Visão geral
O Bling permite a integração com o iShopping/iSet via Web Service.
Cenários Ideais
Abaixo segue as situações mais comuns vistas, e qual a melhor fluxo para integrar sem cometer erros.
Cenário 1
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados na iSet WS e a base de produtos no Bling esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma importação de produtos do canal de venda para o Bling.
Fluxograma ideal
Cenário 2
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados no Bling e a base de produtos na iSet WS esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma exportação de produtos do Bling para o canal de venda para o Bling.
Fluxograma ideal
Cenário 3
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados em ambas as plataformas, ou seja, tanto no Bling quanto na iSet WS. Assim recomenda-se efetuar uma importação de todos os produtos da iSet WS para o Bling e posteriormente todos os produtos do Bling para a iSet WS. Isso vai fazer com que seus produtos fiquem vinculados entre as plataformas.
OBSERVAÇÕES
- Os produtos com mesmo Código(SKU) irão se atualizar no momento da Importação/Exportação.
- Se os produtos possuem códigos diferentes em cada uma das plataformas, irá gerar duplicidade, recomendamos que entrem em contato com nosso suporte para que ele possam analisar a melhor alternativa a ser tomada.
Fluxograma ideal
Cenário 4
Este cenário compreende que não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling nem na iSet WS. Assim recomenda-se cadastrar os produtos no Bling e efetuar uma exportação para a iSet WS. Isso vai fazer com que seus produtos fiquem vinculados entre as plataformas.
Fluxograma ideal
Configuração na iSet
Para iniciar a configuração, acesse seu painel administrativo da iSET e clique em Configurações > API Rest.
Clique na opção de “adicionar” (+) e nomear a aplicação conforme desejar. Após salvar será gerada a chave de integração. Você também verá nessa tela as informações:
- URL de serviço
- Usuário
- Status da aplicação
Configuração no Bling
Para configurar sua plataforma iSet WS no Bling, você deve acessar Preferências ()> Integrações > Configurações de integração com lojas virtuais e Marketplaces. Em seguida, serão listadas todas integrações disponíveis, pesquise a integração da 'iSet' e clique para adicioná-la.
Nesta área, será necessário preencher os dados de sua integração.
- Crie um nome para a loja
- Preencha a URL de serviço (Obtida no painel de API Rest da iSET)
- Preencha o Código do Cliente (Usuário obtido no painel API Rest da iSET)
- Preencha a Chave de Acesso (Chave de acesso gerada na aplicação de API Rest no painel da iSET)
Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Regras de operação disponibilizadas pelo Bling, assim basta clicar sobre elas para que seja mostradas tais opções
Regras de Operação
Produtos
- Marque a opção Atualizar o Estoque na Plataforma Virtual, se deseja que o estoque da iShopping/iSet seja atualizado a partir de lançamentos de estoque no Bling.
- Marque a opção Importar o Estoque da Plataforma Virtual, para importar o estoque dos produtos da iShopping/iSet ao realizar a importação de produtos.
- Marque a opção Importar imagens da Plataforma Virtual, se deseja que as imagens dos produtos sejam importadas ao realizar a importação de produtos da sua loja iShopping/iSet.
Pedidos
Para a configuração de um filtro por status personalizado na importação de pedidos, você deverá informar o ID do status desejado no campo "Status Personalizado(ID)", localizado na aba "Pedidos".
O ID do status pode ser localizado no painel administrativo da loja.
Importante
Para que não haja divergências de estoque dos produtos entre as plataformas, é recomendado ativar os parâmetros de automatização de Lançamento de contas e estoque e Reserva de estoque.
Integração Automática
Para que os pedidos sejam importados automaticamente da loja virtual, ative a integração automática.
Feito todos os processos listados acima, clique em salvar.
A configuração ficará salva.
Clique nela novamente e clique em “Obter token” e depois em “Testar”.
Feito isso, poderá copiar a URL gerada para pedidos.
URL Webhook de Pedidos
No Bling, copie a URL webhook gerada na integração com a iSet.
No painel da iSet, acesse o menu Configurações > API Rest e clique em Webhooks - cole a URL copiada do Bling e salve.
Importação de produtos
Consiste em criar/atualizar produtos do canal de venda no Bling.
OBS: São importados produtos Simples e com Variação.
Para realizar a importação de produtos da iSet WS, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, existe uma opção no menu direito chamada Importar Produtos Multiloja, e é esta opção que você deve clicar. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de importação. Ao final, será mostrado o resultado da importação.
Para a importação de todos os produtos informe a data 00/00/0000.
Dados importados
Segue tabela abaixo das informações enviadas a iSet WS.
Nome |
Código (SKU) |
Unidade |
Preço |
Preço Promocional |
Origem |
Situação do Produto |
Estoque Mínimo |
Peso Liquido |
Peso Bruto |
Descrição Complementar |
Largura |
Altura |
Profundidade |
Descrição Curta |
Marca |
Imagem |
|
|
|
Observações:
- O campo Unidade virá sempre informado como UN;
- O campo Origem virá sempre informado como 0;
Exportação de Produtos
Consiste em criar/atualizar produtos existentes do Bling no Canal de Venda.
Para realizar a Exportação de produtos para a iSet WS, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Produto Simples
Para realizar a Exportação de produtos Simples para a iSet WS, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Produto Variação
Para realizar a Exportação de produtos com Variação para a iSet WS, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar apenas os produtos pais dos produtos que deseja enviar para a plataforma, e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
OBSERVAÇÃO:
- Não se preocupe, o Bling se encarregará de enviar as variações automaticamente para a iSet WS.
- A estrutura das variações deve estar de acordo com os padrões preestabelecidos pelo Bling, para saber mais acesse o Manual de Variações de Produtos .
- A sequência de atributos da iSet deve ser seguida no cadastro dos itens no Bling
ATENÇÃO!
A sequência dos atributos no Bling deve seguir a mesma definida na iSet, caso contrário os atributos não serão vinculados, segue exemplo abaixo.
Requisitos para a Exportação de Produtos
Campos |
Descrição |
Código |
É necessário que cada produto tenha o seu código único (incluindo as variações). |
Nome da Variação |
Para o nome das variações, siga a regra: Atributo1:Valor1;Atributo2;Valor2 - exemplo:
Obs.:
|
Dados exportados
Segue a tabela abaixo das informações enviadas a iSet WS.
Nome |
Código (SKU) |
Peço |
Preço Promocional |
Peso Liquido |
Peso Bruto |
Descrição complementar |
Largura |
Altura |
Profundidade |
Descrição Curta |
Marca |
*Categoria |
**Atributos |
|
*As categorias e subcategorias serão exportadas, se corretamente vinculados a categoria e subcategorias do Bling.
**Os atributos (ex.: Cor, Tamanho, etc.) do SKU (variação) são exportados se corretamente cadastrados no nome da variação. Não é necessário criar esses atributos na iShopping/iSet, eles serão criados automaticamente no momento da exportação.
Obs.:
- Caso o produto for composto por variações, selecione apenas o produto pai para realizar a exportação.
- Atualmente a API não disponibiliza recursos para a exportação de imagens.
Sincronização de Preço
OBS: O preço considerado para a sincronização é o preço multiloja, ou seja, o preço do "carrinho verde", conforme imagem abaixo.
Para sincronizar o preço do Bling para a iSet WS,acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado.
Sincronização de Estoque
Para sincronizar o estoque do Bling para a iSet WS, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Estoque do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado.
Categorias
Consiste em gerenciar o vinculo entre as categorias criadas no Bling com as do canal de venda. Para mais informações clique aqui.
Vinculação
Para vincular as categorias do Bling com as categorias já existentes no canal de venda, basta ir até o menu lateral direito e clicar em Vincular Categorias Multiloja. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda. Após selecionar a configuração é necessário clicar no botão de listagem, que esta situado ao lado da configuração, para que assim seja listados as categorias.
Com a listagem exibida, seja disponibilizado 3 colunas (Código, Categoria Loja e Categoria Sistema).
- Código: Identificador da categoria no canal de venda
- Categoria Loja: Estrutura/Nome da categoria no canal de venda
- Categoria sistema: Estrutura/Nome da categoria no Bling
Para finalizar a vinculação, é necessário selecionar uma categoria no Bling para que fique vinculado a categoria do canal de venda, fazendo um DE-PARA. Com a vinculação feita, basta clicar em salvar para gravar as informações.
Importação de pedidos
Consiste em criar o pedido do canal de venda no Bling.
Para realizar a importação de pedido da iSet WS, acesse Vendas e em seguida Pedido de Venda Multiloja, no qual será redirecionado para a tela de importação de pedidos. Nesta tela, existe diversas opções para refinar a busca por pedidos, contudo para que seja importado, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros (caso desejado) e clique em Visualizar, para que seja listado os pedidos da sua loja. Com a listagem na tela, basta selecionar os pedidos a serem importados e na sequência clicar em Importar Pedidos Selecionados para que seja iniciado o processo de importação. Ao final do processo será mostrado o resultado da importação.
Envio de dados
O envio de dados, consiste em enviar/alterar informações referente a um(ns) pedido(s). O Bling permite enviar as seguintes informações:
- Código de Rastreio
- Dados da NF-e
- Troca de status
Estes dados podem ser enviados de 2 formas, através da Venda (Vendas ->Pedido de Venda) ou pela Nota Fiscal (Venda->Nota Fiscal), selecionando os pedidos/notas desejadas e no menu lateral direito clicando em Enviar dados loja virtual. Após clique abrirá uma janela para que seja selecionado a opção da configuração de canal de venda, e os a dados que se quer enviar. Com os mesmos selecionados, basta ir em Sim para que seja enviado as informações, ao final será mostrado o resultado da mesma.
OBSERVAÇÃO:
Para enviar o Código de Rastreamento é necessário que:
- A Nota Fiscal já esteja contida no pedido, ou seja, já tenha sido enviada (Caso envie Cód. Rastreio e NF-e juntas pelo Bling, o sistema já seguirá a sequência correta).
- Exista ao menos um status do tipo Shipped, caso não possua, pedimos para que solicite junto ao responsável da sua conta.
Dados enviados
Nota Fiscal
Chave de Acesso |
Status (Faturado) |
Código de Rastreio
Código de Rastreio |
Método Logístico |
Transportador |
Status (Enviado) |
Troca de Status
Entregue |
Cancelado |
Importação Automática
Existe também a possibilidade de importar os pedidos automaticamente da plataforma Ishopping/Iset. Para realizar esse procedimento, é necessário, primeiramente, gravar os campo iniciais de configuração. Após salvar os campos iniciais, e voltando para as configurações de multilojas Ishopping/Iset, ficará visível a aba de Integração Automática. Nessa aba, aparecerá um botão de ativar/desativar a integração automática. Clicando nesse botão, o sistema disponibilizará os campos de situações personalizáveis. O campo de URL Webhook será preenchido automaticamente após gravar as configurações e o botão estiver ativo.
Nessa seção, o usuário poderá configurar o modo como os pedidos serão importados para o sistema Bling. Se nenhuma condição for selecionada, o padrão será que todos os pedidos provenientes do Ishopping/Iset serão considerados como Em Aberto. Para adicionar uma nova situação, basta clicar em Adicionar nova situação personalizável. As situações do canal de venda, podem ser vinculadas em quantas situações Bling desejar. Porém, só poderá ser vinculada uma situação do canal de venda para cada situação no Bling. Ex: Não é possível vincular o campo de Pago (canal de venda) para mais de uma campo no Bling.