Para devolução com nota fiscal, acesse o artigo com a melhor operação para o seu gerenciamento do pedidos: |
Caso não possua nota fiscal em seus pedidos de venda, sugerimos os passos abaixo como alternativa:
Passo 1) Pesquise pela venda
Abra o menu Vendas > Pedidos de venda e localize a venda (se necessário, clique em 'Limpar' e busque pela barra de pesquisa).
Passo 2) Cancele e estorne os lançamentos
Clique no menu de 3 pontinhos, localizado à frente da venda e clique em 'Cancelado'.
Existem dois cenários, para que ocorra o estorno do saldo do produto e do valor pago nas finanças de um pedido devolvido. Clique no cenário que atende ao modo de gestão em sua conta:
- Cenário 1 - Realizo o controle, lançando estoque e contas dos pedidos de vendas
- Cenário 2 - Não faço lançamentos de estoque e contas nas vendas, apenas insiro as informações dos pedidos de venda e finanças
Cenário 1
- Realizo o controle, lançando estoque e contas dos pedidos de vendas:
Se o pedido tiver estoque e/ou contas lançados e você possui o gerenciador de transições configurado para o estorno ao colocar a situação do pedido como 'Cancelado', o estorno será automático.
Caso não possua o estorno automático configurado, realize o estorno manual clicando no menu de 3 pontinhos: "Estornar estoque" e "Estornar contas".
Caso não consiga estornar contas por ter uma conta já paga, conciliada ou em remessa, abra o menu 'Finanças > Contas a receber' e estorne/cancele a conta também. Veja mais detalhes
Cenário 2
- Não faço lançamentos de estoque e contas nas vendas, apenas insiro as informações dos pedidos de venda e finanças:
Nesse caso, você pode simular a devolução do produto realizando um "Pedido de compra".
Para isso, clique no menu Suprimentos > Pedidos de compra e insira uma nova compra informando o produto devolvido.
Em seguida, entre no menu Finanças > Caixa e Bancos e inclua um lançamento do tipo 'Entrada', informando os detalhes no 'Histórico' e o cliente, se necessário.
Passo 3) Realize uma nova venda
Realize esse passo apenas em caso de troca.
Localize o pedido cancelado e clique no menu de 3 pontinhos à frente da venda e clique em 'clonar venda'.
Atualize os produtos na nova venda: você pode clicar na 'lixeira' à frente do produto para excluir e adicionando os itens corretos.
Os dados do cliente já estarão salvos.
Por fim, atualize a forma de pagamento e salve.
Assim, poderá realizar os lançamentos de estoque e contas novamente.