O dashboard de curva ABC é uma ferramenta de visualização que ajuda a classificar e analisar produtos e clientes com base em sua relevância.
Acesse o menu Meu Negócio > Curva ABC.
Nessa tela temos alguns filtros:
- Filtro de Lojas
- Situação de venda: Onde irá trazer as situações das vendas já configuradas nos ajustes do Meu Negócio
- Data: Filtro de data
- Marca: Filtre por uma marca específica, se necessário
- Curva ABC: Selecione se deseja visualizar os dados por produtos ou clientes
- Por fim, 'Visualizar'
O gráfico da Curva ABC classifica em categorias de A, B e C:
- A: Produtos que representam cerca de 70-80% do valor total (geralmente 10-20% do total de produtos)
- B: Produtos que representam cerca de 15-25% do valor total
- C: Produtos que representam 5-10% do valor total (geralmente 50-70% do total de produtos)
Nas tabelas sobre as Curvas ABC, você poderá aplicar um filtro conforme o formato do produto que deseja visualizar:
- Variações + Simples + Composições: Irá trazer todos os formatos de produtos
- Produtos: Irá trazer as quantidades vendidas no nome do produto pai das variações
Após isso, a tabela irá retornar as seguintes informações:
- Código: SKU do produto
- Descrição: Nome do produto
- Quantidade: Quantos itens foram vendidos
- Valor: Valor vendido
- Markup: Indicador que demonstra a margem de lucro sobre as vendas em relação ao custo do produto
- % Faturamento: A porcentagem que determinado produto tem dentro da Curva que ele está
- %Acumulado: É a forma de visualizar progressivamente quanto o total de vendas já foi atingido conforme as vendas de cada produto
10. Histórico: Apresenta em um gráfico a data, a quantidade de itens faturados e o preço do produto. Também inclui um gráfico de 'Vendas por Canal' relacionado ao mesmo produto.
Com essa ferramenta, será mais simples identificar quais produtos geram mais lucro e quais têm vendas menores. A partir dessas informações, você poderá avaliar quais estratégias adotar para impulsionar as vendas dos produtos.