Com o cadastro de vendedores, é possível controlar as vendas e comissões de cada vendedor com relatórios para consulta e registro dos valores pagos a ele.
Veja o vídeo de como cadastrar o vendedor e as comissões e a acompanhe o artigo abaixo:
Para cadastrar um vendedor acesse o menu de Cadastros > Vendedores
Clique em Incluir um vendedor
Adicione os Dados cadastrais e, nos Dados de acesso, defina um login e senha para o vendedor.
Situação: Situação do vendedor no sistema: Ativo, Inativo, e sem movimentação.
Loja: A loja que o vendedor terá acesso (podendo ser todas).
Usuário: Login que o vendedor irá utilizar para entrar no sistema.
Senha: Senha para o vendedor que será usada pelo vendedor para logar no sistema.
Logo abaixo, pode ser escolhida as Permissões - módulos que o vendedor terá acesso no sistema.
Se deseja que o vendedor possa abrir o próprio caixa, selecione a opção Controle de caixa
Por último, cadastre a alíquota de comissão do vendedor.
Para saber mais detalhes sobre as comissões, leia o artigo Como definir a comissão do vendedor?
Quando a venda for feita no login do vendedor será nomeada a ele automaticamente, ou ele pode ser selecionado no campo 'Vendedor' por um usuário do sistema.
Por padrão, a informação do vendedor é opcional, mas você pode definir como obrigatória.
Basta acessar o menu Preferências () > Vendas > Vendas e ativar a opção Vendedor obrigatório nos pedidos de vendas