Agora que você já configurou o sistema corretamente, é hora de usar para facilitar no seu dia a dia!
Antes de continuar, certifique-se de que todas as configurações anteriores, foram realizadas corretamente.
1. Comece conferindo as vendas da loja
No 2º dia de configuração, você autenticou a loja e ativou a importação automática de pedidos.
Você pode conferir os pedidos importados automaticamente no menu 'Vendas > Pedidos de venda'
Caso algum pedido não tenha sido importado ou sua loja não tenha a opção da importação automática, acesse o menu 'Vendas > Pedidos de venda multiloja', selecione a loja e clique para importar.
2. Gere e emita a nota fiscal
- No menu 'Vendas > Pedidos de venda', selecione os pedidos que deseja faturar e clique em 'Gerar NF-e dos pedidos selecionados'.
- As NF-es desses pedidos serão geradas, agora basta emitir as notas.
- Selecione as notas fiscais e clique em 'Enviar NF-es selecionadas' - as notas serão enviadas para a Secretaria da Fazenda autorizar, basta aguardar alguns segundos o resultado da operação.
No início, é normal haver rejeições ao enviar a nota, até que o sistema esteja 100% ajustado conforme a legislação. Mas não se preocupe, temos uma lista com as rejeições, e como corrigir cada uma. Clique aqui para acessar
Após corrigir, basta enviar a mesma nota para a SEFAZ novamente.
3. Lance o estoque
- No menu 'Vendas > Notas fiscais', clique no menu de 3 pontinhos à frente da nota e clique em 'Lançar estoque'
- Selecione o depósito, ou deixe o 'Geral' caso tenha apenas um e clique em 'Lançar'.
4. Realize a logística
Cada logística tem sua rotina específica, por isso, não deixe de acessar o manual da sua logística para conferir.
Nesse passo a passo, vamos descrever a rotina de operações dos Correios:
- Acesse o menu 'Vendas > Integrações Logísticas' e selecione a logística, depois selecione os objetos que irá enviar nessa remessa e clique em 'Gerar remessas'.
- Salve a remessa geradas, selecione-as e cliquem em 'Gerar remessa'.
Escolha entre as opções e clique em 'Enviar remessa'. Saiba mais sobre as opções
A etiqueta e a DANFE serão impressas no próximo passo.
5. Finalize o checkout dos pedidos
- Acesse o menu 'Vendas > Checkout de pedidos de venda'. Insira o número do pedido e em seguida, aperte 'Enter' ou 'Tab' do seu teclado.
- No campo 'Código do item' digite o código do item (SKU ou código de barras) e aperte 'Enter' no seu teclado. Aqui, se preferir, você pode utilizar um leitor de código de barras.
- Ao finalizar, você verá as opções para 'Imprimir a etiqueta' de envio e 'Imprimir a DANFE'.