O link de pagamento do Bling é a forma de gerar cobranças avulsas ou parceladas para os seus clientes, com conciliação automática em seu controle de contas a receber e integrada à Bling Conta, a conta digital PJ do Bling.
O link de pagamento pode ser gerado de duas maneiras:
- Diretamente na tela inicial do Bling, sem haver um pedido de venda
-
A partir do pedido de venda - deve conter a forma de pagamento referente a Bling Conta
Veja também sobre:
- Como acompanhar as transações por Cartão de Crédito
- Taxas e prazos de recebimento
- Chargeback (Contestação de Pagamento)
Gerar link de pagamento sem pedido de venda
Para gerar um link de pagamento a partir da tela inicial do sistema (Home), clique no ícone do Bling no canto superior esquerdo da tela.
Em seguida, clique em 'Conta Digital'
No painel da 'Bling Conta' localize a seção 'Link de Pagamento' e clique em 'Gerar um link de pagamento +'
Passo 1. Realize a venda
Adicione o produto, o preço, a quantidade*
Se você desejar, você também pode adicionar mais detalhes, como desconto, condição do produto, descrição e arquivo de imagem.
No campo 'Quantidade', é possível incluir apenas um produto.
Clique em 'Continuar'.
Passo 2. Escolha a forma de pagamento
Escolher a melhor forma de pagamento para o seu cliente é simples:
- Basta clicar sobre a forma de pagamento desejada, entre Cartão, Pix ou Boleto
- No caso de pagamento via Cartão de crédito, você pode definir uma quantidade máxima de parcelas que o seu cliente poderá selecionar na hora de efetuar o pagamento
Clique em 'Continuar' para ver um resumo e conferir os dados que serão gerados para essa venda.
- Você pode escolher se deseja que esse link expire ou não:
› Com a opção ativa o link não expira, e o cliente não tem um prazo para efetuar o pagamento.
› Com a opção desativada, você escolhe uma data de vigência para esse link, a partir dessa data, o cliente não consegue mais realizar o pagamento pelo link.
- Clique em 'Criar link de pagamento' para gerar a cobrança.
Na tela de confirmação do link gerado, você poderá:
-
Copiar o link para a área de transferência do seu dispositivo
- Voltar para a tela de inserir produto na nova venda, clicando em 'Criar link de pagamento'
- Compartilhar este link via e-mail ou Whatsapp
Gerar link de pagamento a partir do pedido de venda
Caso você já tenha o pedido de venda no sistema, o link de pagamento pode ser gerado a partir dele. Para isso, basta selecionar uma forma de pagamento da Bling Conta.
Para isso, acesse em Vendas > Pedidos de venda e clique na venda que deseja gerar o link de pagamento.
Ao acessar o pedido, localize a seção de 'Pagamentos':
- No campo 'Forma de pagamento', preencha somente uma forma referente a Bling Conta.
Boleto - Bling Conta, Cartão de Crédito - Bling Conta ou Pix - Bling Conta
Ao inserir mais de uma forma de pagamento da Bling Conta, o link de pagamento pode apresentar erros ao gerar as informações.
Após salvar o pedido de venda:
- Na mesma linha do pedido, clique nos três pontos e clique em 'Lançar Contas'
- Em seguida, clique novamente nos três pontos e clique em 'Copiar link de pagamento'
Como acompanhar as transações por Cartão de Crédito
Para acompanhar as transações de cartão de crédito que já foram liquidadas/recebidas, acesse em Finanças > Caixa e Bancos e acesse a aba 'Extrato'.
Clicando na aba 'Futuros', e será possível acompanhar as transações que estão em 'Em Processamento', ou seja, que já foram pagas, mas continuam dentro do prazo de 32 dias para repasse à conta.
As transações por Cartão de Crédito podem ser acompanhadas pelos seguintes status:
- Pendente: Pagamento ainda não foi realizado
-
Em análise: Dados foram inseridos no link e estão sob análise de risco
Pode levar até 48 horas para alterar o status. - Recusado: Dados inseridos para o pagamento não foram validados
- A receber: Dados validados, aguardando apenas o prazo para a liberação do valor
- Pago: Valor liberado
Taxas e prazos de recebimento
Independente do seu plano, essa forma de recebimento da Bling Conta possui taxas por transação processada.
Confira as taxas ao utilizar a antecipação de parcelamento:
Saiba mais sobre a antecipação de recebíveis para vendas realizadas em cartão de crédito
Já o valor por Boleto pago, é de R$1,95 (independente do seu plano).
Chargeback (Contestação de Pagamento)
O “Chargeback” é o termo usado quando o titular do cartão de crédito utilizado para realizar um pagamento não reconhece a cobrança em sua fatura e entra em contato com o banco emissor do cartão, solicitando o cancelamento da transação.
Essa situação é muito comum em casos de fraude, em que um cartão roubado/clonado é utilizado para uma compra no e-commerce sem o consentimento do titular do cartão. Ao entrar em contato com o emissor do cartão, a transação é cancelada automaticamente, gerando prejuízo ao vendedor do produto/serviço.