EM FASE DE TESTES CONTROLADOS
Aqui, você vai aprender quais são os processos que envolvem a conciliação de recebíveis:
- Tela de conciliação
- Conciliando a partir de uma sugestão
- Conciliando manualmente
- Criando um novo registro a partir de uma transação
- Quais processos acontecem ao realizar a conciliação de uma conta?
- Desfazendo uma conciliação
Tela de conciliação
Para acessar a tela de conciliação, acesse o menu 'Finanças > Caixas e Bancos':
- Clique em 'Todas as Contas' e selecione o portador da Vindi
- Depois, clique em 'Conciliação da Maquininha' para realizar a conciliação
Na tela de conciliação, você verá:
- Extrato da Maquininha: Transações recentes realizadas em sua Smart Vindi.
- Movimentações no Bling: O Bling busca as contas a receber que possuem informações que coincidem com as transações da maquininha, você também pode criar novas contas a receber ou buscar por outra conta registrada.
- Filtros: Filtre o extrato da maquinha por situação (Pendentes, Conciliados ou Cancelados) e Valor.
Conciliando a partir de uma sugestão
Quando uma movimentação do Bling é semelhante a uma movimentação que ocorreu na Smart Vindi, a conciliação é sugerida automaticamente.
Requisitos para a sugestão
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Para aceitar a sugestão e realizar a conciliação, basta clicar em 'Conciliar' no centro da tela.
DICACaso não concorde com a sugestão, clique em 'Desfazer vínculo', localizado à direita da sugestão.
Ao desfazer, você poderá vincular manualmente a outra movimentação ou criar uma nova conta. |
Conciliando manualmente
Se o vínculo entre a transação de sua Smart Vindi e a movimentação do Bling não ocorrer, realize o vínculo manualmente.
Para isso, localize a transação da maquininha que deseja conciliar.
Na coluna à direita, busque e selecione a movimentação que deseja vincular, clique em 'Conciliar' no centro da tela para finalizar a conciliação.
Requisitos para a busca da sugestão
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Criando um novo registro a partir de uma transação
Você pode criar um registro de conta a receber e realizar conciliação a partir de uma transação existente no extrato de sua maquininha.
Para isso, localize a transação desejada e na coluna da direita clique em 'Novo > Conta a Receber'.
Depois, preencha o nome do contato e clique em 'Salvar e Conciliar'.
Os registros serão incluídos em 'Caixas e Bancos' e nas contas 'Recebidas' em 'Finanças > Contas a receber'.
Processos que acontecem ao realizar a conciliação de uma conta
Clicando em 'Conciliar' os seguintes processos acontecem:
- As contas a receber 'Pendentes' serão baixadas automaticamente.
Para visualizar, acesse 'Finanças > Contas a Receber', à esquerda nos filtros, selecione o menu 'Opção' como 'Recebidas' e clique em 'Filtrar'. - As movimentações referentes a conciliação serão registradas em 'Caixas e Bancos':
- Entrada de valores: referente ao valor líquido que será recebido sobre a transação
- Saída de valores: referente as taxas aplicadas sobre o recebimento.
O valor de taxa é aplicado conforme seu contrato com a Vindi e as configurações estabelecidas no Passo 4 da integração. - Conciliação: as movimentações criadas a partir de conciliação serão indicadas pelo ícone mostrado na imagem
- Entrada de valores: referente ao valor líquido que será recebido sobre a transação
Revertendo uma conciliação
Para desfazer uma conciliação, acesse a tela de conciliação da maquininha:
- Abra o menu filtros e no campo 'Situação' selecione a opção 'Conciliados'
- Clique em 'Filtrar' para exibir os resultados
- Em seguida, localize a conciliação que deseja reverter e posicione o mouse no ícone de checado.
A opção 'Reverter conciliação' ficará disponível, clique nela para realizar a reversão
Ao reverter uma conciliação, a transação ficará disponível novamente no extrato da maquininha para conciliação e as contas a receber criadas na movimentação do Bling serão estornadas automaticamente, assim como os registros criados no 'Caixas e Bancos'.
Dúvidas Frequentes
As formas de pagamento criadas na configuração da integração com a Smart Vindi são de uso exclusivo na inclusão de vendas, através dos menus 'Vendas > Pedidos de Venda' e 'Vendas > Frente de Caixa'.
Pode ocorrer um tempo de espera entre a aprovação do pagamento em sua Smart Vindi e a disponibilização para conciliação no Bling, a Vindi somente envia os dados do pagamento após todo o processo ser finalizado, que depende da confirmação da emissora do cartão do cliente e a efetivação da transação.
Como a Smart Vindi trabalha apenas com antecipação de recebíveis, o sistema automaticamente ajusta o vencimento para a data do recebimento do valor em seu banco, considerando dias úteis.
O valor da taxa que é mostrado na conciliação é uma estimativa, conforme a porcentagem estabelecida em seu contrato com a Vindi, no momento em que o valor é depositado em sua conta, o Bling recebe o valor real da taxa e realiza a atualização dos valores em seu sistema, esta atualização ocorre em todos os módulos que possuem registro da transação.
O Bling somente exibirá as transações realizadas após autorização da troca de informações entre a Bling e a Vindi e a finalização do processo de configuração no Passo 6.
As transações anteriores a esta configuração não poderão ser exibidas em seu extrato.
Se você realizar o estorno de uma transação que já foi conciliada no Bling, ao acessar a tela 'Conciliação da maquininha' a reversão da conciliação ocorrerá automaticamente e as contas a receber ficarão em aberto.
Se essa venda que foi cancelada, você pode realizar o estorno das contas e cancelar a venda no menu 'Vendas > Pedidos de Venda'.
Acesse'Vendas > Pedidos de Venda', localize a venda que deseja corrigir e realize o estorno das contas.
Em seguida, abra a venda, ajuste a condição de pagamento e salve.
Realize o lançamento de contas novamente, desta forma, poderá realizar a conciliação.