As categorias de receita e despesa permitem a organização de registros financeiros, possibilitando consultas em relatórios para conferência de valores, bem como filtragem de registros em módulos financeiros.
Para configurar e adicionar categorias basta posicionar o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Todas as configurações > Finanças > Gerenciar categorias de receita e despesa'.
Na próxima tela serão apresentadas as categorias existentes em sua conta, permitindo diversas operações de edição:
- Incluir categoria (raiz)
- Editar categoria
- Outras opções
Incluir Categoria
Ao clicar em 'Incluir Categoria' no botão do lado direito, a tela de 'Nova categoria' será aberta:
- No campo 'Descrição' insira um nome para esta nova categoria
- Selecione o 'Tipo', podendo ser:
› Receita: Registros que geram crédito ao caixa (Entrada)
› Despesa: Registros que geram débito ao caixa (Saída)
› Receita e Despesa: Transições que geram uma receita e uma despesa - É possível definir qual grupo do DRE a categoria estará vinculada
Relatório DRE - Após preencher, clique em 'Adicionar'
Editar Categoria
Para editar uma categoria, clique em cima do desenho de lápis que aparece na frente da descrição da categoria ao passar o mouse sobre ela.
Você poderá editar as informações de Descrição, Tipo da categoria e Grupo de DRE.
Após editar, clique em 'Salvar'.
Incluir Subcategoria
A inclusão de subcategorias tem como objetivo detalhar com maior exatidão os registros financeiros.
Para incluir uma Subcategoria, na mesma linha da categoria clique nos três pontos, e clique em '+ Incluir subcategoria'.
No campo 'Descrição' insira um nome para esta nova subcategoria.
Ao incluir uma subcategoria, não será mais possível vincular a categoria pai em registros, pois ela se tornará um agrupamento de categorias.
Editar Subcategoria
Para editar uma Subcategoria, clique no desenho de lápis à frente da descrição da subcategoria.
Você poderá editar a descrição da subcategoria.
Após editar, clique em 'Salvar'.
Outras Opções
O menu traz outras opções de edições, como:
- Editar a categoria
- Incluir subcategoria: Uma subcategoria dentro desta que foi clicada
O limite para criação de subcategorias é de 5 níveis
No caso de categorias-pai tornar:
- Padrão de Venda
- Padrão de Serviço
- Inativar
- Excluir
Mover categorias
Para usar a opção, primeiro selecione a subcategoria que deseja mover, e clique na opção ‘Mover categorias selecionadas’.
Na janela exibida, escolha a categoria que irá receber a subcategoria selecionada inicialmente.
Ao clicar em 'Mover', caso a movimentação seja válida, será necessário apenas confirmar para efetuar a operação.
No exemplo acima, movemos a subcategoria ‘Impostos’ da categoria ‘Despesas de venda’ para a categoria ‘Impostos’.
Caso você possua categorias existentes antes da funcionalidade de inclusão de subcategorias ser incluída, e deseja organizar seus registros na nova estrutura, é possível usar a opção de 'Mover Categorias Selecionadas' para efetuar esta reorganização.