O Bling permite a integração de pedidos e produtos com a EZ Commerce.
Cenários Ideais
Abaixo segue as situações mais comuns vistas, e qual a melhor fluxo para integrar sem cometer erros.
Cenário 1
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados no Bling e a base de produtos na EZ Commerce esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma exportação de produtos do Bling para o canal de venda para o Bling.
Fluxograma ideal
Cenário 2
Este cenário compreende que não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling nem na SkyHub. Assim recomenda-se cadastrar os produtos no Bling e efetuar uma exportação para a EZ Commerce. Isso vai fazer com que seus produtos fiquem vinculados entre as plataformas.
Fluxograma ideal
Configuração no Bling
Para configurar sua plataforma EZ Commerce no Bling, você deve acessar Preferências -> Integrações -> Configurações de integração com lojas virtuais e Marketplaces. Em seguida, serão listadas todas integrações disponíveis, clique sobre a integração que deseja configurar, para que seja direcionado à área de cadastro.
Nesta área, será necessário preencher os dados de sua integração.
Após completar as informações necessárias, valide se a comunicação entre as plataformas (Bling - EZ Commerce) esta funcionando corretamente, para isso, basta clicar no botão Testar.
Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Regras de operação disponibilizadas pelo Bling, assim basta clicar sobre as mesmas para que seja mostradas tais opções.
Todas as opções estão separadas em abas que as distinguem, como por exemplo, itens relacionados a produtos ficam na aba produtos.
Dentro de cada situação de importação e exportação existem ícones que representam as funcionalidades desempenhadas pelo sistema no canal de venda. Se o ícone estiver ativo (colorido) significa que a funcionalidade é integrada. Se a funcionalidade não existir o ícone estará inativo (cinza). Ao abrir a linha você encontrará todos os parâmetros disponíveis para essa funcionalidade.
Nesta tela é possível realizar a configuração das aliases de meios de pagamento, desta maneira, quando importado um pedido de venda, serão buscadas as formas de pagamento de acordo com as aliases configuradas no Bling. O alias é um apelido da forma de pagamento no canal de venda, permitindo que na importação do pedido esta forma de pagamento seja selecionada automaticamente.
Regras de Operação
Pedidos
- Marque a opção Atualizar status do pedido na EZ Commerce com base no status equivalente do sistema, se deseja enviar o status do pedido para a plataforma assim que a situação for alterada no Bling (somente cancelamento).
- Marque a opção Atualizar o situação do pedido na loja virtual ao gerar NF, se deseja alterar o status do pedido na plataforma assim que a Nota Fiscal for gerada. Ao marcar essa opção, selecione a situação que deseja enviar para a plataforma.
- Marque a opção Enviar notificação (e-mail) ao cliente, para que uma notificação será enviada automaticamente ao email do cliente relacionado ao pedido, informando a alteração do status.
- Caso de você possua situações personalizadas na plataforma, informe no campo Código do Status Personalizado, o código de um desses status. Ao selecionar a alteração de status para 'Personalizado', o código presente nesse campo será considerado.
- Em Data a ser considerada, escolha a opção Data do Pedido para que os pedidos no Bling mantenham a mesma data da EZ Commerce ou escolha a opção Data Atual para sempre considerar a data atual. A data do pedido é considerada apenas quando a importação de pedidos for destinada para os Pedidos de Venda.
Produtos
- Marque a opção Atualizar o estoque na EZ Commerce, se desejar que o estoque da EZ Commerce seja atualizado a partir de lançamentos de estoque no Bling.
- Marque a opção Habilitar venda sem estoque se deseja habilitar os produtos para venda sem estoque, ao exportar os produtos.
- Selecione a Classificação de Produto padrão para os produtos, a ser considerado no envio do produto para sua loja. A classificação do produto indica seu estado. Ex: Novo, Usado, etc.
- Selecione o Tipo de Disponibilidade padrão para os produtos, a ser considerado no envio do produto para sua loja. O tipo de disponibilidade indica como será o comportamento da disponibilidade do produto. Poderá ser normal, sob encomenda, sob consulta ou até mesmo indisponível, sobrepondo a regra de estoque.
- Selecione o Tipo de Reposição padrão para os produtos, a ser considerado no envio do produto para sua loja. Indica o comportamento da reposição do produto. Se ele for descontinuado, ao acabar o estoque, o produto ficará esgotado. EX: Normal.
- Informe a Quantidade máxima de venda de produto por cliente padrão para os produtos, a ser considerado no envio do produto para sua loja. Limita a quantidade máxima que um mesmo cliente poderá colocar no carrinho de uma única vez. Se for zero não terá limite. Ex: 10
Nesta tela é possível realizar a configuração das aliases de meios de pagamento, desta maneira, quando importado um pedido de venda, serão buscadas as formas de pagamento de acordo com as aliases configuradas no Bling. O alias é um apelido da forma de pagamento no canal de venda, permitindo que na importação do pedido esta forma de pagamento seja selecionada automaticamente
Feito todos os processos listados acima, basta clicar em salvar para que já inicie a utilização da integração.
Exportação de Produtos
Consiste em criar/atualizar produtos existentes do Bling no Canal de Venda.
Para realizar a Exportação de produtos para a EZ Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Produto Simples
Para realizar a Exportação de produtos Simples para a EZ Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Produto Variação
Para realizar a Exportação de produtos com Variação para a EZ Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar apenas os produtos pais dos produtos que deseja enviar para a plataforma, e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
OBSERVAÇÃO:
- Não se preocupe, o Bling se encarregará de enviar as variações automaticamente para a EZ Commerce.
- A estrutura das variações deve estar de acordo com os padrões preestabelecidos pelo Bling, para saber mais acesse o Manual de Variações de Produtos .
Requisitos para a Exportação de Produtos
Campos |
Descrição |
Descrição |
O campo Descrição que se refere ao nome do produto é um campo obrigatório. |
Código |
O Código do produto é equivalente a referência e ao código de integração da plataforma da EZ Commerce, e é um campo obrigatório. |
Preço |
O Preço de venda é um campo obrigatório e deve ser maior que 0. |
Peso |
O Peso é um campo obrigatório e deve ser maior que 0. |
Grupo de Produtos/Cód. Categoria Principal |
É necessário que seja adicionado uma categoria principal aos produtos. Para isso, verifique as Configurações de Categorias neste manual. |
Dados exportados
Segue tabela abaixo das informações enviadas a EZ Commerce.
Nome |
Código (SKU) |
Preço |
Preço Promocional |
Situação |
Estoque Mínimo |
Peso Liquido |
Peso Bruto |
GTIN/EAN |
Descrição Complementar |
Largura |
Altura |
Profundidade |
Descrição Curta |
Marca |
Categoria |
|
|
Sincronização de Preço
OBS: O preço considerado para a sincronização é o preço multiloja, ou seja, o preço do "carrinho verde", conforme imagem abaixo.
Para sincronizar o preço do Bling para a EZ Commerce,acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma.
Sincronização de Estoque
Para sincronizar o estoque do Bling para a EZ Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Estoque do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma .
Categorias
Consiste em gerenciar o vinculo entre as categorias criadas no Bling com as do canal de venda. Para mais informações clique aqui.
Importação de pedidos
Consiste em criar o pedido do canal de venda no Bling.
Para realizar a importação de pedido da EZ Commerce, acesse Vendas e em seguida Pedido de Venda Multiloja, no qual será redirecionado para a tela de importação de pedidos. Nesta tela, existe diversas opções para refinar a busca por pedidos, contudo para que seja importado, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros (caso desejado) e clique em Visualizar, para que seja listado os pedidos da sua loja. Com a listagem na tela, basta selecionar os pedidos a serem importados e na sequência clicar em Importar Pedidos Selecionados para que seja iniciado o processo de importação. Ao final do processo será mostrado o resultado da importação.
Envio de dados
O envio de dados, consiste em enviar/alterar informações referente a um(ns) pedido(s). O Bling permite enviar as seguintes informações:
- Código de Rastreio
- Dados da NF-e
- Troca de status
Estes dados podem ser enviados de 2 formas, através da Venda (Vendas ->Pedido de Venda) ou pela Nota Fiscal (Venda->Nota Fiscal), selecionando os pedidos/notas desejadas e no menu lateral direito clicando em Enviar dados loja virtual. Após clique abrirá uma janela para que seja selecionado a opção da configuração de canal de venda, e os a dados que se quer enviar. Com os mesmos selecionados, basta ir em Sim para que seja enviado as informações, ao final será mostrado o resultado da mesma.
OBSERVAÇÃO:
Para enviar o Código de Rastreamento é necessário que:
- A Nota Fiscal já esteja contida no pedido, ou seja, já tenha sido enviada (Caso envie Cód. Rastreio e NF-e juntas pelo Bling, o sistema já seguirá a sequência correta).
- Exista ao menos um status do tipo Shipped, caso não possua, pedimos para que solicite junto ao responsável da sua conta.
Dados enviados
Nota Fiscal
Número da NF-e |
Série |
Chave Acesso |
Data Emissão |
URL DANFE |
|
Código de Rastreio
Código de Rastreio |
Método Logístico |
Transportador |
Status (Enviado) |
Troca de Status
Aguardando Captura
Aguardando verificação
Aguardando pagamento
Pagamento não selecionado
Transação não finalizada
Financiamento não finalizado
Boleto não gerado
Transferência não concluída
Cancelado pelo cliente
Cancelado pela loja
A enviar
Enviado
Finalizado
Pagamento Confirmado e Capturado
Status Personalizado/Personalizável