Veja como é fácil ter o controle financeiro da sua empresa cadastrando as contas a receber no sistema e quais ações podem ser feitas a partir dessa conta.
Você pode cadastrar uma conta a receber de forma manual:
- Acesse o menu Finanças > Contas a Receber
- Clique em 'Incluir Lançamento'
- Adicione as informações que deseja registrar para este lançamento
- Clique em 'Salvar'
Apenas alguns campos são obrigatórios, são eles:
- Cliente, ou quem pagará a conta
- Vencimento
- Valor
ATENÇÃOLembrando que, para que a conta tenha o destino correto, depois de paga, é importante adicionar a forma de pagamento e o portador final do valor desta conta (exemplo: Banco X ou Caixa da empresa). Veja mais detalhes abaixo |
Detalhes dos campos
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Cliente: Digite parte do nome do cliente ou contato que fará o pagamento, ou faça uma busca clicando na lupa de pesquisa
Caso o cliente não esteja cadastrado, clique em '' para adicionar.
Saiba mais
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Vencimento Original: É adicionado automaticamente após a conta ser salva, e permanece, mesmo que a data de vencimento (próximo campo) seja alterada
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Vencimento: Data do vencimento desta conta
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Valor: Valor da conta
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Data de emissão: Data em que a conta foi registrada no sistema
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Nº Documento: Número para controle interno da empresa.
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Competência: Momento em que uma venda, custo e/ou despesa ocorreu
Veja mais informações sobre o Regime de Competência
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Nº do Banco: É adicionado automaticamente com o número preenchido no cadastro do banco
Veja como cadastrar seu contrato do banco para emissão de boletos
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Histórico: Uma descrição da conta pode ser adicionada para controle interno da empresa.
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Forma de pagamento: Meio que será utilizado para efetuar o pagamento.
Veja como cadastrar as formas de pagamentos aceitas pela sua empresa
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Portador: Pode ser selecionado com forma de pagamento, ou selecionado manualmente
O portador é o destino final do valor, ou seja, para onde o dinheiro entrará como crédito após receber a conta.
Veja como cadastrar um portador
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Categoria: categorias de receitas e despesa, importantes para Relatórios e DRE
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Vendedor: preencha caso a conta tenha sido feita por um vendedor.
Veja como cadastrar vendedores
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Ocorrência: Selecione se a conta é única ou recorrente (a mesma conta tem uma frequência: Parcelas, Semanal, Mensal, Trimestral, Semestral ou Anual.
Saiba mais
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Anexos: Você pode anexar um arquivo para ser registrado nesta conta
Após salvar a conta, ela ficará registrada.
Dependendo do vencimento, pode ter as situações:
- Recebida
- Atrasada
- Recebida parcialmente e atrasada
- Vencendo hoje
- Em aberto
- Recebido parcialmente, mas em dia
Você pode realizar os filtros para visualizar apenas as situações ou outros dados das contas que desejar e realizar uma série de ações nos menus laterais, como:
- Filtrar por Categoria, Situação, Tipo de Pagamento, Forma de Pagamento, Valor ou Número do documento
- Filtrar por período
- Excluir registros de contas
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Customizar as colunas de informações visíveis
DICA
Você pode customizar as colunas que deseja que estejam visíveis na listagem, além da ordem delas. Para isso, ative as colunas que desejar e clique em 'Aplicar'.
- Receber contas (dar baixa)
As contas a prazo também podem ser incluídas a partir das vendas, lançando contas.
Lançar e estornar contas de vendas
Veja também:
Como dar baixa parcial em uma conta?