Imagens interativas
O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online. Oferecendo cotação de frete com uma grande variedade de serviços logísticos e preços mais baixos, em razão do volume de envios que possui com as transportadoras parceiras.
ATENÇÃO
Esta é a nova versão da integração, desenvolvida nativamente pelo Bling.
Se você possui a versão personalizada da integração e deseja utilizar a nova versão, basta seguir os passos deste manual.
O que é preciso
Para utilizar a integração é necessário ter uma conta no Melhor Envio.
Crie sua conta Melhor Envio aqui no Bling!
Para isso, clique em 'clique aqui'.
-
Preencha os dados solicitados e crie uma senha para sua conta do Melhor Envio
- Para continuar, marque a opção de 'Aceito que utilizem meus dados pessoais'
Ao preencher este formulário, você também estará enviando os dados cadastrais da sua empresa no Bling, como regime tributário, CNAE e endereço. O Melhor Envio usará essas informações para aumentar o seu limite de envios e registrar o seu perfil.
Antes de continuar, revise todas as informações e leia os Termos de Uso e Políticas de privacidade do Melhor Envio. Em seguida:
-
Marque as opções de termos de uso e políticas de privacidade
-
Depois clique em 'Cadastrar conta'
Pronto! Você criou uma conta no Melhor Envio.
Agora é só continuar a configuração no Bling
Veja o passo a passo abaixo
Configuração no Bling
Para autenticar a sua integração com a Melhor Envio:
- Clique no ícone da Central de Extensões no menu superior
- Pesquise pela integração da Melhor Envio
Já tem uma conta no Melhor Envio? Clique em 'configurar conta' para começar a configuração.
Caso não tenha, veja como criar a conta a partir do Bling
Vamos conectar sua conta do Bling com o Melhor Envio:
-
Nome da logística: Crie um nome para a integração
Exemplo: Melhor Envio
- Clique em 'Avançar'
Não se preocupe, o token de autenticação é preenchido automaticamente ao clicar em ‘Avançar’
Você será direcionado para o site do Melhor Envio para autorizar o aplicativo Bling.
Caso não esteja logado no Melhor Envio, é só realizar o login.
E se você já estiver logado, aparecerá a seguinte tela:
Ao clicar em 'Autorizar', você deverá dar permissão e seguir o preenchimento do formulário:
- Preencha CNPJ e IE, caso sejam diferentes do cadastrado no Melhor Envio
- Customize prazo e valores adicionais ao frete, caso desejar
- Habilite os serviços de entrega que pretende utilizar
- Preencha as dimensões do pacote padrão.
- Configure o seguro:
› Sempre: todos os seus envios serão segurados conforme o valor dos seus pedidos.
› Só quando necessário: seus envios serão segurados somente para transportadoras privadas.
- As opções de Mão Própria e Aviso de Recebimento dos Correios estarão disponíveis apenas no momento da cotação no Bling
Saiba mais sobre a cotação
- Está utilizando a Jadlog? Se sim, selecione a sua agência de postagem
Após autorizar o aplicativo, você será direcionado de volta para o Bling, e o token de autenticação será preenchido.
Para continuar a configuração, clique em 'Avançar'.
Configuração
-
Modelo de Etiqueta: O modelo Padrão Logística gera o modelo padrão dessa logística.
No caso do Melhor Envio, as etiquetas são impressas diretamente no Melhor Envio.
Não é possível customizá-las no Bling.
-
Enviar remessas de postagem automaticamente ao autorizar a NF
Ao autorizar uma nota fiscal, o sistema irá criar uma remessa de postagem com os objetos da NF e enviá-la para a sua integração.
A opção ignora objetos que já estiverem em remessas enviadas.
-
Enviar o número do pedido na loja: o número do pedido na loja virtual aparecerá no topo das etiquetas do Melhor Envio.
- Tipo de Cotação de Frete: selecionando 'Produto', você poderá gerar a cotação de frete por produto, ao importar pedidos de lojas virtuais e API, ou gerar pedidos de venda e notas fiscais.
A cotação por produto gera os volumes (objetos de postagem) automaticamente, com base nas medidas dos produtos.
Para o sistema realizar a cotação é necessário ter caixas cadastradas no painel do Melhor Envio e dimensões dos produtos preenchidas no Bling
Rastreamento
- Você pode personalizar a URL de Rastreamento
Por padrão, a URL será enviada para o cliente com o código de rastreio do pedido, mas você pode utilizar outras variáveis para utilizar neste link, como o número do pedido, da remessa ou de algum outro dado (dependendo da necessidade da logística utilizada).
- Sempre que a entrega do pedido for atualizada, seu cliente receberá um e-mail automático. Ao ativar a opção, você também pode selecionar as situações de rastreamento que deseja notificar seus clientes.
- Você também pode configurar uma mensagem de rastreamento
Esta mensagem será enviada quando o código de rastreio for enviado por e-mail para o seu cliente.
- Você poderá configurar uma mensagem que será utilizada para enviar o acompanhamento do pedido, ou seja, envia as informações da situação atual da entrega na integração logística.
Ativar os Serviços de Entrega
ATENÇÃOO Bling disponibiliza os serviços conforme estão liberados na sua conta da Melhor Envio. Caso você modifique algum serviço na plataforma Melhor Envio, a modificação será refletida igualitariamente no Bling, assim como se algum serviço for ativado ou desativado no Bling, irá refletir na Melhor Envio. |
Nesse menu:
- É possível ativar manualmente os serviços oferecidos aos clientes na loja virtual
- Clicando em 'Ver detalhes' você pode adicionar uma transportadora, prazo adicional e configurar os IDs Logísticos
Veja todos os detalhes logo abaixo
Detalhes do serviço de entregaAqui, você pode verificar todos os detalhes do serviço de entrega:
|
ATENÇÃO
|
Ativar os Serviços de Entrega
Neste menu, você poderá escolher os valores de referência para utilizar nos serviços adicionais, como 'Total de pedido de venda' ou 'Total dos produtos' e ativar os serviços que você deseja utilizar, preenchendo o valor do serviço escolhido.
Para finalizar a configuração, clique em 'Salvar'.