Ao tentar salvar ou importar um pedido de venda, ou nota fiscal, pode aparecer a mensagem "CNPJ/CPF já cadastrado".
Isso acontece porque o sistema encontrou esse número de documento já cadastrado no sistema anteriormente, porém com outras informações de cadastro.
Para regularizar, acesse o menu Cadastros > Clientes e fornecedores:
- Clique em Filtros
- Selecione a situação 'Todos'
Em seguida, pesquise pelo CPF ou CNPJ.
Clique nesse cadastro do contato para editar e apague a informação de CPF/CNPJ
No caso de Pessoa Jurídica é necessário apagar também a Inscrição Estadual e colocar a opção 'Contribuinte' como '9 - Não contribuinte'.
Você também pode corrigir as informações deste contato, assim o sistema conseguirá salvar os dados do contato conforme preenchido no pedido ou nota que está tentando salvar.
Outra opção, é restaurar o contato:
- Coloque o filtro com a situação 'Excluídos'
- Selecione o contato
- Clique no símbolo de Restaurar
Caso preferir, pode ativar a opção 'Permite CPF / CNPJ duplicado', posicionando o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Todas as Configurações > Cadastros > Configurações de clientes e fornecedores'.
O sistema cadastrará um novo contato com as novas informações e com o mesmo CPF/CNPJ, permitindo que essa informação fique duplicada no sistema.