee
Prazo para atualização
Você tem até o dia 28/02/2025 para realizar a atualização da categoria. Caso ultrapasse esse prazo, a Shopee exibirá a mensagem:
Essa categoria foi encerrada pela Shopee. Vincule uma nova e mapeie os campos customizados.
Neste caso, será necessário atualizar a categoria e exportar novamente o produto.
Onde verificar se é necessário atualizar as Categorias?
Você poderá verificar se é necessário atualizar a categoria de seus produtos de várias formas:
-
Carrinho multiloja
- Tela de edição do cadastro do produto
- Cadastro de Categorias de produtos
-
Tela de vinculação de Categorias multiloja
Como criar e vincular as Categorias no Bling
Passo 1) Vincule as categorias com a Shopee
Como você já possui as categorias cadastradas no Bling, apenas será necessário fazer a vinculação delas com a Shopee novamente.
Para isso, acesse o menu Cadastros > Categorias de produtos.
- Clique em 'Vincular categorias multiloja', do lado direito da tela
-
Selecione a loja virtual
- Clique no ícone
à frente e selecione as opções de vínculo
Localize a categoria que cadastrou no Bling e relacione-a à categoria correspondente da sua loja da Shopee.
- Para as categorias serem vinculadas corretamente à Shopee, é necessário respeitar a árvore de categorização presente na plataforma. Portanto, a subcategoria criada deve ser vinculada à respectiva subcategoria da Shopee. Bem como, a categoria principal, à respectiva categoria principal da Shopee.
- A Shopee fornece algumas categorias em inglês para o vínculo, e não é possível alterar.
Por fim, clique em 'Salvar'.
Algumas categorias da Shopee exigem campos extras preenchidos no cadastro do produto como requisito para exportação.
Sendo assim, você poderá criar um campo customizado no cadastro do produto do Bling conforme a categoria que aquele produto pertence na Shopee.
Passo 2) Selecione as categorias e os campos nos produtos
Após verificar se a categoria vinculada possui campos customizados obrigatório, você pode inserir a categoria em seus produtos.
Para inserir a categoria em seus produtos acesse o menu Cadastros > Produtos:
- Selecione os produtos que pertencem a mesma categoria
- No menu do lado direito da tela, clique em 'Incluir categorias para selecionados'
Na tela de atualização de categorias:
-
Selecione a loja da Shopee
- Selecione o último nível de categoria para estes produtos
- Se não existem categorias no carrinho verde destes produtos, recomendamos deixar selecionado a opção 'Adicionar'. Mas se existem categorias no carrinho verde destes produtos, recomendamos deixar selecionado a opção 'Sobrescrever' para ocorrer a substituição da categoria atual
- Em seguida, clique em 'Incluir categoria aos produtos'
Por fim, abra o produto e preencha os campos customizados obrigatórios.
Em seguida, clique em 'Salvar produto'.
Como exportar o produto com a Categoria atualizada para a Shopee
Após atualizar a categoria e inserir os campos customizados no produto, é momento de exportar o item para a Shopee.
Para isso, acesse Cadastros > Produtos:
-
Selecione os produtos que deseja exportar
Para produtos com variação, selecione apenas o produto pai.
- Clique em 'Exportar produtos multiloja'
- Escolha a integração da Shopee
- Se houver mais de um depósito, selecione qual deseja considerar para estoque desses produtos
- Clique em 'Exportar produtos'