As categorias de receita e despesa permitem a organização de registros financeiros, possibilitando consultas em relatórios para conferência de valores, bem como filtragem de registros em módulos financeiros.
Para configurar e adicionar categorias basta acessar
Preferências > Finanças > Gerenciar categorias de receita e despesa
Na próxima tela serão apresentadas as categorias existentes em sua conta, permitindo diversas operações de edição.
- Incluir categoria (raiz)
- Editar categoria
- Incluir subcategoria
- Outras opções
Incluir Categoria
Ao clicar em Incluir Categoria no botão do lado direito, a tela de ‘Nova categoria’ será aberta.
No campo Descrição insira um nome para esta nova categoria e o Tipo, podendo ser
- Receita - registros que geram crédito ao caixa (Entrada)
- Despesa - registros que geram débito ao caixa (Saída)
- Receita e Despesa - transições que geram uma receita e uma despesa
Após preencher, clique em “Adicionar”.
Editar Categoria
Para editar uma categoria, clique em cima do desenho de lápis que aparece na frente da descrição da categoria ao passar o mouse sobre ela.
Você poderá editar as informações de Descrição e Tipo da categoria.
Após editar, clique em “Salvar”
Incluir Subcategoria
A inclusão de subcategorias tem como objetivo detalhar com maior exatidão os registros financeiros.
Para incluir uma Subcategoria, clique no + do lado da descrição da categoria.
No campo Descrição insira um nome para esta nova subcategoria e o Tipo.
Ao incluir uma subcategoria, não será mais possível vincular a categoria pai em registros, pois ela se tornará um agrupamento de categorias.
Editar Subcategoria
Para editar uma Subcategoria, clique no desenho de lápis à frente da descrição da subcategoria.
Você poderá editar as informações de Descrição e Tipo da categoria.
Após editar, clique em “Salvar”
Outras Opções
O menu traz outras opções de edições, como:
- Editar a categoria
- Adicionar filha - uma subcategoria dentro desta que foi clicada.
O limite para criação de subcategorias-filhas é de 5 níveis.
No caso de categorias-pai tornar:
- Padrão de Venda
- Padrão de Serviço
- Inativar
- Excluir
Mover categorias
Para usar a opção, primeiro selecione a subcategoria que deseja mover, e clique na opção ‘Mover categorias selecionadas’.
Na janela exibida, escolha a categoria que irá receber a subcategoria selecionada inicialmente.
Ao clicar em MOVER, caso a movimentação seja válida, será necessário apenas confirmar para efetuar a operação.
No exemplo acima, movemos a subcategoria ‘Salários’ da categoria ‘Despesas Pessoais’ para a categoria ‘Funcionários’.
Caso você possua categorias existentes antes da funcionalidade de inclusão de subcategorias ser incluída, e deseja organizar seus registros na nova estrutura, é possível usar a opção de ‘Mover Categorias Selecionadas’ para efetuar esta reorganização.