O link de pagamento do Bling é a forma de gerar cobranças avulsas ou parceladas para os seus clientes, com conciliação automática em seu controle de contas a receber e integrada à Bling Conta, a conta digital PJ do Bling.
O link de pagamento pode ser gerado de duas maneiras:
- Diretamente na tela inicial do Bling, sem que haja um pedido de venda
- A partir do pedido de venda - deve conter a forma de pagamento referente a Bling Conta
Veja também sobre:
- Como acompanhar as transações por Cartão de Crédito
- Taxas e prazos de recebimento
- Chargeback (Contestação de Pagamento)
Gerar link de pagamento sem pedido de venda
Para gerar um link de pagamento a partir da tela inicial do sistema (Home), clique no ícone do Bling no canto superior esquerdo da tela. Após, na seção da Bling Conta, clique em Link de Pagamento.
Passo 1. Realize a venda
Adicione o produto, o preço, a quantidade.
Se você desejar, você também pode adicionar mais detalhes, como desconto, condição do produto, descrição e arquivo de imagem.
Clique em 'Continuar'.
Passo 2. Escolha a forma de pagamento
Escolher a melhor forma de pagamento para o seu cliente é simples:
- Basta clicar sobre a forma de pagamento desejada, entre Cartão, Pix ou Boleto
- No caso de pagamento via Cartão de crédito, você pode definir uma quantidade máxima de parcelas que o seu cliente poderá selecionar na hora de efetuar o pagamento
Clique em 'Continuar' para ver um resumo e conferir os dados que serão gerados para essa venda.
- Você pode escolher se deseja que esse link expire ou não:
› Com a opção ativa o link não expira, e o cliente não tem um prazo para efetuar o pagamento.
› Com a opção desativada, você escolhe uma data de vigência para esse link, a partir dessa data, o cliente não consegue mais realizar o pagamento pelo link. - Clique em Criar link de pagamento para gerar a cobrança.
Na tela de confirmação do link gerado, você poderá:
- Copiar o link para a área de transferência do seu dispositivo
- Voltar para a tela de inserir produto na nova venda, clicando em 'Criar link de pagamento'
- Compartilhar este link via e-mail ou Whatsapp
Gerar link de pagamento a partir do pedido de venda
Caso você já tenha o pedido de venda no sistema, o link de pagamento pode ser gerado a partir dele. Para isso, basta selecionar uma forma de pagamento da Bling Conta.
Para isso, acesse em Vendas > Pedidos de venda e clique na venda que deseja gerar o link de pagamento.
Ao acessar o pedido, localize a seção de Pagamentos:
- No campo Forma de pagamento, deve ser preenchido com uma forma referente a Bling Conta.
(Boleto - Bling Conta, Cartão de Crédito - Bling Conta ou Pix - Bling Conta)
Após salvar o pedido de venda:
- Na mesma linha do pedido, clique nos três pontos e clique em 'Lançar Contas'
- Em seguida, clique novamente nos três pontos e clique em 'Copiar link de pagamento'
Como acompanhar as transações por Cartão de Crédito
Para acompanhar as transações de cartão de crédito que já foram liquidadas/recebidas, acesse em Finanças > Caixa e Bancos e acesse a aba Extrato.
Clicando na aba Futuros será possível acompanhar as transações que estão em Em Processamento, ou seja, que já foram pagas mas ainda estão dentro do prazo de 32 dias para repasse à conta.
Taxas e prazos de recebimento
Essa forma de recebimento da Bling Conta possui taxas de acordo com o plano do Bling e a forma de pagamento utilizada.
Para os planos Cromo, Cobalto e Mercúrio:
- Boleto: R$1,99 (receba em D+1)
- Pix: 0,99% (recebimento instantâneo)
- Cartão de Crédito: 4,29% em até 12x (recebimento em D+32)
Para os planos Titânio e Platina:
- Boleto: R$1,49 (receba em D+1)
- Pix: 0,79% (recebimento instantâneo)
- Cartão de Crédito: 3,99% em até 12x (recebimento em D+32)
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Chargeback (Contestação de Pagamento)
O “Chargeback” é o termo usado quando o titular do cartão de crédito utilizado para realizar um pagamento não reconhece a cobrança em sua fatura e entra em contato com o banco emissor do cartão, solicitando o cancelamento da transação.
Essa situação é muito comum em casos de fraude, em que um cartão roubado/clonado é utilizado para uma compra no e-commerce sem o consentimento do titular do cartão e, ao entrar em contato com o emissor do cartão, a transação é cancelada automaticamente, gerando prejuízo ao vendedor do produto/serviço.