A API V3 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
As integrações API v2 que já estão configuradas, seguirão funcionando temporariamente. |
Para disponibilizar o rastreamento das entregas no Bling, utilize os recursos da API de Logísticas: Logísticas API para desenvolvedores – Bling
O serviço de rastreamento exige pré-configurações na conta do cliente:
1. Deve ser criada uma integração logística do tipo personalizada, na conta do cliente. Esse tipo de logística possibilita o uso da API do Bling.
1.a) Cada cliente pode cadastrar a integração em sua conta do Bling, de forma manual, seguindo este artigo: Integração Logística Personalizada – Bling
1.b) Ou o integrador pode cadastrar a logística e serviços de entrega via API:
POST /logistica/servicos – Bling
2. Ao ter a logística personalizada cadastrada, é necessário armazenar os IDs de cada serviço de entrega. Cada serviço representa uma modalidade de entrega (exemplo: PAC, SEDEX...). Como obter estes IDs:
a) logando-se no sistema com um usuário e acessando a configuração da integração, conforme artigo no passo 1a;
b) no retorno do cadastro da logística, citado no passo 1b;
c) se a logística e serviços já tiverem sido cadastrados, é possível realizar um GET na API para obter estas informações: GET /logisticas/servicos – Bling
3. Após os passos de pré-configuração, são necessários mais dois passos (por parte do integrador) para vincular os rastreamentos da entrega ao pedido de venda ou nota fiscal:
a) Inserir objetos de postagem (nomenclatura dada aos volumes/caixas de cada venda ou nota). Nessa etapa, o integrador informa a modalidade de entrega utilizada no envio de cada volume e o seu código de rastreamento.
Objetos de postagem podem ser ser inseridos nos pedidos de venda:
POST /logistica/rastreamento/pedido/{numero} – Bling
Ou então nas notas fiscais: POST /logistica/rastreamento/notafiscal/{numero}/{serie} – Bling
- Observações:
- Se for realizada a inserção de objetos de postagem em um pedido de venda e este possuir uma nota fiscal vinculada, os mesmos rastreamentos são "espelhados" na nota fiscal.
- É possível inserir múltiplos volumes nos pedidos e notas fiscais, ou seja, um pedido pode ser separado em várias entregas, sendo possível inserir um código de rastreamento para cada entrega.
b) Enviar situações de rastreamento: neste passo o integrador atualiza a situação das entregas, através do código de rastreamento informado no passo anterior:
POST /logistica/evento/{codigo_rastremento} – Bling
Observação: é possível enviar informações da origem e destino da entrega, a data do evento, situação da entrega e um link para consulta detalhada do rastreamento na plataforma do integrador.