Conforme mostra o artigo de Valores e horários de processamento das transações da Bling Conta , algumas operações geram um valor adicional para que a transação seja concluída.
Esses valores podem ter uma Categoria de Receita e Despesa específica e padrão.
Veja como isso funciona através do exemplo: Quando o seu cliente efetua o pagamento do boleto da Bling Conta, é cobrada uma taxa por boleto pago. Além disso, há também valores adicionais como juros e multas que podem ter sido geradas, dependendo das regras do boleto. Nesse caso, quando o seu cliente efetuar o pagamento do boleto e a baixa dele for feita no sistema, no extrato da Bling Conta (em Finanças > Caixa e Bancos), você poderá verificar que:
Estes valores também estarão discriminados nos Relatórios DRE e balancete. |
Como selecionar uma categoria padrão para os valores adicionais da Bling Conta
Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Finanças > Gerencias Categorias de Receita e Despesa.
Clique em Categorização de acréscimos, descontos, juros e taxas do lado direito da tela.
Defina uma Categoria padrão para os valores:
- Juros (Receita): Juros e multas recebidos dos boletos pagos em atraso (de acordo com a regra configurada).
- Taxas (Despesa): Taxa cobrada por boleto pago.
Se você ainda não tem as categorias que gostaria de mapear para estas taxas cadastradas,
veja como criar categorias
Se você se inscreveu no Bling após 07/07/2021, esse mapeamento já estará pré-configurado.
Transferências Recebidas
Informando este padrão, é possível categorizar as transferências recebidas pela Bling Conta, que não tem origem vinculada ao Bling.
Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Finanças > Gerencias Categorias de Receita e Despesa.
Na seção Receita, clique no menu de opções da categoria que deseja e defina como Padrão transferência recebida.
Você também pode categorizar os valores adicionais de outras formas de pagamento.
Veja como