A logística reversa facilita o processo de troca e devolução de venda online, sem custo para o consumidor final, e no Bling, você pode fazer a solicitação da logística reversa.
É possível incluir a reversão de duas formas:
Gerar Manualmente
Para incluir uma nova reversão no Bling, acesse 'Vendas > Logística Reversa' e clique em '+ Incluir Reversão'.
1. Selecione o pedido de venda
- Em 'Pesquisar pedido de venda', busque a venda pelo número
- Abaixo, selecione a venda
- Clique em 'Avançar'
2. Confira os dados de endereço
Após localizar a venda, confira os dados de endereço. Se estiver tudo correto, clique em 'Avançar'.
3. Selecione os produtos que serão devolvidos
Para isso, selecione os produtos e escolha a quantidade devolvida.
Para a logística do Melhor Envio, o sistema gera um pacote com uma estimativa de dimensões para que todos os produtos possam ser agrupados em uma única caixa. Se for preciso mais de uma caixa, é necessário gerar uma reversão adicional.
Ao escolher os produtos, clique em 'Avançar'.
4. Selecione o serviço logístico
Selecione o serviço de entrega e informe a 'Quantidade de pacotes para reversão'.
Para a logística do Melhor Envio, é usado o saldo da sua carteira para realizar a compra das etiquetas.
Caso não tenha saldo suficiente, veja como adicionar e atualizar
Também preencha o 'Valor declarado' e/ou habilite a emissão do 'Aviso de Recebimento', se desejar.
Validade do código de reversão (Correios)Os códigos emitidos para reversão logística dos Correios, tem um prazo de validade para ser usado na agência postal mais próxima.
Pronto! A data limite para postagem será mostrada na finalização do envio da reversão, no passo 5 |
Em caso de erro: "Não foi possível encontrar serviços disponíveis para logística reversa" veja o que fazer
5. Verifique todas as informações da reversão
Antes de finalizar, veja um resumo de todas as informações dessa reversão.
Caso esteja tudo correto e clique em 'Finalizar'.
6. Conclua e envie as instruções por e-mail para o cliente
Ao finalizar esse processo, a logística reversa será concluída.
É possível enviar o e-mail com a autorização e instruções de postagem para o cliente.
Marque a opção, para enviar a solicitação com todas as informações da logística reversa.
Caso queira enviar e-mail depois, selecione a reversão e clique em 'Enviar e-mail para cliente' à direita da tela.
Gerar a partir de um Pedido de Venda
1. Localize o Pedido de Venda
Para gerar uma reversão a partir de um pedido de venda acesse 'Vendas > Pedidos de Venda'
- Na mesma linha do pedido desejado, clique no menu de 3 pontos
à direita
- Em seguida, clique na opção 'Gerar reversão'
Após clicar na opção, aparecerá uma janela para selecionar a integração logística que deseja utilizar nesta reversão:
- Selecione a integração desejada
- Clique em 'Avançar'
2. Confira os dados de endereço
Após gerar a reversão, confira os dados de endereço. Se estiver tudo correto, clique em 'Avançar'.
3. Selecione os produtos que serão devolvidos
Para isso, selecione os produtos e escolha a quantidade devolvida.
Ao escolher os produtos, clique em 'Avançar'.
4. Selecione o serviço logístico
Selecione o serviço de entrega e informe a 'Quantidade de pacotes para reversão'.
Também preencha o 'Valor declarado' e/ou habilite a emissão do 'Aviso de Recebimento', se desejar.
Validade do código de reversão (Somente Correios)
|
Em caso de erro: "Não foi possível encontrar serviços disponíveis para logística reversa" veja o que fazer
5. Verifique todas as informações da reversão
Antes de finalizar, veja um resumo de todas as informações dessa reversão.
Caso esteja tudo correto e clique em 'Finalizar'.
6. Conclua e envie as instruções por e-mail para o cliente
Ao finalizar esse processo, a logística reversa será concluída.
É possível enviar o e-mail com a autorização e instruções de postagem para o cliente.
Marque a opção, para enviar a solicitação com todas as informações da logística reversa.
Caso queira enviar e-mail depois, selecione a reversão e clique em 'Enviar e-mail para cliente' à direita da tela.
|
Alteração da mensagem do e-mail (opcional)
Esse e-mail segue uma mensagem padrão, que pode ser parcialmente alterada.
Caso queira alterar, acesse o menu da engrenagem e clique em 'Configurações de Logística'.
Em seguida, clique na integração logística desejada.
Você verá o menu 'Logística Reversa' com a mensagem padrão do e-mail à esquerda da tela.