Visão geral
O Bling permite a integração com a Toro Marketplace, integrando pedidos, produtos, estoque, clientes, código de rastreamento, status de pedidos e preços.
Cenários Ideais
Abaixo segue as situações mais comuns vistas, e qual a melhor fluxo para integrar sem cometer erros.
Cenário 1
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados na Toro e a base de produtos no Bling esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma importação de produtos do canal de venda para o Bling.
Fluxograma ideal
Cenário 2
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados no Bling e a base de produtos na Toro esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma exportação de produtos do Bling para o canal de venda para o Bling.
Fluxograma ideal
Cenário 3
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados em ambas as plataformas, ou seja, tanto no Bling quanto na Toro .Assim recomenda-se efetuar uma importação de todos os produtos da Toro para o Bling e posteriormente todos os produtos do Bling para a Toro . Isso vai fazer com que seus produtos fiquem vinculados entre as plataformas.
OBSERVAÇÕES
- Os produtos com mesmo Código(SKU) irão se atualizar no momento da Importação/Exportação.
- Se os produtos possuem códigos diferentes em cada uma das plataformas, irá gerar duplicidade, recomendamos que entrem em contato com nosso suporte para que ele possam analisar a melhor alternativa a ser tomada.
Fluxograma ideal
Cenário 4
Este cenário compreende que não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling nem na Toro . Assim recomenda-se cadastrar os produtos no Bling e efetuar uma exportação para a Toro . Isso vai fazer com que seus produtos fiquem vinculados entre as plataformas.
Fluxograma ideal
Configuração no Bling
Para configurar sua plataforma Toro no Bling, você deve acessar Preferências -> Integrações -> Configurações de integração com lojas virtuais e Marketplaces. Em seguida, serão listadas todas integrações disponíveis, clique sobre a integração que deseja configurar, para que seja direcionado à área de cadastro.
Nesta área, será necessário preencher os dados de sua integração.
Após completar as informações necessárias, valide se a comunicação entre as plataformas (Bling - Toro) está funcionando corretamente, para isso, basta clicar no botão Testar.
Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Regras de operação disponibilizadas pelo Bling, assim basta clicar sobre as mesmas para que seja mostradas tais opções.
Todas as opções estão separadas em abas que as distinguem, como por exemplo, itens relacionados a produtos ficam na aba produtos.
Dentro de cada situação de importação e exportação existem ícones que representam as funcionalidades desempenhadas pelo sistema no canal de venda. Se o ícone estiver ativo (colorido) significa que a funcionalidade é integrada. Se a funcionalidade não existir o ícone estará inativo (cinza). Ao abrir a linha você encontrará todos os parâmetros disponíveis para essa funcionalidade.
Nesta opção é possível importar automaticamente os pedidos de seu canal de venda, definir os status que serão importados e configurar o mapeamento destes para as situações no Bling.
Regras de Operação
Pedidos
- Marque a opção Atualizar status do pedido na Toro com base no status equivalente do sistema, se desejar que quando for alterado a situação de pedido(s) de venda no Bling, para as situações: Em aberto, Em Andamento, Atendido e Cancelado, seja também refletido no pedido da loja. Respectivamente em equivalência com os status: pending, processing, complete e canceled.
- Marque a opção Criar entrega na loja Toro a partir do sistema, se desejar enviar o código de rastreamento para a loja Toro.
- Marque a opção Importar descrição do transportador, se desejar importar a descrição de entrega, através da importação de pedidos.
- Marque a opção Importar Razão Social ao invés do nome do cliente, se desejar que seja importado o nome da empresa do cliente. Apenas será importada esta informação se esta opção estiver habilitada e se no cadastro do cliente conter esta informação.
- Marque a opção Importar número do boleto, para importar o número do boleto gerado pela loja Toro.
- Marque a opção Importar somente produto Kit (bundle), para importar somente kits "bundle".
- Em Data a ser considerada, escolha a opção Data do Pedido para que os pedidos no Bling mantenham a mesma data da loja Toro, ou escolha a opção Data Atual para sempre considerar a data atual. A data do pedido é considerada apenas quando a importação de pedidos for destinada para os Pedidos de Venda.
- Na opção Shipping Carrier, insira o attribute code do método de entrega para ser utilizado nas informações de rastreamento na loja. Exs: ups, fedex, dhl.
- Selecione o Filtro de Status desejado para a realização da busca dos pedidos para importação. Caso tenha sido criado em sua loja um filtro personalizado e deseje utilizar este, deve-se selecionar a opção Personalizado e em seguida informar o status_code no campo Filtro de status personalizado.
Produtos
- Marque opção Atualizar o estoque na Plataforma Virtual, se desejar que o estoque do Toro seja atualizado a partir de lançamentos de estoque no Bling.
- Marque a opção Importar imagens de produtos através da importação de produtos, para importar as imagens de produtos da loja virtual. Importante: É necessário que sua conta possua liberado o módulo de Imagens de Produtos liberado.
- Marque a opção Exportar imagens de produtos através da exportação de produtos, para enviar as imagens de produtos para à loja virtual.
- Marque a opção Importar estoque de produtos através da importação de produtos, se desejar importar a quantidade em estoque de produtos, através da importação de produtos.
- Na opção Selecionar descrição do produto, escolha a opção desejada, para ser utilizada no campo Descrição do produto, através da exportação de produtos para o Toro.
- Na opção Selecionar descrição curta do produto, escolha a opção desejada, para ser utilizada no campo Descrição Curta do produto, através da exportação de produtos para o Toro.
- Selecione o Nome do Attribute-set Padrão, a ser considerado para exportação de produtos. É obrigatório a definição deste atributo, visto que o mesmo é necessário na inclusão de produtos na Toro. A informação deste não é atualizável na loja, por limitação da própria plataforma.
- Na opção Selecionar a visibilidade padrão do produto, escolha a opção desejada, para ser utilizada como visibilidade padrão informada nos produtos exportados para o Toro.
Campos Personalizados
São chamados de Campos Personalizados, aqueles campos que não existem por padrão na plataforma Toro. Estes campos são comumente adicionados na loja para complementar determinado cadastro, estendendo e adaptando esta para que possa ser utilizada em diversas e diferentes áreas de negócio.
O Bling faz um mapeamento de determinados campos que possuem equivalência com os cadastros atuais do sistema, ou seja, para alguns campos existente no Bling, é possível adicionar um respectivo no Toro e realizar um mapeamento destes, para que estes campos sejam interpretados e importados para o sistema.
Feito todos os processos listados acima, basta clicar em salvar para que já inicie a utilização da integração.
Importação de produtos
Consiste em criar/atualizar produtos do canal de venda no Bling.
OBS: Produtos com Composição e Variação são importados apenas como produtos simples.
Para realizar a importação de produtos da Toro, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, existe uma opção no menu direito chamada Importar Produtos Multiloja, e é esta opção que você deve clicar. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de importação. Ao final do mesmo, será mostrado o resultado da importação.
Dados importados
Segue tabela abaixo das informações enviadas a Toro.
Nome |
Código (SKU) |
Unidade (CUSTOM) |
Classificação Fiscal (NCM) (CUSTOM) |
Preço |
Preço Promocional |
Origem (CUSTOM) |
Observação (CUSTOM) |
Situação do Produto |
Estoque Mínimo (CUSTOM) |
Peso Líquido (CUSTOM) |
Peso Bruto |
Localização (CUSTOM) |
Preço Custo (CUSTOM) |
GTIN/EAN |
GTIN/EMBALAGEM (CUSTOM) |
Descrição Complementar |
Largura (CUSTOM) |
Altura (CUSTOM) |
Profundidade (CUSTOM) |
Descrição Curta |
Marca (CUSTOM) |
Imagem |
|
Observações:
- O campo Unidade virá sempre informado como UN;
Exportação de Produtos
Consiste em criar/atualizar produtos existentes do Bling no Canal de Venda.
Produto Simples
Para realizar a Exportação de produtos Simples para a Plataforma Neo, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Dados exportados
Segue tabela abaixo das informações enviadas a Toro.
Nome |
Código (SKU) |
Unidade |
Classificação Fiscal (NCM) |
Preço |
Preço Promocional |
Origem |
Observação |
Situação |
Estoque Mínimo |
Peso Líquido |
Peso Bruto |
Preço Custo |
GTIN/EAN |
Descrição Complementar |
Largura |
Altura |
Profundidade |
Descrição Curta |
Marca |
Imagem |
Categoria |
|
|
Sincronização de Preço
OBS: O preço considerado para a sincronização é o preço multiloja, ou seja, o preço do "carrinho verde", conforme imagem abaixo.
Para sincronizar o preço do Bling para a Plataforma Neo, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma.
Sincronização de Estoque
Para sincronizar o estoque do Bling para a Plataforma Neo, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Estoque do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma .
Atualização de Estoque
Na integração com a Toro Marketplace, é possível atualizar o estoque dos produtos, a partir dos lançamentos de estoque realizados no Bling.
Para isso, deve-se acessar a opção Preferências -> Integrações -> Configurações de multiloja, em seguida, clique no nome de sua loja Toro. Na interface de edição das configurações de sua loja, acesse: Configurações Opcionais -> Produtos -> Atualizar o Estoque na Plataforma Virtual, e habilite esta opção.
Categorias
Consiste em gerenciar o vinculo entre as categorias criadas no Bling com as do canal de venda. Para mais informações clique aqui.
Vinculação
Para vincular as categorias do Bling com as categorias já existentes no canal de venda, basta ir até o menu lateral direito e clicar em Vincular Categorias Multiloja. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda. Após selecionar a configuração é necessário clicar no botão de listagem, que esta situado ao lado da configuração, para que assim seja listados as categorias.
Com a listagem exibida, seja disponibilizado 3 colunas (Código, Categoria Loja e Categoria Sistema).
- Código: Identificador da categoria no canal de venda
- Categoria Loja: Estrutura/Nome da categoria no canal de venda
- Categoria sistema: Estrutura/Nome da categoria no Bling
Para finalizar a vinculação, é necessário selecionar uma categoria no Bling para que fique vinculado a categoria do canal de venda, fazendo um DE-PARA. Com a vinculação feita, basta clicar em salvar para gravar as informações.
Importação de pedidos
Consiste em criar o pedido do canal de venda no Bling.
Para realizar a importação de pedido da Plataforma Neo, acesse Vendas e em seguida Pedido de Venda Multiloja, no qual será redirecionado para a tela de importação de pedidos. Nesta tela, existe diversas opções para refinar a busca por pedidos, contudo para que seja importado, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros (caso desejado) e clique em Visualizar, para que seja listado os pedidos da sua loja. Com a listagem na tela, basta selecionar os pedidos a serem importados e na sequência clicar em Importar Pedidos Selecionados para que seja iniciado o processo de importação. Ao final do processo será mostrado o resultado da importação.
Importação de clientes
Através do menu Cadastros -> Clientes e Fornecedores, selecione a opção Importar Contatos Meus Pedidos.
- Selecione o nome de sua loja virtual configurada.
- Selecione uma data inicial de alteração de contato, através do campo A partir de. Esta data serve de filtro, para que sejam importados apenas os clientes que tiveram os seus dados alterados a partir desta data.
Confirme a operação clicando no botão IMPORTAR.
Atualização de status de pedidos
Através do Bling é possível atualizar o status de pedidos na loja virtual Toro Marketplace, com base na situação/status de pedidos do Bling. A tabela abaixo mostra os status equivalentes e permitidos para esta funcionalidade.
Status Equivalente
Bling |
Toro Marketplace |
Em Aberto |
pending |
Em andamento |
processing |
Atendido |
complete |
Cancelado |
canceled |
Para realizar a atualização de status de pedidos na loja virtual, deve-se ter habilitado a opção Atualizar status do pedido na loja Toro Marketplace com base no status equivalente do sistema, através das configurações opcionais, na interface de configuração da loja Toro Marketplace.
Com a opção de atualização de status na Toro Marketplace habilitada, deve-se acessar a interface de vendas, através da opção Vendas -> Pedidos de venda, e realizar os seguintes passos:
- Selecione os pedidos de venda que deseja realizar a atualização de status.
- Clique na opção Mudar Situação pedidos selecionados.
- Abrirá um popup. Selecione a situação desejada e clique em ALTERAR.
Código de Rastreamento
Caso o código de rastreamento já tenha sido gerado no Bling, e a opção Enviar o código de rastreamento para loja virtual ao realizar alteração de status do pedido tiver sido habilitada, o código de rastreamento será enviado ao pedido da loja virtual Toro Marketplace, no momento da alteração de status.
Obs.: O código de rastreamento somente irá para área de Tracking Information se já tiver sido realizado a operação de Ship (Envio).
Envio de dados
O envio de dados, consiste em enviar/alterar informações referente a um(ns) pedido(s). O Bling permite enviar as seguintes informações:
- Código de Rastreio
- Dados da NF-e
- Troca de Status
- Numero da Venda
Estes dados podem ser enviados de 2 formas, através da Venda (Vendas ->Pedido de Venda) ou pela Nota Fiscal (Venda->Nota Fiscal), selecionando os pedidos/notas desejadas e no menu lateral direito clicando em Enviar dados loja virtual. Após clique abrirá uma janela para que seja selecionado a opção da configuração de canal de venda, e os a dados que se quer enviar. Com os mesmos selecionados, basta ir em Sim para que seja enviado as informações, ao final será mostrado o resultado da mesma.
OBSERVAÇÃO:
Para enviar o Código de Rastreamento é necessário que:
- A Nota Fiscal já esteja contida no pedido, ou seja, já tenha sido enviada (Caso envie Cód. Rastreio e NF-e juntas pelo Bling, o sistema já seguirá a sequência correta).
- Exista ao menos um status do tipo Shipped, caso não possua, pedimos para que solicite junto ao responsável da sua conta.
Dados enviados
Nota Fiscal
Número da NF-e |
Série |
Chave Acesso |
Situação |
Link DANFE |
Código de Rastreio
Código de Rastreio |
Método Logístico |
Transportador |
Status (Enviado) |
Troca de Status
Entregue |
Cancelado |
Número da Venda