Com o cadastro de vendedores, é possível controlar as vendas e comissões de cada vendedor com relatórios para consulta e registro dos valores pagos a ele.
O cadastro de vendedor não conta como usuário, portanto, não há um limite de cadastro.
Para cadastrar um vendedor acesse o menu de Cadastros > Vendedores.
Em seguida, clique em 'Incluir um vendedor'.
Adicione os Dados cadastrais e, nos Dados de acesso, defina um login e senha para o vendedor:
-
Situação: Situação do vendedor no sistema: Ativo, Inativo, e sem movimentação
- Loja: A loja que o vendedor terá acesso (podendo ser todas)
-
Usuário: Login que o vendedor irá utilizar para entrar no sistema
Ao finalizar o cadastro, clicando em 'Salvar' o campo 'Login' fica bloqueado para edição.
- Senha: Senha para o vendedor que será usada pelo vendedor para logar no sistema
Logo abaixo, pode ser escolhida as Permissões, que seria os módulos que o vendedor terá acesso no sistema.
Se deseja que o vendedor possa abrir o próprio caixa, selecione a opção 'Controle de caixa'.
Com as permissões definidas, estamos perto de finalizar o cadastro com os seguintes detalhes:
- Em 'Comissionamento' podemos definir os critérios de comissionamento do vendedor, incluindo tipo de comissão, alíquota, entre outros.
Saiba mais
- Na seção 'Descontos', temos o 'Limite de desconto' que corresponde a porcentagem máxima de desconto que o vendedor poderá conceder em suas vendas.
Digite '0' (zero) para sem limite de desconto.
O vendedor pode adicionar um desconto com porcentagem maior que o limite, sob aprovação
- No campo 'Observações', insira informações que desejar sobre o vendedor.
Clique em 'Salvar' para finalizar o cadastro.
Quando a venda for feita no login do vendedor será nomeada a ele automaticamente, ou ele pode ser selecionado no campo 'Vendedor' por um usuário do sistema.
Por padrão, a informação do vendedor é opcional, mas você pode definir como obrigatória.
Para isso, acesse o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Vendas > Vendas'.
Ative a opção '