Quem nunca esqueceu de pagar um boleto, não é mesmo?
Pois é, seus clientes também podem passar por isso… Mas estamos aqui para te ajudar a reduzir a inadimplência e também para dar uma forcinha na cobrança dos boletos atrasados dos seus clientes.
Sendo assim, separamos algumas dicas para a gestão dos seus boletos vencidos da Bling Conta.
Quando você ativou sua conta digital, provavelmente, passou pela tela abaixo:
Através dos campos acima você pode automatizar a cobrança de juros ou multa por atraso no pagamento dos boletos da sua Bling Conta.
Ao cadastrar esses valores, caso seu cliente atrase o pagamento e pague após o vencimento, o valor total do boleto será acrescido das taxas cadastradas de juros + multa e o montante será creditado na sua Bling Conta.
Caso você não tenha feito essas configurações durante a ativação da Bling Conta, não tem problema.
Para isso, acesse o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Finanças > Configurações de integrações de pagamento' e clique em 'Bling Conta'.
Normalmente, os boletos que envolvem cobrança de juros e multa são boletos emitidos para cobranças de serviços e/ou produtos que já foram entregues aos clientes.
Por exemplo: um serviço de pintura ou a cobrança de um condomínio.
Mas isso não é regra e, aqui no Bling sabemos que cada negócio é ímpar e tem a seu próprio modelo de gestão.
Perguntas Frequentes
1) Mas se eu não quiser cobrar juros e multa dos meus boletos atrasados, como funciona?
Caso você opte por não cobrar juros e multa dos seus clientes, sem problemas!
Eles ainda podem ser pagos mesmo após vencidos!
Isso mesmo, eles ainda podem ser pagos, sem custos ou taxas de prorrogação de vencimento e você também não precisa emitir uma segunda via.
O pagamento do boleto é aceito até 25 dias após o seu vencimento.
Acesse o menu Financeiro > Contas a receber:
- Na mesma linha do boleto, clique nos três pontos
- Você encontrará as opções de 'Enviar por e-mail', que envia o boleto por e-mail ao seu cliente.
Ou você pode optar pela opção de 'Enviar por Whatsapp', que permite que você envie novamente o link do boleto ao seu cliente, para que ele possa realizar o pagamento do seu smartphone e onde estiver.
Após selecionar a melhor opção de envio para o seu cliente, você chegará na tela abaixo, onde poderá personalizar o texto da mensagem que acompanhará o link de pagamento do seu boleto.
2) Reenviei o boleto ao meu cliente, mesmo assim, ele não pagou o documento. O que eu faço?
Neste caso, você pode realizar o cancelamento sem custo do seu boleto, seguindo os passos abaixo.
No menu Financeiro > Contas a receber:
- Na mesma linha do boleto, clique nos três pontos
- Clique em 'Cancelar'
Lembrando que é muito importante você informar ao seu cliente, caso ele tenha agendado o pagamento do boleto, ou possua o serviço de DDA, se faz necessário efetuar o cancelamento/suspensão desta obrigação financeira com sua instituição financeira de uso habitual, para evitar pagamento em duplicidade.
Para localizar o boleto cancelado:
- No topo da tela selecione o portador da Bling Conta
- Em filtros, no campo 'Opção' selecione 'Emitida'
- Em 'Situação' selecione 'Cancelada'
- Clique em 'Filtrar'
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