Imagens interativas
![]() Primeiramente, é necessário certificar-se de que o serviço logístico foi inserido nas vendas. Para isso, acesse em Vendas > Notas Fiscais ou em Vendas > Pedidos de Venda e note se há o ícone da sua logística ![]() Caso haja o ícone da logística, basta prosseguir à geração e envio da remessa. Se não houver, será necessário inserir o serviço manualmente na venda ![]() |
A integração com a Melhor Envio disponibiliza o processo de remessas de duas maneiras, sendo elas:
Geração e envio automático da remessa para a Melhor Envio
Para facilitar os processos logísticos, as remessas podem ser geradas e enviadas automaticamente assim que a nota fiscal é autorizada (enviada à SEFAZ). Para isso, basta habilitar a opção nas configurações da integração logística.
Para configurar a automação das remessas, posicione o mouse sobre a engrenagem , clique em Configurações de logística e clique na Melhor Envio.
Ao acessar as configurações da integração logística, siga:
- Clique na aba 'Configurações'
- Habilite o opção '
Após ativar essa opção, salve as configurações.
Envio manual da remessa para a Melhor Envio
Acesse o menu Vendas > Integrações Logísticas:
- Escolha a logística no topo da tela
- Selecione os objetos de postagem desejados
- Para finalizar, clique em '+ Gerar Remessa'
Após clicar em + Gerar Remessa, você será direcionado para a página da remessa, onde serão exibidos alguns dados da remessa e a lista com os objetos de postagem selecionadas anteriormente.
Nesse momento, o sistema validará os pedidos, conforme as regras da logística.
Caso tenha algum objeto com erros, ele será destacado, sendo necessário corrigir o erro para conseguir salvar a remessa.
Caso não tenha nenhum erro na remessa, clique em Salvar.
Veja como corrigir com um exemplo:
|
Para realizar o envio da remessa:
- Selecione a remessa
- No canto direito da tela clicar em Incluir no Carrinho
- Clique novamente em Enviar
- Para finalizar, clique em Concluir
Validação de etiquetas
Na validação das etiquetas podem ocorrer as seguintes situações:
Número da nota fiscal ou chave da NF-e devem ser preenchidos:
Se for gerada nota fiscal do pedido de venda, a nota deve ser autorizada antes de enviar as remessas, para que os dados fiscais sejam enviados juntamente.
Campos do remetente ou destinatário não preenchidos, ou ultrapassando o limite:
Quando um campo não for preenchido ou estiver ultrapassando o limite de caracteres, será exibida uma mensagem com a descrição do campo que deve ser ajustado.
Para ajustar os seus dados (remetente), posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Empresa > Alterar Dados da Empresa.
Dados de endereço como nome da pessoa, rua, número, bairro, cidade, estado e CEP devem estar devidamente preenchidos para ambos. Exclusivamente para o destinatário, o campo e-mail também é obrigatório.
Demais problemas de validação
As situações descritas abaixo são pré-validadas no Bling.
Quaisquer outros avisos ou erros, são resultantes da validação por parte do Melhor Envio.
Nestes casos deve-se avaliar a mensagem retornada, se possível deve-se corrigir o problema e enviar o pedido novamente. Caso não for possível resolver, deve-se entrar em contato com a equipe do Bling, informando a mensagem erro.
Remessas com múltiplos volumes:
Se a remessa possuir vários objetos (etiquetas) e houver problema nos dados de algum volume, ele pode ser rejeitado pelo Melhor Envio. Quando isso ocorrer, a remessa será separada entre os objetos aceitos e objetos rejeitados.
É possível reenviar a remessa de objetos rejeitados após corrigir os dados incorretos.
Unidade Azul Cargo Express ou LATAM Cargo inválida:
Atualmente, o Melhor Envio liberou os serviços da Azul Cargo e da LATAM Cargo, apenas para cotações de frete. O envio de etiqueta para o carrinho e sua impressão ainda não estão disponíveis via integração, estes passos devem ser realizados no painel do Melhor Envio.