A logística reversa facilita o processo de troca e devolução de venda online, sem custo para o consumidor final, e no Bling, você pode fazer a solicitação da logística reversa.
É possível incluir a reversão de duas formas:
Gerar Manualmente
Para incluir uma nova reversão no Bling, acesse 'Vendas > Logística Reversa'.
Depois, clique em 'Incluir Reversão'.
1. Selecione o pedido de venda
- Em 'Pesquisar pedido de venda', busque a venda pelo número
- Abaixo, selecione a venda
- Clique em 'Avançar'
2. Confira os dados de endereço
Após localizar a venda, confira os dados de endereço.
Se estiver tudo correto, clique em 'Avançar'.
3. Selecione os produtos que serão devolvidos
Para isso, selecione os produtos e escolha a quantidade devolvida.
Para a logística do Melhor Envio, o sistema gera um pacote com uma estimativa de dimensões para que todos os produtos possam ser agrupados em uma única caixa. Se for preciso mais de uma caixa, é necessário gerar uma reversão adicional.
Ao escolher os produtos, clique em 'Avançar'.
4. Selecione o serviço logístico
Selecione o serviço de entrega e informe a 'Quantidade de pacotes para reversão'.
A opção de 'Quantidade de pacotes para reversão' não está disponível para a logística dos Correios. Portanto, para cada volume/objeto que você deseja que o comprador devolva, será necessário criar uma nova reversão individualmente.
Também preencha o 'Valor declarado' e/ou habilite a emissão do 'Aviso de Recebimento', se desejar.
Para a logística do Melhor Envio, é usado o saldo da sua carteira para realizar a compra das etiquetas.
Caso não tenha saldo suficiente, veja como adicionar e atualizar
Validade do código de reversão (Correios)Os códigos emitidos para reversão logística dos Correios, tem um prazo de validade para ser usado na agência postal mais próxima. Pronto! A data limite para postagem será mostrada na finalização do envio da reversão, no passo 5
|
Em caso de erro: "Não foi possível encontrar serviços disponíveis para logística reversa" veja o que fazer
5. Verifique todas as informações da reversão
Antes de finalizar, veja um resumo de todas as informações dessa reversão.
Caso esteja tudo correto e clique em 'Finalizar'.
6. Conclua e envie as instruções por e-mail para o cliente
Ao finalizar esse processo, a logística reversa será concluída.
É possível enviar o e-mail com a autorização e instruções de postagem para o cliente.
Marque a opção, para enviar a solicitação com todas as informações da logística reversa.
Opção está disponível apenas para a logística dos Correios.
Caso queira enviar e-mail depois, selecione a reversão e clique em 'Enviar e-mail para cliente' à direita da tela.
Gerar a partir de um Pedido de Venda
1. Localize o Pedido de Venda
Para gerar uma reversão a partir de um pedido de venda acesse 'Vendas > Pedidos de Venda':
- Na mesma linha do pedido desejado, clique no menu de 3 pontos à direita
-
Em seguida, clique na opção 'Gerar reversão'
Após clicar na opção, aparecerá uma janela para selecionar a integração logística que deseja utilizar nesta reversão:
- Selecione a integração desejada
- Clique em 'Avançar'
2. Confira os dados de endereço
Após gerar a reversão, confira os dados de endereço.
Se estiver tudo correto, clique em 'Avançar'.
3. Selecione os produtos que serão devolvidos
Para isso, selecione os produtos e escolha a quantidade devolvida.
Ao escolher os produtos, clique em 'Avançar'.
4. Selecione o serviço logístico
Selecione o serviço de entrega e informe a 'Quantidade de pacotes para reversão'.
Também preencha o 'Valor declarado' e/ou habilite a emissão do 'Aviso de Recebimento', se desejar.
Validade do código de reversão (Somente Correios)Os códigos emitidos para reversão logística dos Correios tem data de validade para postagem. |
Em caso de erro: "Não foi possível encontrar serviços disponíveis para logística reversa" veja o que fazer
5. Verifique todas as informações da reversão
Antes de finalizar, veja um resumo de todas as informações dessa reversão.
Caso esteja tudo correto e clique em 'Finalizar'.
6. Conclua e envie as instruções por e-mail para o cliente
Ao finalizar esse processo, a logística reversa será concluída.
É possível enviar o e-mail com a autorização e instruções de postagem para o cliente.
Marque a opção, para enviar a solicitação com todas as informações da logística reversa.
Caso queira enviar e-mail depois, selecione a reversão e clique em 'Enviar e-mail para cliente' à direita da tela.
DICAApós gerar a reversão, é possível acompanhar diretamente no Bling a situação da reversão. Como consultar a situação e rastreamento de reversões logísticas |
Alteração da mensagem do e-mail (opcional)
Esse e-mail segue uma mensagem padrão, que pode ser parcialmente alterada.
Clique no ícone da Central de Extensões no menu superior, clique na integração logística que deseja e em 'Logística reversa'.