A Amazon passou por uma atualização nas suas categorias, o que requer que alguns usuários vinculem novamente as categorias dos seus produtos no Bling com as novas categorias da plataforma Amazon.
Isso é necessário para garantir que seus produtos sejam corretamente exportados para a Amazon e atualizados no painel de vendas.
Veja neste artigo:
- Onde verificar se é necessário atualizar as Categorias
- Prazo para atualização
- Como criar e vincular as Categorias no Bling
- Como exportar o produto com a Categoria atualizada para a Amazon
Onde verificar se é necessário atualizar as Categorias?
Você poderá verificar se é necessário atualizar a categoria de seus produtos de várias formas:
-
Carrinho multiloja
- Tela de edição do cadastro do produto
- Cadastro de Categorias de produtos
-
Tela de vinculação de Categorias multiloja
Prazo para atualização
Você tem 60 dias para realizar a atualização da categoria. Caso ultrapasse esse prazo, a Amazon exibirá a mensagem:
Categoria desatualizada. Esta categoria foi encerrada pela Amazon.
Neste caso, será necessário atualizar a categoria e exportar novamente o produto.
Como criar e vincular as Categorias no Bling
Passo 1) Vincule as categorias com a Amazon
Como você já possui as categorias cadastradas no Bling, apenas será necessário fazer a vinculação delas com a Amazon novamente.
Para isso, acesse o menu Cadastros > Categorias de produtos.
- Clique em 'Vincular categorias multiloja', do lado direito da tela
-
Selecione a loja virtual
- Clique no ícone
à frente e selecione as opções de vínculo
Localize a categoria que cadastrou no Bling e relacione-a à categoria correspondente da sua loja da Amazon.
Por exemplo, na Amazon a categoria está como 'Camisas Sociais' (coluna Categoria Loja).
No Bling (coluna 'Categoria Sistema') foi cadastrada como uma subcategoria de 'Camisas'.
Por fim, clique em 'Salvar'.
Para isso, siga os passos abaixo.
Passo 1.1) Crie um campo customizado
Verifique se já cadastrou um campo, pule para o passo 1.2
Acesse o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Sistema > Campos customizados'.
Se não cadastrou, clique em 'Criar novo campo' e preencha conforme a imagem.
Passo 1.2) Selecione os campos nas categorias vinculadas à loja
Acesse o menu Cadastros > Categorias de produtos.
- Clique na categoria vinculada à Amazon, no passo anterior
- Dentro do cadastro da categoria, selecione o 'campo customizado' criado
Em 'Campos customizados no Bling', clique em 'Criar novo campo'.
Um novo campo customizado será criado automaticamente com o tipo e as opções de acordo com a categoria vinculada na Amazon.
Faça isso para todos os campos marcados como obrigatório (*)
Se houver uma categoria que teve os mesmos campos já criados, selecione-os e clique em 'Mapear':
- Selecione cada item da lista para relacionar o campo
- Por fim, clique em 'Ok'
- Clique em 'Salvar'
Passo 2) Selecione as categorias e os campos nos produtos
Após verificar se a categoria vinculada possui campos customizados obrigatório, você pode inserir a categoria em seus produtos.
Para inserir a categoria em seus produtos acesse o menu Cadastros > Produtos:
- Selecione os produtos que pertencem a mesma categoria
- No menu do lado direito da tela, clique em 'Incluir categorias para selecionados'
- Selecione a loja
-
Selecione a categoria para estes produtos
É necessário selecionar a mesma categoria interna do produto
Se não existem categorias no carrinho verde destes produtos, recomendamos deixar selecionado a opção Adicionar
Se existem categorias no carrinho verde destes produtos, recomendamos deixar selecionado a opção Sobrescrever para ocorrer a substituição da categoria atual
- Ao final da escolha, clique em 'Incluir categoria aos produtos'
Caso o produto já esteja em outro Programa de Vendas da Amazon (FBA ou Onsite), você verá uma lista de produtos que não terão as categorias atualizadas.
Por fim, abra o produto e preencha os campos customizados obrigatórios.
Em seguida, clique em 'Salvar produto'.
Como exportar o produto com a Categoria atualizada para a Amazon
Após atualizar a categoria e inserir os campos customizados no produto, é momento de exportar o item para a Amazon.
Para realizar a exportação de produtos para a Amazon, acesse o menu Cadastros > Produtos:
-
Selecione os produtos que deseja exportar
Para produtos com variação, selecione somente o produto pai.
- Clique em 'Exportar produtos multiloja'
- Escolha a integração da Amazon
- Se houver mais de um depósito, selecione qual deseja considerar para estoque desses produtos
Saiba mais sobre os depósitos
- Clique em 'Exportar produtos'
Se o produto está sendo processado na Amazon, não será possível exportá-lo novamente.
Aguarde a conclusão do processamento e exporte o produto novamente.