Imagens interativas
O Flex é uma modalidade do Mercado Envios, no qual são oferecidas entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, utilizando veículo próprio do lojista ou entregadores terceiros, contratados pelo lojista. Além disso, você pode ativar a modalidade Turbo, que conta com uma entrega ainda mais ágil.
Nesse artigo, você vai encontrar:
- O que é preciso
- Configurações no Bling
- Autenticação
- Configuração Mercado Envios Flex
- Configuração Mercado Envios Turbo - Rastreamento
- Preenchimento dos Serviços de Entrega
O que é preciso
Para habilitar a integração logística do Mercado Envios Flex, você precisa ter a integração com o Mercado Livre habilitada.
Se ainda não ativou, clique aqui para ver como habilitar
Configurações no Bling
Para autenticar a sua integração com a Mercado Envios Flex:
- Clique no ícone da Central de Extensões no menu superior
- Pesquise pela integração do Mercado Envios Flex e clique sobre ela
A logística do Mercado Envios Flex possui as seguintes configurações: Caso você já tenha uma integração do Mercado Envios Flex salva, algumas abas disponíveis no canto esquerdo da tela poderão diferir da explicação deste artigo. Se isso ocorrer, recomendamos que não as configure. |
1. Autenticação
-
Nome da integração logística: Crie um nome para sua integração
Exemplo: Mercado Envios Flex
- Loja Mercado Livre: Selecione a loja virtual que será vinculada a integração
Clique em 'Testar'.
Caso uma mensagem de erro seja informada, verifique o erro e ajuste as suas configurações da loja Mercado Livre selecionada nas Configurações de integração com Lojas Virtuais e Marketplaces
2. Configuração Mercado Envios Flex
O Mercado Envios Flex, permite que você entregue produtos no mesmo dia para clientes que estão próximos a você. A entrega pode ser feita por você, ou por uma empresa parceiras em poucas horas.
-
Selecione o modelo de etiqueta: Os modelos 'Padrão Logística PDF' e 'Padrão Logística ZPL' gera o modelo padrão dessa logística.
ZPL: Conhecido como térmica ou Zebra.
- Configure os serviços de entrega, escolhendo 'Mercado Envios Flex'
- Informe o limite diário de envios
- Escolha se deseja oferecer entregas no mesmo dia ou no dia seguinte.
Logo abaixo, você pode:
- Definir o horário inicial para as entregas (de segunda a sexta)
- Definir horário final para as entregas (de segunda a sexta)
- Selecionar o horário de corte para envios no mesmo dia (de segunda a sexta)
Você também pode definir horários de entregas nos sábados:
- Para isso, ative a opção ‘Ofereça entregas no sábado’
- Logo abaixo, defina o horário inicial, horário final e horário de corte para envios no mesmo dia
Você também pode definir horários de entregas nos domingos:
- Para isso, ative a opção ‘Ofereça entregas no domingo’
- Logo abaixo, defina o horário inicial, horário final e horário de corte para envios no mesmo dia
3. Configuração Mercado Envios Turbo
A modalidade 'Mercado Envios Turbo' é para entregas mais rápidas que o Flex. É ideal para você que já possui um contrato especial com o Mercado Livre e usa transportadoras parceiras para garantir essa rapidez.
-
Selecione o modelo de etiqueta: Os modelos 'Padrão Logística PDF' e 'Padrão Logística ZPL' gera o modelo padrão dessa logística.
ZPL: Conhecido como térmica ou Zebra.
- Configure os serviços de entrega, escolhendo 'Mercado Envios Turbo'
- Informe o raio de cobertura da entrega em quilômetros
O raio de cobertura se aplica apenas para o estado de São Paulo, e deve ser no mínimo 1km e no máximo 8km e deve estar dentro dos limites das cidades configuradas para o serviço Flex.
Selecione os horários de entrega de segunda a sexta-feita, e preencha o limite de envio
4. Rastreamento
No canto esquerdo da tela, ao clicar em 'Rastreamento':
- Você pode Personalizar URL de Rastreamento, se precisar.
Por padrão, a URL será enviada para o cliente com o código de rastreio do pedido, mas você pode utilizar outras variáveis para utilizar neste link, como o número do pedido, da remessa ou de algum outro dado (dependendo da necessidade da logística utilizada).
Saiba mais
-
Sempre que a entrega do pedido for atualizada, seu cliente receberá um e-mail automático. Ao ativar a opção, você também pode selecionar as situações de rastreamento que deseja notificar seus clientes.
- Aqui, você pode configurar uma mensagem de rastreamento e acompanhamento do pedido.
Esta mensagem também é enviada por e-mail para o seu cliente.
5. Preenchimento dos Serviços de Entrega
Nesse menu:
-
Ative os serviços oferecidos aos clientes na loja virtual. Os serviços oferecidos são:
1) Mercado Envios Flex
2) Mercado Envios Turbo
- Clicando em 'Ver detalhes' você pode adicionar uma transportadora, prazo adicional e configurar os IDs Logísticos
Veja todos os detalhes logo abaixo
Detalhes do serviço de entregaAqui, você pode verificar todos os detalhes do serviço de entrega:
|
Para finalizar, clique em 'Salvar'.