Gerencie os contratos com seus clientes de maneira integrada e prática, proporcionando maior organização em relação aos serviços acordados, às cobranças e aos prazos estabelecidos.
Para incluir um contrato, acesse o menu Vendas > Contratos.
Depois, clique em 'Incluir Contrato'.
Ao inserir um contrato, as primeiras informações solicitados serão os dados do cliente:
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Nome do Cliente:
Se o cliente já estiver cadastrado, basta selecionar o nome.
Se não, clique no símbolo à frente, para cadastrar.
Se o nome do cliente que deve ser impresso no contrato diferir do cliente de cobrança, selecione a opção 'Cobrar de Outro Contato', e preencha os dados para cobrança.
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Número: Para controle
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Descrição: Criada para definir a atividade prestada
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Situação:
• Ativo: Para contrato válido
• Inativo: Por um período ou cancelado
• Baixado: Vencido ou cancelado
• Isento: Sem cobrança
• Avaliação: Aguardando aprovação -
Data do Contrato: Data do Contrato
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Valor: Valor do Contrato
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Data base: Data de início do contrato
Essa data também é utilizada como referência para cobranças, ou seja, as cobranças serão geradas a partir desta data.
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Vencimento:
• No mês corrente: para pagamento antecipado ao serviço
• No mês seguinte: para pagamento posterior ao uso do serviço
• Em dois meses: para pagamento após dois meses de uso
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Dia: Dia do vencimento de pagamento
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Periodicidade: Frequência em que as cobranças serão geradas
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Valor total previsto: Valor total calculado com base nos campos
- Impressão de período de cobrança: Esse período de referência de cobrança será incluído nas informações complementares das notas fiscais e nas observações de contas a receber
Para as informações da Nota Fiscal, preencha:
- Se selecionada a opção de 'Gerar nota fiscal - Ao gerar cobrança' será mostrada as informações de nota
- Informações da Nota de Serviço
Configuradas ao acessar o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Serviços > Configurações de NFS-e'.
Se as informações de imposto diferirem do configurado, podem ser editados nesses campos do contrato.
- Produto ou serviço cadastrado
- Informações complementares, que serão impressas na nota
- Natureza de Operação e CFOP para o serviço ou produto
Clique em 'Dados adicionais' para verificar as opções:
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Tipo de Manutenção:
› Valor: Define-se se o valor do contrato será sempre o mesmo estipulado no campo 'Valor' (em dados do contrato) até o fim do contrato
› Indexação: Se o valor poderá sofrer reajustes
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Categoria: se a receita será inclusa em alguma categoria
- Forma de pagamento
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Portador: se o contrato terá um portador cadastrado
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Desconto: Valor a ser descontado do valor do contrato (Mês/Ano término do desconto)
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Mês/Ano término do contrato: Onde será definido o cálculo do Valor total previsto (nos dados)
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Vendedor: Cadastro do vendedor responsável
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Número de parcelas: Campo de número de parcelas para a comissão do vendedor selecionado
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% sobre parcelas: percentual pago ao vendedor
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Emitir ordem de serviço: Se você deseja ou não gerar uma Ordem de Serviço
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Observações: Informações internas da empresa, que não serão impressas no recibo, nem na nota.
- Caso queira adicionar algum anexo, clique em 'Anexos', e clique em 'Anexar Arquivo'
Veja também:
Como gerar cobranças dos contratos?