Imagens interativas
|
A integração com a Total Express disponibiliza o processo de remessas de duas maneiras, sendo elas:
Geração e envio automático da remessa para a Total Express
Para facilitar os processos logísticos, as remessas podem ser geradas e enviadas automaticamente assim que a nota fiscal é autorizada (enviada à Sefaz). Para isso, basta habilitar a opção nas configurações da integração logística.
Para configurar a automação das remessas, posicione o mouse sobre a engrenagem , clique em Configurações de logística e clique na Total Express.
Ao acessar as configurações da integração logística, siga:
- Clique na aba 'Configurações'
- Habilite a opção '
Após ativar essa opção, salve as configurações.
Envio manual da remessa para a Total Express
Entre no menu Vendas > Integrações Logísticas:
- Escolha a logística no topo da tela
- Selecione os objetos de postagem desejados
- Clique em '+ Gerar Remessa'
Após clicar em '+ Gerar Remessa' você será redirecionado para a página do registro de coleta, onde serão exibidos os dados da remessa e a lista com os objetos de postagem selecionados anteriormente.
Nesse momento, o sistema validará os pedidos, de acordo com as regras da logística.
Caso tenha algum objeto com erros, ele será destacado.
Veja como corrigir com um exemplo:
- Clique no símbolo
e confira o erro
- Clique no objeto e encontre o campo apresentado no erro
- Por fim, corrija a informação do campo e salve
Clicando no Objeto Logístico, consegue conferir dados como:
- Dados Gerais: Dados do cliente e o serviço logístico.
- Serviços Adicionais
Valor declarado: Valor que será assegurado pela transportadora (apesar de estar vinculado ao volume, o valor é referente ao valor total da coleta, portanto, quando houver múltiplos volumes eles devem possuir o mesmo valor declarado). - Características
Embalagem: é possível escolher a embalagem para envio do produto. São consultadas apenas embalagens com situação ativa, para mais informações, veja como cadastrar embalagens
Peso bruto: peso total do volume em quilogramas (peso bruto = peso líquido + peso embalagem)
Se uma embalagem for selecionada (campo 3), os dados a seguir serão ajustados automaticamente:
Altura: altura da embalagem, em centímetros.
Comprimento: comprimento da embalagem, em centímetros.
Largura: largura da embalagem, em centímetros.
Envio das remessas (Registros de Coleta)
Após conferir as informações do objeto de postagem, pode ser realizado o envio das remessas de postagem:
- Selecione a logística no topo da tela (se não estiver selecionada)
- Clique em 'Visualizar Remessas'
- Selecione as remessas e clique em 'Enviar Remessas'
|
Exceções
Quando um ou mais objetos não forem processados pela Total Express, o motivo será exibido. Estes objetos serão removidos da remessa enviada e incluídos em uma nova remessa, que pode ser reenviada posteriormente, após a correção dos itens.
As remessas de itens não processados (geradas automaticamente), podem ser identificadas pelo termo "/nao_processada" ao final de sua descrição.
Muitas vezes a remessa é enviada com sucesso, porém os objetos nunca recebem o código AWB ou atualizações na situação de entrega. Nesse caso, abra a remessa e confira o seu número, se o número da remessa for igual a 1, a sua conta com a Total Express está configurada para o ambiente de homologação. Se for o caso, entre em contato com a transportadora, solicitando a migração de seu conta para o ambiente de produção.
Se a remessa for enviada, possuir número diferente de um e mesmo assim os objetos não forem atualizados, abra um ticket no suporte do Bling descrevendo a situação.