Causa
Essa rejeição ocorre quando a chave de acesso da nota está incorreta.
A chave de acesso é composta por algumas informações importantes, e caso alguma delas esteja preenchida de maneira inválida, a Sefaz retornará o erro 502.
Veja como é formada a chave de acesso da nota
Solução
Primeiramente você precisa confirmar qual é a chave de acesso da sua nota.
Para isso, acesse o menu Vendas > Notas fiscais de saída, ou Vendas > NFC-e (conforme o modelo de nota que está emitindo).
- Localize sua nota pendente/rejeitada e clique nos três pontos
- Clique em Outras opções de NF-e
- Utilize a opção Validar
- No campo Ver o XML da nota, clique em Ver detalhes
- Assim será exibida a chave de acesso da nota (ID='NFexxxxx')
Copie essa chave de acesso em algum local e compare se os números compostos nela estão de acordo com o que Sefaz exige:
Grupo | Quantidade de caracteres |
cUF - estado de localização do emitente | 02 |
AAMM - ano e mês da emissão | 04 |
CNPJ - CNPJ do emitente | 14 |
mod - modelo do documento fiscal | 02 |
Série - série do documento fiscal | 03 |
nNF-e - número da NF-e/NFC-e | 09 |
tpEmis - forma de emissão da NF-e/NFC-e | 01 |
cNF - código numérico da chave de acesso | 08 |
cDV - dígito verificador da chave de acesso | 01 |
Caso você identificar que alguma informação da chave de acesso formada na sua nota esteja diferente do que o modelo acima, será necessário ajustar a informação na edição da nota.
O erro mais comum dessa rejeição é o campo Série, que foi preenchido na nota com mais caracteres que a Sefaz permite (máximo de 3 caracteres).
Dessa forma, para ajustar a série, acesse o menu Vendas > Notas fiscais de saída, ou Vendas > NFC-e (conforme o modelo de nota que está emitindo).
Em seguida, abra sua nota.
No campo Série, informe um número adequado, sem ultrapassar 3 caracteres.
Caso tenha dúvidas de qual série deve inserir na nota, consulte sua contabilidade.
Depois de ajustar, salve a nota e realize a emissão novamente.
Como deixar essa nova série configurada no Bling?
Para deixar a série padrão para todas as notas fiscais, acesse o ícone de perfil da sua empresa e clique em 'Todas as Configurações > Notas Fiscais > Naturezas de operação'.
- Abra a natureza de operação que está utilizando na nota
- Altere o campo Série para o número correto
- Salve a configuração