As categorias colocam os seus produtos em seções e facilitam a pesquisa do seu cliente.
Muitas lojas exigem a categoria para exportação, se esse for o caso da sua loja, veja como vincular:
- Crie as categorias
- Vincule as categorias com o FBA Onsite
2.1 Crie um campo customizado
2.2 Selecione os campos nas categorias - Selecione as categorias nos produtos
Passo 1) Crie as categorias
Para criar as categorias de produto, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Todas as Configurações > Cadastros > Categorias de Produtos'.
- Clique no botão 'Incluir categoria'
- Preencha com o nome da categoria
- Clique no botão 'Salvar'
Como cadastrar as categorias de produtos
Passo 2) Vincule as categorias com o FBA Onsite
Após cadastrar as categorias dos produtos, da mesma forma que estão cadastradas na sua multiloja:
- Clique em 'Vincular categorias multiloja', do lado direito da tela
- Selecione a loja virtual
- Clique no ícone à frente e selecione as opções de vínculo
Para finalizar a vinculação, é necessário selecionar uma categoria no Bling para ficar vinculado a categoria do canal de venda, fazendo um DE-PARA.
Com a vinculação feita, basta clicar em salvar para gravar as informações.
ATENÇÃOAlgumas categorias do FBA Onsite exigem campos extras preenchidos no cadastro do produto como requisito para exportação. Sendo assim, você poderá criar um campo customizado no cadastro do produto do Bling de acordo com a categoria que aquele produto pertence no FBA Onsite. Para isso, siga os passos abaixo. |
Passo 2.1) Crie um campo customizado
Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Todas as Configurações> Sistema > Campos customizados'.
Verifique se já cadastrou algum campo, pule para o passo 2.2
Se não cadastrou, clique em 'Criar novo campo' e preencha conforme a imagem.
Passo 2.2) Selecione os campos nas categorias vinculadas à loja
Posicione novamente o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Todas as Configurações > Cadastros > Categorias de Produtos'.
- Clique na categoria vinculada ao FBA Onsite, no passo anterior
- Dentro do cadastro da categoria, selecione o 'campo customizado' criado
Em 'Campos customizados no Bling' clique em 'Criar novo campo'.
Um novo campo customizado será criado automaticamente com o tipo e as opções de acordo com a categoria vinculada no FBA Onsite.
Faça isso para todos os campos marcados como obrigatório (*)
ATENÇÃONão altere o nome dos campos criados pelo sistema. |
Se houver uma categoria que teve os mesmos campos já criados, selecione-os e clique em 'Mapear':
- Selecione cada item da lista para relacionar o campo
- Por fim, clique em 'Ok'
- Clique em 'Salvar'
Passo 3) Selecione as categorias e os campos nos produtos
Após verificar se a categoria vinculada possui campos customizados obrigatório, você pode inserir a categoria em seus produtos.
Para inserir a categoria em seus produtos acesse o menu Cadastros >Produtos:
- Selecione os produtos que pertencem a mesma categoria
- No menu do lado direito da tela, clique em 'Incluir categoria para selecionados'
- Selecione a categoria interna
- Selecione a loja
- Selecione a categoria para estes produtos
É necessário selecionar a mesma categoria interna do produto - Se não existem categorias no carrinho verde destes produtos, recomendamos deixar selecionado a opção Adicionar
Se existem categorias no carrinho verde destes produtos, recomendamos deixar selecionado a opção Sobrescrever para ocorrer a substituição da categoria atual - Ao final da escolha, clique em 'Incluir categoria aos produtos'
Caso o produto já esteja em outro Programa de Vendas da Amazon (FBA ou Onsite), você verá uma lista de produtos que não terão as categorias atualizadas. |
Por fim, clique no produto, preencha os campos customizados obrigatórios.
Em seguida, clique em 'Salvar produto'.